Kart: Brasileiro disputa torneio internacional na Itália

Henrique Martins é o único piloto do paÁ­s na 17ª edição do Trofeo Andrea Margutti, que neste ano reúne 238 kartistas, de 32 nacionalidades, no Kartódromo Internacional de Parma.

Começam na próxima sexta-feira (10/3) os treinos oficiais para a 17ª edição do Trofeo Andrea Margutti, tradicional competição do kartismo internacional que é considerada uma das prévias do Campeonato Mundial da modalidade, marcado para o dia 1º de outubro, em Angerville, na França. Neste ano, 238 pilotos de 32 paÁ­ses, divididos em três categorias, estarão reunidos no Kartódromo de Parma, na Itália, em busca de um tÁ­tulo que já pertenceu a Giancarlo Fisichella – um dos grandes nomes do kartismo italiano nos anos 90 e hoje piloto da equipe Renault na Fórmula 1.

O Brasil enviou apenas um representante para a edição de 2006 do Andrea Margutti, e apesar de ser reconhecidamente uma das forças do automobilismo mundial, tem pouca tradição no torneio italiano. “Um brasileiro nunca venceu este campeonato e este é um dos grandes desafios dessa nova geração de kartistas”, acredita o paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/ Cargonave), que aos 14 anos de idade é o único defensor do verde-amarelo na competição e faz sua primeira prova internacional.

Campeão Paulista em 2005, Henrique é uma das grandes promessas da categoria Júnior do kartismo nacional, e além do natural objetivo de buscar a vitória no Andrea Margutti, ele viajou a Parma com o intuito de se acostumar Á s competições internacionais, que devem ser seu principal foco nas próximas temporadas. “Obviamente, vou entrar na pista pensando na vitória, mas correr no exterior é tão diferente de competir no Brasil que o aprendizado também é uma das minhas metas”, completou o piloto.

Além de precisar superar a barreira do idioma – já que correrá na Itália por uma equipe Holandesa -, Henrique Martins terá que se acostumar ao peculiar regulamento do Andrea Margutti para trazer o tÁ­tulo inédito para o Brasil. Além de exigir menor peso do conjunto kart-piloto (o que, invariavelmente, faz com que os brasileiros corram acima do peso mÁ­nimo permitido), a regra geral da competição também prevê o uso de pneus mais moles e aderentes do que os adotados no Brasil. O motores de 100cc, menos potentes que os 125cc nacionais, requerem uma tocada mais técnica e exigem tempo para adaptação.

“Essas diferenças, principalmente em relação ao pneu e ao motor, têm sido minha principal preocupação nos treinos livres iniciados na última terça-feira”, falou, de Parma, Henrique Martins. “O kart que estou usando aqui é mais lento nas retas, mas é mais rápido no contorno de curvas por causa do pneu, e isso exige uma tocada diferente”, encerrou o piloto.

O troféu Anreao Margutti termina no próximo domingo e vai coroar três novos campeões nas categorias 100cc Júnior, 100cc ICA e 100cc Fórmula A.