Kart – Brasileiro: Tocantins vai disputar o Brasileiro de Kart com número recorde de participantes

Nesta terça-feira, no kartódromo de Ingleses em Florianópolis – SC, acontece o Brasileiro de Kart nas categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos e Sudam C. Seis tocantinenses vão competir e tentar trazer o maior número de títulos para o estado. Esta é a maior delegação que o Tocantins já teve num Brasileiro de Kart.

Os pilotos do Tocantins viajaram para Santa Catarina confiantes. E tanta confiança tem uma explicação. É que no Brasileiro do ano passado o estado teve quatro representantes, sendo que Alexandre Pretto foi vice-campeão na categoria Mirim e Felipe Fraga campeão na Cadete. Agora com seis pilotos inscritos, a expectativa é de trazer pelo menos três títulos. “Estamos animados e esperando que mais uma vez os nossos pilotos mostrem que são rápidos e servem de parâmetros para os outros. No ano passado tivemos que superar muitos obstáculos e vencer os favoritos. Agora chegou a nossa hora de sermos os favoritos e dos outros tentarem nos superar”, enfatizou Antônio Vieira, o Tonhão, presidente da Federação Tocantinense de Automobilismo.

Na categoria Mirim, João Vieira, que no ano passado largou na pole e terminou em terceiro, não pensa em outra possibilidade a não ser no título. “Fui o mais rápido na tomada de tempo, mas tive um pouco de azar nas corridas. Poxa eu quero ganhar agora”, brincou.

Marcos Vieira. Marco Túlio e Filermon da Silva Gomes vão competir na Cadete. João disputou o Brasileiro de 2005 e não teve uma boa atuação. Agora mais experiente, está preparado para andar no pelotão da frente. “Estou mais confiante e já sei como é competir no Brasileiro. Isso vai me ajudar a andar bem em Florianópolis”, explicou. Já Filermon e Marco são os estreantes da turma. Com nove anos de idade Filermon vai encarar a primeira competição nacional. “Lógico que quero ser campeão, mas nuca competi numa prova como o Brasileiro, então vou mais para pegar experiência”, explica. Marco Túlio é outro que nunca acelerou num evento grandioso como o Brasileiro. “Comecei no kart a pouco tempo. Primeiro vou ver como é o campeonato, para daqui a alguns anos pensar em título”.

Na Júnior Menor, quem vai defender o Tocantins é Felipe Fraga, atual campeão Brasileiro na Cadete, Bicampeão Sul-Brasileiro, Capacete de Ouro e atual líder do Paulista. Como é o primeiro ano na nova categoria, ele sabe que vai ser difícil, mas não impossível, subir no lugar mais alto do pódio. “Tudo é diferente. O kart, o motor, até as corridas são mais disputadas. Não vai ser fácil, mas eu estou pronto”, afirmou o campeão.

O irmão, Thiago Fraga, volta a correr no brasileiro depois de muito tempo. Piloto da categoria Novatos, Thiago se preocupa com o alto número de inscritos, que passam de 30. “Na novatos são muitos pilotos e como o nome já diz tem muita gente nova na área. Com isso o número de acidentes é grande. Quem largar no meio do bolo ou atrás está sujeito a batidas. Minha estratégia é largar na frente e pilotar para terminar as primeiras baterias e ná última ter chance de lutar pelo título”, comentou Thiago.

O Brasileiro de kart começa nesta quarta-feira com os primeiro treinos cronometrados. A prova acontece no Kartódromo dos Ingleses em Florianópolis (SC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *