Kart: Chassis quebrado complicou participação de Douglas Hiar no Paulista Light

O Campeonato Paulista Light de Kart tem se apresentado como o mais disputado certame estadual da modalidade, sempre com os maiores grids da temporada de 2006. E não foi diferente no último sábado (1/04), quando o velocÁ­ssimo Kartódromo Aldeia da Serra recebeu, com 111 pilotos, a terceira rodada desse campeonato.

Atual vice-campeão da principal categoria desse prestigioso certame, a Sprinter A, que reúne os pilotos top do kartismo nacional, o kartista paulista Douglas Hiar (MSC/ Kart Mini/ TX Wear) estava confiante de um bom resultado na rodada, para aproximar-se da liderança na tábua de pontuação.

Na prática classificatória, que definiu o grid de largada de sua categoria, o piloto oficial da principal fabricante de karts da América do Sul, conquistou a 3ª posição, abrindo a segunda fila da grelha de partida e confirmando as expectativas de que seria um dos protagonistas da prova, no final da tarde.

Alinhados, os micromonopostos partiram para a volta de apresentação, momento em que os pilotos buscam, com o tradicional “balé” de seus veÁ­culos o aquecimento dos pneumáticos de seus bólidos. Durante essa volta que antecede a largada da corrida, Hiar recebeu um forte impacto na traseira de seu kart, “gentileza” de outro condutor que provavelmente não recordou do principio básico de fÁ­sica que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço em um mesmo momento.

Apesar da violência da batida, Douglas Hiar conseguiu permanecer na pista, mas, autorizada a largada percebeu que seu kart não tracionava corretamente na retomadas de aceleração. Era nÁ­tido sintoma de que com a “panca” recebida, seu chassi havia quebrado.

“Logo na primeira volta percebi que o chassis estava quebrando. O kart não arrancava, já que não tracionava direito. Tive de adaptar meu estilo de pilotagem e buscar o melhor traçado que de adequasse Á s condições do kart para tentar chegar no final da prova”, esclareceu o extenuado representante da MSC/ Kart Mini/ TX Wear ao final das disputas.

E seu esforço foi recompensado, já que com a 5ª posição final obtida, Douglas Hiar assumiu a terceira posição na tabela de pontuação, apenas um ponto atrás do vice-lÁ­der do certame. A próxima etapa do Campeonato Paulista Light de Kart será no dia 6/05, novamente no Kartódromo Aldeia da Serra.

Confira o resultado da Sprinter A na 3ª etapa do Campeonato Paulista Light de Kart:
1. Rafael Suzuki, com 25 voltas em 16m50s728
2. Rafael Monteiro, a 4s781
3. Felipe Guimarães, a 7s118
4. Leonardo Cordeiro, a 8s174
5. Douglas Hiar (MSC/ Kart Mini/ TX Wear), a 8s724
6. Lucas Finger, a 12s293
7. Rogério Dourado, a 13s081
8. Vitor Pedrosa, a 13s806
9. Yuri Alves, a 16s210
10. João Cunha, a 18s531
11. Henrique Lambert, a 29s002
12. Tales Dias, a 21 voltas
13. Dennis Dirani, a 25 voltas

Pole: Rafael Suzuki, com 39s806
Melhor volta: Rafael Suzuki, com 40s173

Confira os seis primeiros no campeonato:
1. Rafael Suzuki, com 33 pontos
2. Dennis Dirani, com 23 pontos
3. Douglas Hiar (MSC/ Kart Mini/ TX Wear), com 22 pontos
4. Rafael Monteiro, com 15 pontos
5. Leonardo Cordeiro, com 15 pontos
6. Yuri Alves, com 9 pontos