Kart: Copa Paraná de Kart terá novo sistema de pontuação

A principal novidade no calendário do kart paranaense será Londrina, que sediará uma etapa do Campeonato Paranaense e uma da Copa Paraná.

Em reunião realizadas com Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), no último sábado, em Campo Mourão, os presidentes de clubes decidiram que a Copa Paraná de Kart deste ano terá um novo sistema de pontuação. Aumentaram também o número de etapas, passando de quatro para seis, com a inclusão de Londrina e Foz do Iguaçu no calendário.

A pontuação da Copa Paraná terá peso maior a cada etapa e eles esperam com isso aumentar a competitividade e levar a decisão de todas as categorias para a última etapa. De acordo com o novo sistema, o vencedor somará 11 pontos na primeira etapa. 13 na segunda, 15 na terceira, 17 na quarta, 19 na quinta e 22 na sexta. A bonificação de um ponto por participação em cada etapa foi mantida. As categorias em disputas serão Mirim, Cadete, Infanto-juvenil (pilotos de 11 a 14 anos), Graduados, Sênior A, Sênior B, Fórmula 4, Fórmula 4 Força Livre e Five Speed.

A etapa de abertura da Copa Paraná será disputada no dia 14 de março, no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel. As outras cinco etapas serão em 30 de maio, Foz do Iguaçu; 15 de agosto, Pato Branco; 25 de setembro, Maringá; 31 de outubro, Guarapuava; e 5 de dezembro, Campo Mourão.

Já o Campeonato Paranaense manterá a mesma fórmula do ano passado, sendo disputado em duas etapas, com duas provas em cada uma delas. A primeira será disputada em Curitiba, no primeiro semestre. A data será definida pelo clube organizador. A segunda a decisiva etapa está marcada para o dia 14 de novembro, em Londrina.

Segundo Ruben Gatti, a reunião foi muito produtiva e todas as decisões foram por consenso entre os presidentes dos clubes. “Todas decisões dos representantes dos clubes foram tomadas visando aumentar a competitividades em nossos campeonatos. A volta de Londrina e Foz do Iguaçu ao calendário estadual é importante para o crescimento do kart no Paraná”, informa Rubens Gatti.

Gatti também comenta que para diminuir custos para os clubes, os regionais serão disputados nas mesmas datas da Copa Paraná e cada clube terá autonomia para organizar campeonatos citadinos. O preço de inscrição foi fixado em R$ 200,00 para a Copa Paraná e R$ 330,00 para o Campeonato Paranaense. “Agora o Departamento Técnico da Federação fará a redação do regulamento que será divulgado nos próximos dias”, finaliza Rubens Gatti.
Regionais

Serão disputados três campeonatos Regionais. O Oeste/Sudoeste será disputado em quatro etapas a serem realizadas nos dias 14 de março, em Cascavel; 30 de maio, Foz do Iguaçu; 15 de agosto, Pato Branco; e 5 de setembro, em Francisco Beltrão.

O Regional Norte terá três etapas. A abertura será no dia 18 de abril, em Londrina. As outras três etapas serão em 27 de junho, em Rolândia; 25 de setembro, em Maringá; e 5 de dezembro, em Campo Mourão.

Já o Regional Sul terá três etapas a serem disputas em Curitiba, Rio Negro e Irati. As datas serão definidas pelos clubes, uma vez que estas cidades não estão no calendário a Copa Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *