Kart: Escolhida pela CIK-FIA, CBA patrocina a participação de brasileiro em novo Campeonato Mundial

Considerada uma das principais afiliadas da FIA (Federação Internacional do Automóvel), a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), foi convidada a inscrever um piloto em um inédito Campeonato Mundial de Kart aberto para pilotos de 13 a 15 anos e que será disputado em três etapas, na Alemanha (25/7), Espanha (29/8) e França (3/10). O certame faz parte de um novo programa pedagógico da FIA, que oferece o equipamento chassi-motor-pneus aos participantes; para corresponder à iniciativa organizada pela Comissão Internacional de Kart (CIK), a CBA vai bancar os custos de viagem do representante brasileiro no CIK-FIA Karting Academy Trophy; A escolha desse piloto vai acontecer em prova a ser disputada em data e local a serem anunciados nos próximos dias. Segundo Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, trata-se de iniciativa inédita no kartismo mundial:

“Os critérios para participar deste torneio foram baseados no número de pilotos filiados e no número de eventos internacionais e nacionais que cada filiada da FIA promove anualmente. Para corresponder a esse reconhecimento ao trabalho de minha equipe a CBA vai custear as despesas de viagem do piloto escolhido para representar o Brasil.”

A escolha do piloto brasileiro para participar do CIK-FIA Karting Academy Trophy será feita em um evento a ser anunciado nos próximos dias, como explica Rubens Gatti, presidente da Comissão Nacional de Kart:

“Estamos finalizando os detalhes desse evento e nos próximos 15 dias deveremos divulgar a programação e regulamento”.

O equipamento a ser usado no novo certame é composto de chassi Parolin, motor FIM e pneus Dunlop. Os conjuntos serão sorteados e o formato da prova segue o padrão internacional da CIK-FIA: treino livre, treino cronometrado, baterias de classificação e duas finais. A participação nas provas será complementada por aulas que abordarão temas relacionados à segurança e ao código antidoping entre outros assuntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *