Kart: Felipe Guimarães confirma presença também na segunda fase do Brasileiro

Piloto da Fórmula 3 disputa a categoria Graduados A do nacional em Lauro de Freitas (BA).

O Campeonato Brasileiro de Kart 2007 terá sua segunda fase disputada nesta semana, entre terça-feira (24) e sábado (28), no Kartódromo Ayrton Senna, que fica em Lauro de Freitas – região metropolitana de Salvador, na Bahia. A primeira fase da competição foi disputada entre os dias 11 e 14 de julho na cidade de Farroupilha (RS) e contou com as categorias dos pilotos mais jovens do kart: Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos e Sudam. A segunda fase, por sua vez, é a disputa para as categorias de pilotos mais experientes. Lauro de Freitas decide o título de Sênior A, Sênior B (ambas para pilotos com mais de 25 anos), Super Sênior (para pilotos com mais de 40 anos), Sudam Júnior, Graduados B e Graduados A (estas duas para pilotos com idade superior a 15 anos). E é nesta última, tida como a mais forte dessa segunda fase, que o piloto da Fórmula 3 Sul-Americana, Felipe Guimarães (WebMotors), parte em busca do seu terceiro título brasileiro de kart. “Corri a primeira fase do Brasileiro em Farroupilha pela Sudam e alguns problemas acabaram me tirando da briga pelo título”, conta o piloto. “Agora em Salvador a meta é evitar que esses problemas se repitam e sair de lá com um bom resultado”, almeja o brasiliense.

Apesar de seus 16 anos de idade, Felipe Guimarães já é considerado um dos kartistas mais experientes do país. Bicampeão brasileiro e tricampeão Pan-Americano de Kart, Felipe disputou a primeira fase do campeonato nacional há duas semanas e terminou na quinta colocação. “Em Farroupilha meus motores não eram os mais rápidos da pista. A equipe passou a última semana toda trabalhando em cima desses motores para buscar um desempenho melhor”, diz Felipe, que no kart corre pela equipe oficial da Kart-Mini, a mais tradicional fábrica de chassis do Brasil. O Brasileiro de Kart começa nesta terça-feira com duas sessões de treinos livres para cada categoria, programação que se repete na quarta. A quinta-feira é o dia das tomadas de tempo que definem o grid de largada da primeira bateria. As provas serão realizadas na sexta-feira e no sábado – duas por dia. O piloto que somar mais pontos nas quatro corridas – descartando seu pior resultado – é declarado o campeão Brasileiro de Kart 2007.

Brasileiro de Kart e Seletiva Petrobras

A categoria Graduados A do Campeonato Brasileiro de Kart tem ainda outro objetivo para seus pilotos. Além do título – o mais cobiçado pelos kartistas – a competição vale duas vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras. O torneio realizado pela petrolífera desde 1999 deve reunir, em 2007, 14 pilotos em uma competição no final do ano e premiar seu vencedor com 100 mil reais que devem ser investidos na carreira.   Felipe Guimarães já é um dos finalistas da Seletiva este ano. Campeão do torneio em 2006, o piloto brasiliense garantiu sua vaga ainda no começo deste ano na Copa Petrobras Sorriso Vencedor disputada em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *