Kart: Giuliano Raucci conquista Sepang e o vice da Rotax MicroMax

A conquista do titulo de Campeão da categoria Cadete na Copa Brasil de Kart de 2009 rendeu ao piloto paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) a possibilidade de fazer sua estréia internacional, já que em razão de pacto trÁ­plice entre a CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, a empresa Sangari Brasil e a Reunion Sports e Marketing, o tÁ­tulo conquistado também serviu como classificação para as disputas do Red White Sangari International Kart Grand Prix, que aconteceu (entre os dias 20 e 22 de novembro) no Sepang International Karting Circuit na Malásia.

A conquista do titulo de Campeão da categoria Cadete na Copa Brasil de Kart de 2009 rendeu ao piloto paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) a possibilidade de fazer sua estréia internacional, já que em razão de pacto trÁ­plice entre a CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, a empresa Sangari Brasil e a Reunion Sports & Marketing, o tÁ­tulo conquistado também serviu como classificação para as disputas do Red White Sangari International Kart Grand Prix, que aconteceu (entre os dias 20 e 22 de novembro) no Sepang International Karting Circuit na Malásia.

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Acompanhado pelos kartistas Pietro Rimbano, Victor Franzoni, Matheus Protti, Vinicius Perdigão e o piloto Rafael Suzuki que compete na F3 alemã, Raucci integrou o veloz Brazilian Team que defendeu as cores do pavilhão nacional no evento e que estava sob comando de Binho Carcasci, membro da CNK- Comissão Nacional de Kart e promotor da Seletiva de Kart Petrobrás. Giuliano Raucci e os demais membros da delegação brasileira desembarcaram em Kuala Lumpur no principio da tarde da terça-feira (17/11) e apesar do natural cansaço de mais de vinte horas de viagem, tratou de ir para o kartódromo conhecer o circuito malaio vizinho ao circuito que recebe o GP de Formula 1. Mas haviam dificuldades a serem superadas para um bom desempenho do jovem kartista de apenas dez anos de idade, a adaptação ao fuso horário de dez horas a mais da hora oficial brasileira e o estado febril, decorrente de uma forte gripe que acometera.

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Na manhã seguinte a delegação brasileira preocupou-se em receber e fazer a montagem dos karts e motores destinados aos kartistas brasileiros. O certame adotou a formatação do RotaxMax Challenge, categoria que é disputada simultaneamente em 52 paises, com três classes distintas adotando como motorização os propulsores Rotax: Rotax MicroMax para os pilotos com até 11 anos de idade, RotaxMax Junior, para os desportistas com idade entre 12 e 14 anos e RotaxMax Senior para pilotos com idade superior a 15 anos. Ante ao regulamento das classes do certame, o “Cadete” Giuliano Raucci foi inscrito para disputar a categoria Rotax MicroMax, a mesma em que foi inscrito o também brasileiro Pietro Rimbano, piloto regular da categoria Junior Menor.

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Raucci recebeu dos organizadores um chassis italiano Birel C28, que foi primorosamente ajustado pelo experiente preparador brasileiro Claudio “Sabiá” Dantas. Embora ainda com a renitente febre e o natural mal-estar decorrente do estado gripal, Giuliano adaptou-se rapidamente ao novo chassis, aos compostos de pneus diferentes dos utilizados no Brasil, Á  curva de potencia do motor Rotax e ao belo traçado malaio, para em poucas voltas já estar completando suas voltas no Sepang International Kart Circuit com tempos extremamente competitivos.

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No sábado (21/11) o Red White Sangari International Kart Grand Prix começou para valer, com a realização da tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem dos micromonopostos no grid de largada da primeira bateria qualificatória. Giuliano Raucci garantiu a quinta posição da grelha, enquanto Pietro Rimbano ficou com a segunda posição do grid. Autorizada a largada, o “Dollynho” – como é conhecido nas pistas brasileiras o piloto paulista – partiu decidido a conquistar rapidamente posições e entrar na briga direta pela vitória, mas, estranhamente, uma das rodas de seu kart desprendeu-se do conjunto, acompanhada do cubo de roda. Giuliano estava fora da corrida. Na seqüência, também estranhamente, o eixo do kart de Rimbano também apresentou problemas, determinando o abandono prematuro do kartista “brazuca” da corrida. Ante a excelência técnica dos mecânicos brasileiros que acompanharam o Brazilian Team, surgiu suspeita de eventual “sabotagem” nos micromonopostos.

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Três horas depois, revisados os karts e redobrada a vigilância, Giuliano Raucci partiu para a segunda bateria qualificatória. Ante o abandono na prova anterior, Raucci teve de partir da 30ª colocação do grid, mas assim que autorizada a largada, Raucci partiu com a “faca nos dentes” e decidido a mostrar para malaios, macauenses, italianos, ingleses, irlandeses, japoneses, alemães, suÁ­ços, islandeses e membros das delegações dos demais paises que integraram o campeonato, por que é que os pilotos brasileiros são respeitados e temidos nas pistas de todos os continentes. Volta a volta o “Dollynho” ia conquistando posições e cristalizando a atenção do publico que, atÁ´nito, não acreditava estar vendo o kart #25 partir do final do grid para a primeira colocação.

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Ovacionado pelo publico (e até concorrentes), Giuliano Raucci cruzou a linha de chegada na primeira colocação e trazendo consigo Pietro Rimbano – que largara em 29º, para formar a “dobradinha” brasileira.

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Vitória é certamente um grande remédio, já que na manhã do dia seguinte, o domingo 22/11, reservado para as baterias Pré Final e Final – que definiria os campeões do Red White Sangari International Kart Grand Prix -, Giuliano Raucci amanheceu bem disposto e livre da renitente febre que o acometia. Pela soma dos resultados obtidos, Raucci alinhava na prova Pré Final na décima quinta posição do grid. A “diferença” é que desta vez, literalmente, todos olhavam atentamente para o pequeno Birel 25 e certos que assistiriam novamente uma grande performance.

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Green flag e os coloridos micromonopostos partiram velozmente em direção Á  primeira curva do circuito de Sepang. Giuliano Raucci mais uma vez voava na pista e em menos de sete voltas já era o segundo colocado, na “bota” do piloto malaio que liderava a corrida e já tinha aberto larga vantagem para o restante do pelotão. Duas voltas depois o “Dollynho” já era o lÁ­der da corrida e nas seis voltas restantes passou a abrir vantagem volta a volta para o segundo colocado, até a apresentação da bandeira a quadros.

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A intensa vibração nas arquibancadas e boxes deixava claro que Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) conquistara mais do que sua segunda vitória em pistas internacionais. Conquistara o respeito dos adversários e o carinho do (grande) publico presente e mÁ­dia internacional.

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Mais três horas e seria o momento da bateria Final e desta vez Giuliano Raucci largaria na pole position, ao lado do piloto malaio Suhaizarul Bin. Todavia o forte calor reinante e o clima de monções asiático determinaram a chegada de fortes chuvas sobre Sepang. Embora Giuliano seja extremamente hábil na condução de seu kart em pista molhada, o comportamento do chassis Birel italiano e dos pneus Mojo, diferentes dos utilizados no Brasil, era desconhecido dos mecânicos brasileiros, fato que dificultava, em muito o “ajuste fino” do kart para as condições de corrida. Além disso, o chassis Birel era mais curto que os chassis Intrepid utilizados pela maioria dos concorrentes – entre eles o de Pietro Rimbano – e Raucci desconhecia suas reações em piso escorregadio, bem como a capacidade de aderência do asfalto de Sepang sob chuva.

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Nessas condições, a melhor alternativa era largar com cautela e no decorrer da corrida ir buscando os limites que a pista e o equipamento permitiriam.

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Luz verde para a Final da Rotax MicroMax e Giuliano Raucci cumpriu Á  risca a estratégia elaborada, todavia foi surpreendido por Rimbano, que fizera uma grande largada, pulando da oitava para a primeira posição antes da primeira curva. O malaio Suhaizarul Bin era o terceiro colocado e seguia no mesmo ritmo dos brasileiros, que nitidamente buscavam abrir vantagem para garantir nova “dobradinha” verde-amarela.

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Por quatorze das quinze voltas de corrida Giuliano acompanhou o ritmo ditado por Rimbano e na volta final partiu para o ataque, buscando definir a vitória e o titulo em seu favor, mas Rimbano também queria o titulo e recrudesceu, trancando a passagem. Sem espaço para manter o ataque e a trajetória, Giuliano teve de frear forte, dando espaço para Suhaizarul Bin conseguir ultrapassá-lo e assumir a segunda posição que ocupava. Raucci ainda tentou retomar a viceliderança da corrida, mas era a volta final e os três pequenos bólidos cruzaram a linha de chegada com Pietro Rimbano em primeiro, Bin em segundo e Giuliano Raucci na terceira colocação.

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Com a vitória de Rimbano o titulo do Red White Sangari International Kart Grand Prix ficaria com o integrante do team brasileiro, todavia, na vistoria técnica obrigatória, os Comissários Técnicos constataram a utilização de aditivos no liquido de arrefecimento, o que é vedado desde os regulamentos CIK/FIA, até o RNK- Regulamento Nacional de Kart, posto que traz vantagem extra para o competidor. Ante o fato incontroverso, Pietro Rimbano foi desclassificado pelos Comissários Desportivos, deixando a vitória e o titulo de campeão para o malaio Suhaizarul Bin e o de vicecampeão para o “brazuca” Giuliano Raucci.

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De quebra, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) recebeu como premio um cheque de três mil dólares. Ainda não é o “checão” de 100 mil reais da Seletiva de Kart Petrobras, que Raucci tem como objetivo conquistar no futuro, mas três mil dólares não é um premio nada desprezÁ­vel.

“Estamos muito felizes com o resultado do Giuliano em sua primeira participação internacional, que foi muito além do que imaginávamos. Viemos para a Malásia com o objetivo de apenas aprender, mas estamos levando na bagagem um importante titulo para o Giuliano e para o Brasil e, principalmente, o carinho para conosco desse povo hospitaleiro, dos competentes organizadores e até dos concorrentes que fizeram questão de pedir para o Giuliano autografar suas placas de identificação (e até camisetas de fãs que conquistou)”, esclareceu o piloto de Shifter Kart Rogério Raucci, pai do jovem talento brasileiro e um dos grandes incentivadores do esporte no Brasil. “Mas levamos também mais uma importante lição: A de quanto é gratificante para um piloto defender as cores de seu paÁ­s. Sempre vÁ­amos em entrevistas na mÁ­dia dos pilotos com carreira internacional essa afirmativa, mas apenas sentindo na pele essa sensação é que se percebe a dimensão desse fato, que talvez seja mais importante que as vitórias e tÁ­tulos, pois não há nada mais rico que ver a vibração e sorrisos sinceros de gente desconhecida, mas claramente satisfeita com o desempenho de um piloto nas pistas”, concluiu Raucci Sr.

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Confira os cinco primeiros da categoria Rotax MicroMax no Red White Sangari International Kart Grand Prix:

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1º – Suhaizarul Bin – Malásia

2º – Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) – Brasil

3º – Jon Lee Hao – Singapura

4º – Muhammad Hakim – Malásia

5º – Maximilian Fewtrell – Singapura