Kart: Goiânia receberá a abertura da Copa Centro-Oeste 2009

No próximo final de semana dias 28 de fevereiro e primeiro de março o Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia – GO, receberá a etapa inaugural da Copa Centro-Oeste de Kart 2009. O evento, que se tornou nos últimos anos um dos principais Campeonatos de kart do país, vem renovado para esta temporada e reeditará algumas novidades implantadas em 2008.

A programação da etapa terá início na manhã desta quinta-feira, dia 26, com duas sessões de treinos livres para cada uma das categorias, cronograma que será repetido na sexta-feira. No sábado, pela manhã, acontecerá o sorteio dos motores junto à organização e os treinos de aquecimento. No princípio da tarde serão realizadas as tomadas de tempos e, na sequência as primeiras baterias. No domingo, dia primeiro, acontecerão as segundas baterias.

Implantada como prova inaugural do ano passado a prova de Palmas – TO, válida também como etapa única do Campeonato Tocantinense de Kart, será realizada nesta temporada como sendo a terceira rodada da Copa Centro-Oeste, nos dias 30 e 31 de maio.

Novidades

As etapas serão sempre em sistema de rodadas duplas, porém, com uma corrida no sábado e outra no domingo O sorteio de motores pela RBC Preparações será feito no sábado pela manhã. No domingo, antes do treino de aquecimento, os motores usados no dia anterior serão sorteados novamente com o objetivo manter a credibilidade e a competitividade das disputas.

Em virtude deste resorteio dos motores não mais acontecerá o acréscimo de peso para a segunda bateria, bem como não acontecerá a inversão de posições para o grid de largada da segunda prova. O alinhamento dos karts para a corrida do domingo será sempre a posição de chegada da corrida de sábado.

Os pneus para todas as categorias serão os compostos MG, selo vermelho, que deverão ser utilizados para duas corridas, ou seja, um jogo para cada rodada dupla. Mirim e Cadete competirão com os compostos específicos para estas categorias, também sendo um jogo para o final de semana. Os pneus serão utilizados para os treinos de aquecimento, tomadas de tempos e as duas baterias.

A categoria Graduados utilizará os motores Riomar Super III, movidos à gasolina com refrigeração à ar. As categorias Sênior e Super Sênior utilizarão os novos motores Parilla MY-09, movidos à álcool e refrigerados à água. Os Novatos correrão inicialmente com os Riomar Super II, mas, ainda no mês de março deverá ser introduzida uma nova motorização, refrigerada à água, para esta classe.

Mirim, Cadete, Júnior Menor e Júnior permanecem com sua regulamentação inalterada e utilizarão os mesmos equipamentos que foram utilizadas na temporada de 2008.

Longa Duração e Troca de Pilotos

Na categoria F-400 as equipes poderão competir de forma individual ou em duplas, sendo que, para correr sozinho o piloto deverá ter no mínimo 30 anos. As provas serão disputadas em sistema de rodadas duplas com cada bateria tendo duração de 40 minutos. Em cada prova o piloto que largar terá de parar no parque fechado entre 15 e 25 minutos para a troca de pilotos e pesagem. Os pilotos que competirem sozinhos, da mesma forma, deverão fazer sua parada nos boxes durante o período da “janela”. Neste caso o piloto deverá levantar do kart, pesar junto ao seu equipamento e retornar à prova em seguida.

“Tenho certeza que a Copa Centro-Oeste 2009 seguirá o seu crescimento dos últimos anos e teremos mais uma vez um dos maiores Campeonatos do país. As mudanças de pneus, motores e principalmente da F-400 deverão trazer maior competitividade e emoção para as provas. Por outro lado, a mudança dos horários trazendo uma corrida para o sábado vem de encontro ao pedido dos pilotos que, por se tratar de um Campeonato inter-estadual, estão sempre viajando. Desta forma conseguimos finalizar o evento mais cedo e, assim, a maioria, consegue voltar antes para casa e ainda aproveitar o final do domingo com a família”, explicou Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações.

Confira o calendário 2009 completo:

1ª e 2ª Etapas – 28/02 e 01/03 – Goiânia – GO
3ª e 4ª Etapas – 03 e 04/04 – Brasília – DF
5ª e 6ª Etapas – 30 e 31/05 – Palmas – TO
7ª e 8ª Etapas – 27 e 28/06 – Goiânia – GO
9ª e 10ª Etapas – 15 e 16/08 – Brasília – DF
11ª e 12ª Etapas – 05 e 06/09 – Goiânia – GO
13ª e 14ª Etapas – 03 e 04/10 – Brasília – DF
15ª e 16ª Etapas – 14 e 15/11 – Goiânia – GO
17ª e 18ª Etapas – 28 e 29/11 – Brasília – DF

Regulamentos Disponíveis

Com todas estas mudanças, consequentemente, a leitura detalhada do regulamento do Campeonato tornou-se essencial e necessária por parte de todos. Assim, a RBC Preparações disponibilizou em seu web-site a versão para download deste documento. Para baixar o arquivo basta acessar a página da RBC no endereço www.rbcpreparacoes.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *