Kart: Henrique Martins faz boa estréia entre os Graduados

Piloto da equipe Faster Motorsport só abandonou a disputa pelas primeiras posições quando teve problemas de motor. Campeonato teve número recorde de 32 inscritos na categoria.

Mesmo sendo um dos mais jovens competidores a disputar a categoria Graduados da Copa Petrobras Sorriso Campeão de Kart, realizada no último fim de semana no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, o piloto paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave) fez bonito em sua estréia na divisão principal do kartismo brasileiro.

Em meio a um grid de 32 pilotos – o maior da história da Copa Sorriso e o maior da categoria Graduados no kartismo de São Paulo há pelo menos três anos -, Henrique teve participação de destaque e só não terminou a competição entre os dez primeiros por causa de um problema no motor de seu kart.

“Foi uma boa estréia e fiquei bastante satisfeito por ter conseguido me manter na pista no pelotão da frente”, comemorou Henrique. “Na metade da corrida final meu motor começou a perder rendimento e fui ficando para trás, e por isso o resultado não refletiu o nosso potencial para essa prova. Mas valeu a disputa e dividir a pista com um pessoal forte como esse representou uma grande experiência para mim”, acrescentou o piloto, que recebeu a bandeirada na 16ª colocação.

A vitória na quarta edição da Copa Sorriso Campeão – que distribuiu prêmios em dinheiro para os vencedores e valeu três vagas para a final da Seletiva Petrobras de Kart -, ficou com o gaúcho César Ramos.

Atrás da chance de disputar o prêmio de R$ 100 mil oferecido pela petrolÁ­fera ao campeão da seletiva, pilotos que já haviam deixado o kart retornaram Á  modalidade para a disputa da Copa Sorriso. Foram eles Clemente Faria Jr., da F-3 Sul-Americana, Felipe Pohletto e Guilherme de Conto, da Stock Jr., e Gabriel Tojal, da F-São Paulo.

“O kartismo de São Paulo tinha terminado o ano passado com poucos pilotos, mas renasceu e mostrou toda sua força na Copa Petrobras Sorriso Campeão. Muita gente que já tinha deixado a modalidade voltou a competir nesse torneio e o evento foi muito bem organizado. Por tudo isso, tivemos um começo de temporada ótimo tanto pelo que aconteceu na pista, quanto pelo que foi feito fora dela”, encerrou Henrique Martins.