Kart: Leonardo Cordeiro busca o bicampeonato

Piloto tentará vencer novamente a Copa Petrobras Sorriso Campeão, agora como Graduado A.

O piloto de São José dos Campos, Leonardo Cordeiro (Mahle/Conexão FGV/Minóica Global Logistics/Página Comunicação), vai participar no próximo domingo (05) da Copa Petrobras Sorriso Campeão. O torneio começa a ganhar a tradição de abrir a temporada paulista do kartismo e por ser a primeira chance dos pilotos conquistarem a vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras. É nessa competição que o piloto vale-paraibano busca o bicampeonato. Ele venceu a Copa Sorriso em 2005, competindo pela categoria Graduados B.

Mais que a abertura da temporada 2006 para o piloto, este torneio representa a sua primeira corrida na categoria principal do kart brasileiro, a Graduados A. “Chegar na Graduados A significa uma longa escalada no kart”, analisa o piloto de 16 anos de idade. “Esse é o último passo antes de ingressar no automobilismo, por isso precisa ser muito bem feito”, conclui.

Vice-campeão Brasileiro de Kart em 2005, Leonardo Cordeiro aproveitou as férias de janeiro para fazer seus primeiros treinos com o kart da Graduados A . “O kart é um pouco mais rápido que o Graduado B, exige um pouco mais de cuidado na frenagem, justamente por ser mais rápido e também exige mais do preparo físico”, comentou o piloto, que fez duas sessões de treinos no Kartódromo Aldeia da Serra, em São Paulo, usando os chassis da Birel – fábrica que apóia o piloto nessa temporada.

O kart da Graduados A, que não tem restrição para a preparação do seu motor – consequentemente mais rápido que o das outras categorias – não surgiu como completo desconhecido para Leonardo. O piloto participou durante dois anos das provas de Graduados B (2004 e 2005), sendo que no seu primeiro ano de ‘B’, o regulamento das duas categorias era igual. “No meu primeiro ano como Graduado B, o motor era igual ao da A . Apenas em 2005 que o regulamento restringiu a preparação dos motores de B, por isso, eu já conhecia um pouco desse novo kart”, falou Leonardo Cordeiro.

A Copa Petrobras Sorriso Campeão abrirá a temporada do kart na cidade de São Paulo, com as provas sendo disputadas no domingo (05) em Interlagos, na zona sul da capital paulista. Além de distribuir prêmios em dinheiro – o maior deles será R$ 1.750,00 para o vencedor da Graduados A e R$ 1.400,00 para o segundo lugar da categoria – a Copa Sorriso garante as primeiras vagas para a final da Seletiva Petrobras de Kart. Na Graduados A, serão duas vagas em disputa para a finalíssima que em 2005 premiou seu vencedor com 77 mil reais. “Seria muito bom conquistar a vaga para a final da Seletiva já nessa Copa, assim ficaria tranquilo até o fim do ano em relação a isso”, comentou o piloto.

Um atrativo à parte para os pilotos que vão correr na Copa Sorriso Campeão é o traçado do circuito de Interlagos. As provas serão disputadas no sentido inverso do principal kartódromo do país, celeiro de grandes campeões do automobilismo, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello. “O circuito invertido em Interlagos muda bastante em relação ao original. Fica mais ‘travado’ e exige um bom kart nas saídas de curva, já que as retas, no sentido contrário, ficam mais curtas”, contou Leonardo, o primeiro piloto a se classificar para uma final de Graduados B da Seletiva.

As provas da Copa Petrobras Sorriso Campeão devem começar ao meio-dia do domingo, dia 05.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *