Kart: Lucas Foresti vai participar do SKUSA 2008, em Las Vegas

Piloto de Brasília já está nos Estados Unidos e vai competir pela equipe oficial da Tony Kart.

Famosa por ser a capital mundial dos cassinos a cidade de Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos, foi construída em uma região desértica e costuma reunir em seus luxuosos hotéis os detentores das maiores fortunas do planeta.

Exatamente em um desses hotéis, acostumados a receber shows de artistas famosos e apresentações esportivas como boxe e hockey que, em 1997, seus proprietários tiveram a idéia de também agregar o automobilismo à mítica atmosfera da cidade.

Desta forma, há 12 anos, surgiu o SKUSA – Super Nationals, competição de kart que agrega pilotos do mundo inteiro e tornou-se o principal título do kartismo norte-americano.

Para sediar a competição o gigantesco Rio Hotel, que conta com nada menos que 2.500 suítes, destacou grande parte de seu estacionamento para a construção da pista. O traçado, que tem pouco mais de mil metros de extensão, foi concebido dentro de normas internacionais de segurança exigidas pela Comissão Internacional de Kart (CIK/FIA) que, em 2008, pela primeira vez na história, reconheceu a prova através da WKA/ACCUS, entidade daquele país filiada à FIA.

Com a responsabilidade de representar o Brasil em tão importante evento o brasiliense Lucas Foresti (SulAmérica Seguros / Ipiranga) desembarcou na América do Norte na manhã de segunda-feira, dia 17, após a exaustiva maratona das 500 Milhas da Granja Viana.

Lucas foi um dos grandes destaques do Brasileiro e Copa Brasil de Kart e disputou inclusive a preliminar do GP Brasil de Fórmula-1, num carro de Fórmula BMW. No SKUSA 2008 ele será o único brasileiro na categoria TAG Sênior. Esta classe, destinada a pilotos com 14 anos ou mais, é uma das grandes atrações do evento e deverá reunir cerca de 100 pilotos.

Com o objetivo de conseguir uma vaga nas finais da competição o representante da SulAmérica Seguros / Ipiranga aceitou o convite da Tony Kart Racing Team, equipe oficial da fábrica italiana, atual Tri-Campeã Mundial de Kart. Ao lado de ícones do kartismo atual como Marco Ardigo (Ita) e Gary Catt (Ing) Lucas terá um kart equipado com os chassis Tony, motor Vortex ROK TT de 125cc refrigerado à água e pneus MG.

A programação oficial do SKUSA 2008 começa nesta quinta-feira, dia 20, para a categoria TAG Sênior. Os pilotos desta classe participarão de cinco treinos livres de 10 minutos para reconhecimento da pista e ajuste dos equipamentos. Na sexta-feira então, no início da tarde, acontecerá a tomada de tempos que definirá a divisão dos cinco grupos (A, B, C, D e E), que disputarão entre si, 10 provas classificatórias no final da tarde de sexta-feira e no sábado, dia 22.

Por fim, no domingo, dia 23, os 34 melhores classificados partirão para uma nova tomada de tempos, ao estilo da atual classificação das corridas de F-1, com Q1, Q2 e Q3, de onde será definido o grid de largada da decisiva prova. A final terá 30 voltas e sua largada será às duas da tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *