Kart: Na estréia do Paulista 2009 Interlagos recebeu 64 pilotos

No último sábado, dia 14, o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, recebeu a primeira etapa da temporada 2009 do Campeonato Paulista de Kart. Em um dia típico paulistano, com tempo fechado e uma fina garoa, que serviu apenas para deixar o piso escorregadio, 64 competidores tomaram a pista para as disputas que foram compostas por seis categorias.

Pela categoria Mirim o brasiliense João Pedro Guim mostrou que pode ser um dos grandes nomes desta temporada. O piloto não deu chances para seus adversários e, após marcar a pole-position, fez uma grande largada suportando os ataques de Gregory Diegues. Poucas voltas se passaram e o piloto conseguiu abrir considerável vantagem. Porém, nas últimas voltas, Yanni Fontana chegou à disputa e pressionou bastante o brasiliense, que, mesmo assim, conseguiu manter-se na liderança e recebeu a bandeirada da vitória, registrando também a volta mais rápida da prova. Fontana terminou em segundo e Nathan Fonseca, em terceiro.

Com 22 pilotos na grid a Cadete mostrou que deverá continuar sendo a mais disputada classe do Paulista. Mesclada com pilotos que disputam sua segunda temporada na categoria com alguns novatos e outros advindos da Mirim a prova foi muito emocionante. Mas, o domínio da prova foi de dois pilotos da equipe carioca ONS. João Ribeiro e Vitor Baptista fizeram uma corrida à parte de seus adversários e, tanto na tomada de tempos como na bateria, rapidamente se desvencilharam dos concorrentes e fizeram uma corrida à parte. Da terceira posição para trás a briga foi muito intensa e recheada de toques e belas ultrapassagens. Ribeiro venceu a prova marcando também a melhor volta seguido por Baptista e Gabriel Sereia.

A Júnior Menor trouxe para a pista vários pilotos que na temporada passada disputaram as corridas da Cadete. Thiago Vivacqua, Pietro Rimbano, Léo Gimenes, Arthur Fortunato dentre outros chegaram à categoria e prometem, em pouco tempo, dar trabalho àqueles que nesta temporada farão o seu segundo ano nesta classe. Nesta primeira etapa, porém, os “veteranos” não deram muito espaço para os estreantes. O gaúcho Gabriel Robe marcou a pole-position seguido por Olin Galli e Cayan Chianca. Na corrida, por sua vez, a história se repetiu, mas, quem levou a melhor foi Gustavo Myasava que, pilotando de forma muito precisa, soube aproveitar as oportunidades para sair da quarta posição e vencer a corrida. Robe terminou em segundo e Galli, em terceiro.

Com seis pilotos no grid a categoria Júnior trouxe na pole-position Victor Franzoni, estreando na classe. Após vencer os principais títulos de 2008, na Júnior Menor, o piloto mostrou que a experiência da última temporada será muito válida também para esta temporada. Na corrida, porém, que foi disputada com a pista umedecida pela garoa, o piloto acabou escapando do traçado e perdendo algumas posições. Melhor para Jean Aguiar que aos poucos escalou o pelotão e se aproveitou de uma disputa entre Johilton Filho e Matheus Rotta para abrir vantagem na liderança e vencer a corrida. Johilton terminou em segundo e Rotta, em terceiro.

Após uma temporada afastada do Paulista a categoria Graduados reuniu cinco pilotos nesta primeira etapa. Porém, quem brilhou nesta prova de estréia foi um colecionador de títulos das categorias de base que já chegou mostrando a que veio. O tocantinense Felipe Fraga, estreando com os novos chassis Mini M2, marcou a pole-position e com grande tranqüilidade venceu a corrida de ponta-a-ponta, registrando também a melhor volta da corrida. Tiago Ávila chegou em segundo e Fernando Resende Filho, em terceiro.

Outra categoria que retornou ao Paulista após um ano de afastamento foi a Biland. Carlos Marcelino mostrou que continua com muita experiência nos motores quatro tempos desta classe e registrou a pole, com dois décimos de vantagem sobre os demais. Na primeira bateria, após uma boa largada, Marcelino e Maique Paparelli disputaram a liderança a cada volta, mas, Paparelli levou a melhor e venceu com Marcelino, em segundo. Na segunda prova do dia a vitória ficou com Thomaz Fae novamente com Marcelino em segundo.

A segunda etapa do Paulista de Kart será realizada novamente no Kartódromo de Interlagos, no próximo dia 21 de março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *