Kart: Paulistas iniciam 2009 com novidades

Copa São Paulo de Kart Granja Viana anuncia criação de três novas categorias, visando melhorar ainda mais a categoria de base do automobilismo nacional.

A categoria de base do automobilismo brasileiro terá novidades nesta temporada. Nesta semana, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana apresentou oficialmente seu campeonato, que deve reunir mais de 200 pilotos em cada uma das dez etapas previstas no calendário.

O principal destaque foi o anúncio da criação de três novas categorias: a Super Cadete (para pilotos de 10 a 12 anos), a Shifter Graduado (14 a 16 anos) e a Graduado Executive (entre 20 e 35 anos).

“Criamos estas três novas categorias, abrangendo as mais diversas faixas etárias, para facilitar o desenvolvimento da carreira dos pilotos. Nosso objetivo é que todos tenham degraus adequados com sua realidade, com um custo menor e mais competitividade”, explicou Felipe Giaffone, durante apresentação que reuniu dezenas de jornalistas no Kartódromo Granja Viana.

Giaffone e Binho Carcasci serão os conselheiros de Rubens Gatti na nova Comissão Nacional de Kart na gestão do novo presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Cleiton Pinteiro.

Uma das medidas para fortalecer a nova geração de pilotos brasileiros é exemplificada na criação da Super Cadete. Nesta categoria, os pilotos correrão com motor mais potente, o Fireball 125 cc, de dois tempos.

“Esta molecada de 10 a 12 anos agora vai acelerar em um kart com 15 cavalos de potência, não mais restrito ao motor de quatro tempos, com 5,5 cavalos. Ou seja, vão dar um salto maior para já ir preparando o futuro na carreira, como os carros de fórmula. É assim no exterior e acreditamos que é o melhor para o futuro da nova geração”, explica Giaffone.

A preocupação com a sequência da carreira dos pilotos após o kart também foi divulgada em outra medida: os campeões das categorias Graduado Executive, Executive, Stock-125 e Shifter receberão como prêmio um teste na Stock Junior, categoria de base da Copa Nextel de Stock Car. “É uma forma de incentivarmos o salto do kart para categorias maiores”, afirmou Giaffone, lembrando que as categorias das crianças têm como premiação um ano de inscrição na temporada seguinte.

O promotor da Copa São Paulo de Kart Granja Viana também comentou a manutenção da receita de sucesso em outras categorias que vem se destacando no campeonato. Casos da Stock-125 (que, além de grid cheio, traz estrelas como Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Thiago Camilo), da Pró-500 (com os mesmos karts da tradicional 500 Milhas da Granja Viana) e da Kart Adaptado (a única no Brasil para pilotos com deficiência).

A Copa São Paulo de Kart Granja Viana também terá seus dados divulgados no novo site www.kartodromogranjaviana.com.br. Reformulada pela empresa Internology, a página terá resultados, notícias e informações diversas sobre as atividades do Kartódromo, como o feirão de karts e as baterias de aluguel.

A primeira etapa do campeonato será disputada no dia 14 de março.

Conheça as categorias:

– MIRIM: pilotos de 6 anos (completos) a 8 anos. Motor: Honda de 5,5 cavalos, sorteado a cada etapa.
– CADETE: pilotos de 8 anos (completos) a 11 anos. Motor: Honda de 5,5 cavalos, sorteado a cada etapa.
– SUPER CADETE: pilotos de 10 a 12 anos. Motor Fireball, 125cc, 2 tempos.
– JUNIOR: pilotos de 11 anos (incompletos) a 13 anos. Motor: Parilla ou Fireball 125cc.
– STOCK 125: pilotos a partir de 15 anos. Pontuação dividida em Pró (geral) e Master Pró (pilotos acima de 35 anos). Motor: Parilla ou Fireball 125cc.
– GRADUADO EXECUTIVE: pilotos entre 20 e 35 anos. Motor: Parilla 125 cc.
– EXECUTIVE: pilotos a partir de 35 anos. 35 a 44 (geral) e acima de 45 (Sênior). Motor: Parilla RL 125 cc.
– SHIFTER GRADUADO: pilotos entre 14 a 16 anos. Motor: TM 125 cc.
– SHIFTER MASTER: pilotos a partir de 16 anos. Pontuação dividida em Geral e Sênior (a partir de 35 anos). Motor: TM 125cc.
– PRÓ 500: equipes formadas por pilotos maiores de 14 anos. Pontuação dividida em Pró 500 (geral) e Pró 500 light (novatos). Motor original Honda 13 cavalos, sorteado a cada etapa.
– SPORT 400: pilotos a partir 12 anos. Pontuação dividida em geral e Sênior (pilotos a partir de 35 anos). Motor: Honda 13 HP (4 tempos), preparado.
– KART ADAPTADO: para pilotos com deficiência. Motor: Honda 13 HP (4 tempos).

Calendário 2009:

14 de março
4 de abril
9 de maio
30 de maio
27 de junho
8 de agosto
29 de agosto
PLAY OFFS
19 de setembro
10 de outubro
7 de novembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *