Kart: Sul-Brasileiro chega à sua decisão neste final de semana

O Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, um dos mais importantes do kartismo brasileiro e que em 2006 está completando nove anos, conhecerá neste final de semana seus novos campeões. A terceira e decisiva etapa será realizada no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis, palco do último Pan-Americano, e terá seu início na próxima quinta-feira, com os primeiros treinos oficiais.

A prova decisiva do Sul-Brasileiro servirá também para que os pilotos possam treinar para o evento maior do kartismo nacional, o Campeonato Brasileiro, que terá uma de suas fases realizada em julho, na mesma pista. “Esperamos cerca de 100 pilotos para a final do Sul-Brasileiro, principalmente porque depois desta a pista não receberá mais nenhuma prova e esta, portanto, será uma oportunidade única para conhecer a ‘nova’ pista dos Ingleses”, declarou Victor Tadeu de Andrade, da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina, referindo-se ao fato de que a pista recebeu novo asfalto e foi alargada em um metro.

Nove novos campeões serão conhecidos na pista catarinense. Na Cadete, o atual líder é o paulista Erik Gasparini, seguido pelo gaúcho Gabriel Robe, pelo tocantinense Marcos Vieira e pelo catarinense Danilo Sadzinski.

Outro tocantinense, irmão de Marcos, lidera na Mirim. João Vieira tem 46 pontos, enquanto que Vinícius Balbuena (PR) tem 40 e Gabriel Sereia (MT) está com 32.

A Júnior Menor também é liderada por um piloto do Tocantins. Felipe Fraga aparece na ponta, seguido por dois representantes do Paraná, Jonathan Louis e Sabrina Kuronuma, a única representante do sexo feminino na competição.

Alexandre Ruiz Filho, Carlos Huertas, Marcelo Anselmi e Giancarlo Vialarinho são os principais candidatos ao título na Júnior, enquanto que a Novatos é amplamente dominada por pilotos paranaenses. João Horto, Alex França e Fabrício Andretta são os três primeiros, seguidos pelo carioca Hendrik Wolff.

A mesma situação é vivida pela categoria Sênior B, que tem nas três primeiras colocações apenas pilotos do Paraná. Anderson Moraes, Luis Ariji e Erich Kowalski são os pilotos que deverão protagonizar as grandes disputas pelo título.

Na Sênior A, a liderança é do carioca Marcelo Oliveira, seguido muito de perto pelo paranaense Wagner Ebrahim, piloto da Stock Car V8. Logo atrás aparecem Jedson Vicente e Fernando Scotti.

Rafael Suzuki, destaque do último Pan-Americano, lidera na Graduados A, também seguido por dois paranaenses, Bruno Pacetti e João Paulo Gelain.

E por fim, a Fórmula 4, que é liderada por três pilotos do Rio Grande do Sul. Otávio Bonder, Roberto Gomes e Pedro Gomes deverão protagonizar as grandes disputas pelo título, mas o carioca Rennan Lobo promete brigar pela vitória.

A ultima e decisiva etapa do Sul-Brasileiro será composta de duas baterias, uma no sábado e outra no domingo. Ambas atribuirão pontuação dobrada e, portanto, estarão em jogo 44 pontos, o que deixa totalmente em aberto a definição dos novos campeões. Os treinos começam na quinta-feira, prosseguirão no dia seguinte e as tomadas de tempos acontecem no sábado pela manhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *