Kart: Título no Light coroa vitoriosa temporada de Gabriel Navarrete

No último sábado, dia seis, o piloto goiano Gabriel Navarrete (Coppertone Sports / Nil Racing) conquistou no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, pela categoria Sprinter “A”, o título da Copa São Paulo Light de Kart 2008.

Mas, chegar ao título da Copa São Paulo Light, foi muito além de conquistar uma competição fora de casa. Na verdade, esta conquista de Navarrete, representou à redenção do esporte à este piloto que se demonstrou um grande guerreiro no decorrer do ano.


Com apenas 13 anos no início da temporada Gabriel e sua equipe tiveram de fazer a difícil escolha de ir para a categoria Graduados “B”. Apesar de sua idade lhe permitir mais um ano na categoria Júnior o piloto, que mede mais de um metro e oitenta, não teve escolha e, para ser competitivo, aceitou o desafio de se tornar um Graduado.


Dedicado, Gabriel fez inúmeras sessões de treinos junto à sua equipe e sob as orientações do competente e, muitas vezes severo, professor André Nicastro. A cada dia o piloto foi ganhando confiança para encarar o desafio desta que seria sua principal jornada no esporte.


Após um primeiro semestre dedicado exclusivamente à preparação para o Brasileiro e a Copa São Paulo Light, Gabriel, mesmo sob as mais adversas condições, conseguiu superar vários problemas e venceu de forma brilhante o Campeonato Brasileiro, no Kartódromo Velopark, no Rio Grande do Sul.


No segundo semestre, já com vistas à Copa Brasil, foi acometido por uma antiga lesão nas costelas que, adormecida por muito tempo, voltou à incomodá-lo, tirando-o completamente as condições de disputar o título. Guerreiro, o piloto não se deixou abater, foi para a pista e completou as duas baterias daquela competição.


Sem desanimar e já pensando no desafio da Seletiva Petrobras, competição em que o piloto conseguira sua vaga ainda no mês de abril, em Goiânia, sua cidade natal, o representante da Coppertone Sports foi para São Paulo, fez algumas sessões de tratamento nas costelas com o Dr. Daniel de Moraes. Conhecido no automobilismo como o “Anjo da Guarda dos Pilotos” o médico sanou o problema nas costelas do piloto, que nesta altura já havia completado 14 anos.


Recuperado, ao lado dos mais rápidos pilotos de kart do país, Gabriel foi para a Granja Viana onde disputou esta Seletiva. Mais novo competidor na pista, Navarrete foi o grande destaque da prova deste ano. Ele andou muito rápido em um equipamento que, até quatro dias antes da competição, nunca havia tido contato. Ao final, apesar de ter terminado com a quinta colocação, todos reconheceram que naquele garoto estavam depositada muitas esperanças de um promissor futuro no automobilismo.


Para encerrar a temporada então, após nove etapas e contra 34 pilotos classificados, Gabriel chegou à final da Copa São Paulo Light na liderança da competição. Correndo com extrema consciência o piloto demonstrou tudo que aprendeu durante este difícil ano e, com um terceiro e um quinto lugares na etapa final, comemorou muito o seu mais difícil título da carreira.


“Não tenho palavras para descrever o que foi o ano de 2008 para mim. Foi muito difícil e por muitas vezes só mesmo com o apoio dos amigos e da família que me mantive correndo. Agora, consigo respirar aliviado ao saber que cumpri meu papel e consegui vencer as duas mais difíceis competições do ano. A Copa São Paulo Light e o Campeonato Brasileiro. Quero agradecer muito à Deus, minha família, amigos, à Coppertone Sports e a todos que me ajudaram neste ano. Por fim, devo um agradecimento especial ao Nil, Marcelo e Nicastro, pessoas sem as quais eu nada teria conseguido”, finalizou emocionado o piloto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *