Kart: Um Pan-Americano de estréias para Douglas Hiar

Campeão brasileiro de kart disputa a categoria Sudam, a principal do torneio, em busca de um título que o Brasil não vê há três anos.

No próximo final de semana (29 e 30 de abril) o Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis, Santa Catarina, receberá os principais pilotos da América do Sul para disputar o Campeonato Pan-americano de Kart, mais importante competição da temporada na América Latina. A competição, que já teve Ayrton Senna como bicampeão (1977 e 1979), terá a edição mais forte dos últimos anos com a presença dos pilotos argentinos, uruguaios e colombianos. Entre os brasileiros confirmados, vários campeões nacionais. O paulista Douglas Hiar (Tx Wear/Rg518), de 15 anos de idade, é um deles. Campeão Brasileiro da categoria Graduados B em 2005, Douglas vai disputar sua primeira competição internacional. “Estou ansioso pela disputa do Pan. Aqui no Brasil o nível técnico já é muito alto, mas enfrentar os argentinos vai ser ainda mais complicado”, ressalta Hiar, que disputará a categoria Sudam, a principal da competição, destinada aos pilotos a partir dos 15 anos de idade.

O piloto paulista tem razão em se preocupar com vizinhos argentinos. Nas últimas três temporadas, a Argentina ficou com o título na categoria Sudam. “Eles ganharam uma vez no Brasil, uma no Uruguai e outra na Argentina. Tá na hora de quebrar esse tabu”, avisa Hiar, referindo-se aos torneios disputados nas pistas de Viamão, no Rio Grande do Sul (2003), Fray Bentos (2004), no Uruguai, e Zárate, na Argentina (2005).

Além de estrear no Pan, Douglas Hiar também correrá pela primeira vez no Kartódromo dos Ingleses e também pela primeira vez competindo com chassis da marca Birel Sudam. Nos principais campeonatos e conquistas de Hiar no kart, ele sempre utilizou a marca Kart Mini. Agora para o Pan-americano ele começa a usar Birel. “Decidimos mudar para este campeonato porque a Birel está com um chassi muito bom neste inicio de ano”, justifica Douglas. “Nos treinos livres terei que adaptar ao novo equipamento, mas o importante é trabalhar pensando na final”, acrescenta Hiar. Os treinos para a competição começam nesta quarta-feira (26/4) e prosseguem até domingo, dia 30, quando a bateria final apontará o novo campeão pan-americano de kart.

O Campeonato Pan-americano de Kart conta com 40 pilotos inscritos na categoria Sudam, entre eles os argentinos Franco Vivian, bicampeão em 2004 e 2005, e Matias Milla, campeão em 2003. O torneio com uma fase eliminatória, onde os pilotos são divididos em grupos que se enfrentam entre si. Os 34 melhores se classificam para a parte final da competição, onde realizam mais duas baterias. O resultado da prova pré-final define o grid da finalíssima, cujo vencedor sagra-se campeão do evento. “É uma verdadeira guerra e a estratégia vale muito. Espero surpreender”, promete, confiante, o paulista Douglas Hiar.

Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/4) serão realizados os treinos livres em Florianópolis. Na sexta-feira acontece a tomada de tempos e no sábado as baterias eliminatórias. No domingo (30) acontece a Pré-final e a Final do Campeonato Pan-americano de Kart 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *