Kart: Vinícius Serafim mantém a liderança no Campeonato Super Paulista
Piloto de Santo André, no ABC Paulista, vai para a rodada decisiva com apenas um ponto de vantagem sobre seu principal adversário.
Vinícius Serafim é um dos protagonistas da categoria mais disputada do Campeonato Super Paulista de Kart – a 125cc Sprint, que usa motores dois tempos, sem caixa de câmbio, capazes de atingir velocidades superiores a 130 km/h. O torneio regional teve no último sábado – dia 06 – a sua oitava etapa, realizada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Novamente Vinícius foi destaque na categoria, mas alguns toques ainda na volta de apresentação acabaram definindo o futuro da corrida.
Segundo colocado no grid de largada, Serafim tinha ao seu lado na primeira fila Fábio Rey, seu principal adversário na disputa pelo campeonato. E logo atrás, o jovem Ricardo Sargo, terceiro colocado na categoria do Super Paulista. Durante a volta de apresentação e alinhamento para a largada, quando os karts andam em ritmo mais lento para formar o pelotão, os toques de Sargo na traseira de Vinícius acabaram selando o futuro da corrida.
“Na volta de apresentação ele estava muito próximo e, por algumas vezes, acabou batendo na minha traseira. É algo normal em corrida, já que a primeira fila é quem determina o ritmo do pelotão e nem sempre é possível evitar esses toques”, comentou Vinícius, isentando Ricardo Sargo de culpa no incidente. “O problema é que esses toques acabaram soltando a barra traseira do meu kart e, como determina o regulamento, eu tive de parar no parque fechado para consertá-la”, completou.
A ordem de parada para reparo do pára-choque aconteceu ainda na segunda volta da corrida, quando Vinícius já ocupava a liderança depois de uma excelente largada. Perdendo muito tempo em relação aos líderes, restou ao piloto fazer uma prova de recuperação e marcar pontos. Terminou as 22 voltas da corrida na quarta posição, que lhe valeu a manutenção da liderança do campeonato.
“Depois que eu parei nos boxes, passei a pensar no campeonato e fiz de tudo para marcar pontos. Consegui reduzir o prejuízo e o Fábio (Rey) descontou apenas dois pontos”, disse Vinícius, que agora tem apenas um ponto de vantagem sobre o vice-líder do campeonato a uma prova do final.
A primeira temporada do Campeonato Super Paulista de Kart será no dia 24 de janeiro e a pontuação terá peso dobrado, ou seja, de 11 a vitória passa a valer 22 pontos – da mesma maneira que o segundo lugar passa a valer 18, o terceiro, 16; o quarto, 14 e assim por diante. Nesse cenário, a disputa entre Vinícius Serafim e Fábio Rey na 125cc Sprint será definida a favor daquele que chegar na frente do adversário.
Confira como terminou a oitava etapa do Super Paulista de Kart e como fica a situação do campeonato:
125cc Sprint
1º) Ricardo Sargo
2º) Fábio Rey
3º) Juliano Cantu
4º) Vinícius Serafim
5º) Sérgio Fernando
Classificação depois de oito etapas (com descartes) –
1º) Vinícius Serafim, 56 pontos
2º) Fábio Rey, 55
3º) Ricardo Sargo, 40
4º) Rodrigo Balula, 25
5º) Maique Paparelli, 21