LMS: Aston Martin Racing domina os 1000 km de Nurburgring

A Aston Martin Racing dominou os 1000 km de Nurburgring, na Alemanha, 4ª etapa da temporada, disputados no domingo (23/08). O trio Stefan Mucke/ Jan Charouz/ Tomas Enge, venceu a prova, com os parceiros de equipe Darren Turner/ Harold Primat em segundo, com o terceiro carro da equipe, com o trio Miguel Ramos/ Stuart Hall/ Chris Buncombe, completando o pódio.

O Lola Aston Martin do trio vencedor liderava com tranqüilidade até o Tcheco Charouz liderava rodar no começo da quarta hora de disputa. A vantagem de mais de um minuto caiu para trinta segundos, permitindo o inglês Turner se aproximar para assumir a primeira posição.

Enge assumiu a condução do Lola Aston Martin número 007, que permaneceu com o mesmo jogo de pneus que Charouz, o que a equipe descreveu como um “erro de comunicação”.  Isso resultou em um prematuro pit stop que deixou Enge com mais de um minuto de vantagem sobre seu parceiro de equipe.
 
Mucke/ Charouz/ Enge ficaram fora da sincronia de pit stops, e embora o francês Primat tenha feito a sua parada logo no começo da última hora, o trio reassumiu a liderança no seu pit stop final.

O trio vencedor cruzou a linha de chegada, após quase seis horas de prova, com 1m04s856 de vantagem sobre Turner/Primat. Ramos/Hall/Buncombe, com duas voltas de atraso, terminaram em 3º.

O trio Jean-Christophe Boullion/ Christophe Tinseau/ Emmanuel Collard, num Pescarolo Judd da Pescarolo Sport, abandonou, com problemas na caixa de marchas, na 35ª volta.

Boullion/ Tinseau chegaram Á  Alemanha na liderança do campeonato na Classe LMP2, mas com o triunfo de Mucke/ Charouz/ Enge, caÁ­ram para a segunda posição, com sete pontos de diferença, 33 a 26.

A dupla Olivier Pla/ Miguel Amaral, num Ginetta Zytek da Quifel ASM Team, venceu na Classe LMP2. No geral foram 6º colocados.

O brasileiro Thomas Erdos, em dupla com o inglês Mike Newton, num Lola Mazda da RML, abandonou na 57ª volta.

Pla/ Amaral lideram na classe com 32 pontos.

Pela Classe LMGT1, que contou com apenas dois carros, vitória do trio Laurent Groppi/ Roland Berville/ Sebastien Dumez, num Saleen S7R da Larbre Competition. No geral chegaram em 23º.

A dupla Yann Claray/ Patrice Goueslard, teve problemas no motor do Corvette C6.R, garantindo o tÁ­tulo da classe, com o segundo lugar. Faltando uma prova para o final do campeonato, eles somam 38 pontos e não podem ser alcançados por Berville, que tem 25.

O Porsche 997 GT3 RSR do Team Felbermayr Proton, com a dupla Marc Lieb/ Richard Lietz, venceu na classe LMGT2, sendo 13º no geral. Eles ganharam a ponta depois da dupla Robert Bell/ Giamaria Bruni ter problemas mecânicos na Ferrari F430 GT da JMW Motorsport, saindo da etapa sem pontos.

Lieb/ Lietz lideram o campeonato com 33 pontos, oito a mais do que a Bell/ Bruni.

A 5ª e última etapa, os 1000 km de Silverstone, na Inglaterra, acontece no dia 13 de setembro. Â

Final:

1. LMP1  J.Charouz, T.Enge, S.Mucke Aston Martin Racing Lola Aston Martin 195 voltas em 5h57m26s595
2. LMP1  H.Primat, D.Turner Aston Martin Racing Lola Aston Martin a 1:04.856
3. LMP1  C.Buncombe, S.Hall, M.Ramos AMR Eastern Europe Lola Aston Martin 193 voltas
4. LMP1  N.Karthikeyan, A.Meyrick, C.Zwolsman Kolles Audi R10 TDI 192 voltas
5. LMP1  P.Ragues, F.Mailleux Signature Plus Oreca Judd  190 voltas
6. LMP2  M.Amaral, O.Pla Quifel ASM Team Ginetta Zytek 189 voltas
7. LMP2  A.Ceccato, F.Francioni, G.Piccini Racing Box Lola Judd 187 voltas
8. LMP2  M.Lahaye, K.Ajlani OAK Racing Pescarolo Mazda 185 voltas
9. LMP2  J.Nicolet, R.Hein OAK Racing Pescarolo Mazda 184 voltas
10. LMP2 K.Ojjeh, C.Gosselin, P.Peter G.A.C. Racing Team Zytek     183 voltas
11. LMP2 T.Biagi, M.Bobbi, A.Piccini  Racing Box Lola Judd 182 voltas
12. LMP2 J.Kane, B.Leuenberger, X.Pompidou Speedy Racing Team Sebah Lola Judd     177 voltas
13. LMGT2 M.Lieb, R.Lietz Team Felbermayr Proton Porsche 997 GT3 RSR 174 voltas
14. LMGT2 T.Coronel, J.Janis Snoras Spyker Spyker C8 Laviolette 173 voltas
15. LMGT2 P.Ehret, D.Farnbacher, A.Beltoise FBR Ferrari F430 GT 173 voltas
16. LMGT2 A.Simonsen, P.Kaffer Hankook Team Farnbacher Ferrari F430 GT 172 voltas
17. LMGT2 P.Pilet, R.Narac  Imsa Matmut Porsche 997 GT3 RSR 171 voltas
18. LMGT2 G.Rosa, A.Montermini, G.Ricci FBR Ferrari F430 GT 169 voltas
19. LMGT2 C.Ried, H.Felbermayr Jr, F.Martins Team Felbermayr Proton Porsche 997 GT3 RSR 169 voltas
20. LMGT2 A.Garcia, L.Mansell, T.Vilander Team Modena Ferrari F430 GT 169 voltas
21. LMP2 J.Schell, P.Thirion, J.Metz Pegasus Racing Courage AER 169 voltas
22. LMGT2 R.Bell, G.Bruni JMW Motorsport Ferrari F430 GT 169 voltas
23. LMGT1 R.Berville, S.Dumez, L.Groppi Larbre Competition Saleen S7R 168 voltas
24. LMGT2 M.Griffin, P.Bamford Advanced Engineering Ferrari F430 GT 168 voltas
25. LMGT2 G.Tenchini, P.Basso, R.Plati Easyrace Ferrari F430 GT 166 voltas
26. LMP2 W.Cavailhes, F.Da Rocha, J.Ibanez Ibanez Racing Service Courage AER 161 voltas
27. LMP1 A.Belicchi, M.Fassler, N.Prost Speedy Racing Team Sebah Lola Aston Martin 156 voltas
28. LMGT2 J.Hartshorne, P.Kutemann, J.Scheier JMB Racing Ferrari F430 GT 142 voltas
29. LMP1 D.Watts, N.Leventis Strakka Racing Ginetta Zytek 141 voltas
30. LMGT1 Y.Clairay, J.Jousse, P.Goueslard Alphand Aventures Corvette C6.R 138 voltas
31. LMGT2 J.Cocker, P.Drayson Drayson Racing Aston Martin Vantage 131 voltas
32. LMP2 S.Salini, P.Salini, T.Gommendy WR Salini WR Zytek 124 voltas
33. LMP2 P.Bruneau, M.Vergers, F.Sini Bruichladdich Bruneau Radical AER     114 voltas
34. LMP2 C.Jorda, M.Cortes, F.Nieto Q8 Oils Hache Team Lucchini Judd 75 voltas
35. LMP2 T.Erdos, M.Newton RML Lola Mazda  57 voltas
36. LMP1 C.Albers, C.Bakkerud, G.Mondini Kolles Audi R10 TDI 40 voltas
37. LMP1 J.Boullion, C.Tinseau, E.Collard Pescarolo Sport Pescarolo Judd 35 voltas
38. LMP1 G.Lavaggi, W.Kaufmann Scuderia Lavaggi Lavaggi AER 21 voltas