LMS: Bruno Senna termina em 3º nos 1.000 Km da Catalunha

Mesmo com o carro rendendo menos que os dos principais rivais, Bruno Senna liderou o Courage-LC70 AIM da equipe Oreca a um excelente 3º lugar nos 1.000 Km da Catalunha, prova que abriu neste domingo o calendário da Série Le Mans em Barcelona (Espanha).

Em parceria com o monegasco Stéphane Ortelli, Bruno estreou em corridas de longa duração e colocou fim a um jejum de mais de seis meses desde sua última corrida oficial na Fórmula GP2 em setembro, quando assegurou em Monza o vice-tÁ­tulo de 2008. A vitória foi do trio Stephan Muck/Tomas Enge/Jan Charouz, que dividiu o cockpit do Lola Aston Martin.

“Dentro de nossa realidade, acho que fizemos o possÁ­vel”, comentou Bruno, satisfeito com o resultado de seu batismo na categoria. Sétimo colocado no grid, Bruno fez o turno inicial e voltou a assumir o volante no meio da corrida, quando foi ganhando as posições que permitiram ao companheiro garantir a presença da dupla no pódio. “Nosso carro ainda precisa ser mais desenvolvido. Na comparação das voltas mais rápidas, é dois segundos mais lento que o Lola Aston Martin, embora em ritmo da corrida a diferença caia para um segundo”, lembrou.

A participação em provas de resistência faz parte do programa de desenvolvimento que estabeleceu para este ano enquanto continua aguardando por uma oportunidade na Fórmula 1. Apesar das caracterÁ­sticas diversas das modalidades de fórmula por onde passou, Bruno aprovou a experiência. “Foi bastante interessante. Dentro do espÁ­rito da prova, deu para me divertir bastante. Como eu já imaginava, o tráfego é complicado, principalmente quando você se aproxima de uma curva e encontra dois ou três carros mais lentos de outra classe. Nessas horas, tudo é absolutamente imprevisÁ­vel”.

A Série Le Mans voltará a ser movimentada dia 10 de maio em Spa-Francorchamps, em nova prova com duração de mil quilÁ´metros. Em um dos seus circuitos favoritos, Bruno utilizará a corrida como preparação Á s 24 Horas de Le Mans, programada para meados de junho em Paul Ricard.

Os 10 primeiros em Barcelona:

1 – Stephan Muck/Tomas Enge/Jan Charouz, Lola Aston Martin, 209 voltas em 6h00min05s674 (162,107 km/h)
2 – Jean-Christophe Bouillon/Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, a 14s884
3 – Bruno Senna/Stéphane Ortelli, Courage Oreca LC70 AIM, 206
4 – Pierre Ragues/Franck Mailleux, Courage Oreca LC70 Judd, 206
5 – Danny Watts/Nick Leventis/Peter Hardman, Ginetta Zytek, 205
6 – Bruce Jouanny/João Barbosa, Pescarolo Judd, 203
7 – Andrea Piccini/Thomas Biagi/Bobbi Matteo, Lola B08/80 Coupé Judd, 201
8 – Olivier Pla/Miguel Amaral, Ginetta Zytek 09S, 201
9 – Giacomo Piccini/Andre Ceccato/Filippo Franconi, Lola B08/80 Coupé Judd, 195
10 – Stuart Moseley/Pierre Bruneau/Nigel Greensall, Radical SR9 AER, 193