LMS: Jaime Melo e Bruno Senna conquistam terceiros lugares em Algarve

Brasileiro atesta condição de vitória na pista portuguesa, reconhece perda de tempo em pit stops e prepara-se para corridas nos EUA.

Dois pilotos do Brasil foram ao pódio na terceira etapa da Le Mans Series, na noite deste sábado (1º) na pista portuguesa de Algarve, na cidade de Portimão. O paranaense Jaime Melo foi terceiro na categoria LM GT2, com a Ferrari F430 do Team Modena, enquanto o paulista Bruno Senna obteve a mesma posição na LM P1 com o Courage-Oreca do Team Oreca Matmut. O carioca Thomas Erdos foi o sétimo na categoria LM P2.

Melo, que foi ao pódio pela segunda vez em duas participações na série europeia, ficou satisfeito, mas reconheceu que o resultado poderia ter sido melhor. “Nosso carro esteve competitivo durante todo o fim de semana, mas aconteceram algumas coisas que nos prejudicaram. Na corrida, por exemplo, nós perdemos no mínimo um minuto por falhas nos nossos pit stops. Isso impediu a gente de ganhar a corrida”, disse o brasileiro.

Largando em terceiro, Melo conseguiu cumprir a estratégia de assumir a liderança na fase inicial da corrida. “Era o que a gente precisava fazer para poder administrar com mais tranquilidade quando escurecesse”, resumiu. O primeiro pit stop da equipe, quando o brasileiro passou o comando do carro número 84 para o espanhol Antonio Garcia, custou a liderança. “Perdemos tempo e o Antonio voltou em segundo”, lembrou Melo.

No pit stop seguinte, para nova troca de pilotos, o britânico Leo Mansell, que completa o trio do Team Modena, foi para a pista na vice-liderança. “O Leo perdia entre quatro e cinco segundos por volta em relação aos outros pilotos, ele é um piloto com pouca experiência e ainda está buscando adaptação à categoria. É normal para a fase de aprendizado, mas com o ritmo dele não foi possível segurar a segunda posição”, ponderou o brasileiro.

Jaime Melo, que uma semana antes havia vencido pela AF Corse as 24 Horas de Spa-Francorchamps, dará sequência à sua agenda de competições já no próximo sábado (8), em Mid-Ohio, na sexta etapa da American Le Mans Series. Nesta competição, ele atua pela Risi Competizione, formando dupla com o alemão Pierre Kaffer, e ocupa a vice-liderança. No domingo seguinte (16), Melo e Kaffer vão disputar a sétima etapa, em Elkhart Lake.

O resultado da prova deste sábado em Portimão foi o seguinte:
 
Classe LM GT2
1º) Robert Bell/Gianmaria Bruni (ING/ITA)
JMW Motorsport, Ferrari F430 GT, 190 voltas
 
2º) Raymond Narac/Patrick Pilet (FRA/FRA)
IMSA Performance Matmut, Porsche 997 GT3 RSR, a 5s152
 
3º) Jaime Melo/Antonio Garcia/Leo Mansell (BRA/ESP/ING)
Team Modena, Ferrari F430 GT, a 1 volta
 
4º) Pierre Ehret/DominikFarnbacher/Anthony Beltoise (ALE/ALE/FRA),
FBR, Ferrari F430 GT, a 2 voltas
 
5º) Allan Simonsen/Pierre Kaffer (AUS/AUT)
Hankook-Team Farnbacher, Ferrari F430 GT, a 3 voltas
 
6º) John Hartshorn/Cesar Companico (ING/MON)
JMB Racing, Ferrari F430 GT, a 8 voltas
 
7º) Maurice Basso/Roberto Plati/GianPaolo Tenchini (SUI/ITA/ITA)
Easyrace, Ferrari F430 GT, a 11 voltas
 
8º) Tom Coronel/Jarek Janis (HOL/CZE)
Snoras Spyker Squadron, Spyker C8 Laviolette GT2-R, a 27 voltas
 
9º) Marc Lieb/Richard Lietz/Horst Felbermayr (ALE/AUT/AUT)
Team Felbermayr-Proton, Porsche 997 GT3 RSR, a 37 voltas
 
10º) Paul Drayson/Jonny Cocker (ING/ING)
Drayson Racing, Aston Martin Vantage GT2, a 143 voltas
 
11º) Horst Felbermayr Jr./Christian Ried/Francisco Cruz Martins (AUT/ALE/POR)
Team Felbermayr-Proton, Porsche 997 GT3 RSR, a 189 voltas
 
Classe LM GT1
1º) Julien Jousse/Patrice Goueslard/Yann Clairay (FRA/FRA/FRA)
Luc Alphand Aventures, Corvette C6.R, 194 voltas
 
2º) Roland Berville/Sébastien Dumez/Stéphane Lemeret (FRA/FRA/BEL),
Larbre Competition, Saleen S7R-Ford, a 22 voltas
 
Classe LM P2
1º) Miguel Amaral/Oliver Pla (POR/FRA)
Quifel-ASM Team, Ginetta-Zytek 09S-Zytek, 207 voltas
 
2º) Filippo Francioni/Andrea Ceccato/Giacomo Piccini (ITA/ITA/ITA)
Racing Box, Lola B08/80 Coupé-Judd, a 2 voltas
 
3º) Karim Ojjeh/Claude-Yves Gosselin/Phillip Peter (SAU/FRA/AUT)
GAC Racing Team, Zytek 07S-Zytek, a 2 voltas
 
4º) Matteo Bobbi/Andrea Piccini/Thomas Biagi (ITA/ITA/ITA)
Racing Box, Lola B08/80 Coupé-Judd, a 4 voltas
 
5º) Jonny Kane/Benjamin Leuenberger/Xavier Pompidou (ING/SUI/FRA)
Speedy Racing Team Sebah, Lola B08-80 Coupé-Judd, a 9 voltas
 
6º) Matthieu Lahaye/Karim Ajlani (FRA/SIR)
Oak Racing, Pescarolo-Mazda, a 12 voltas
 
7º) Thomas Erdos/Mike Newton (BRA/ING)
RML, Lola B08/80 Coupé-Mazda, a 12 voltas
 
8º) Jacques Nicolet/Richard Hein (FRA/MON),
Oak Racing, Pescarolo-Mazda, a 28 voltas
 
9º) Stéphane Salini/Philippe Salini/Bruce Jouanny (FRA/FRA/FRA),
WR/Salini, WR-Zytek, a 36 voltas
 
10º) Pierre Bruneau/Tim Greaves/Francesco Sini (FRA/ING/ITA),
Bruichladdich Bruneau, Radical SR9-AER, a 42 voltas
 
11º) José Ibanez/William Cavailhes/Frederic da Rocha (FRA/FRA/POR),
Ibanbez Racing Service, Courage LC 75, a 83 voltas
 
12º) Maximo Cortes/Alfonso Nieto/Carmen Jorda (ESP/ESP/ESP),
Q8 Oils Hache Team, Lucchini-Judd, a 117 voltas
 
13º) Nick Leventis/Danny Watts (ING/ING),
Strakka Racing, Ginetta-Zytek, a 148 voltas
 
Classe LM P1
1º) Jean-Christophe Boullion/Christophe Tinseau (FRA/FRA),
Pescarolo Sport, Pescarolo-Judd, 215 voltas
 
2º) Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mücke (CZE/CZE/ALE)
Aston Martin Racing, Lola Aston Martin, a 1min25s548
 
3º) Bruno Senna/Tiago Monteiro (BRA/POR)
Team Oreca Matmut-AIM, Courage-Oreca LC70, a 1 volta
 
4º) Olivier Panis/Nicolas Lapierre (FRA/FRA)
Team Oreca Matmut-AIM, Courage-Oreca LC70, a 3 voltas
 
5º) Harold Primat/Darren Turner/Miguel Ramos (SUI/MON/POR)
Aston Martin Racing, Lola Aston Martin, a 4 voltas
 
6º) Pierre Ragues/Franck Mailleux (FRA/FRA)
Signature Plus, Courage-Oreca LC70-Judd, a 13 voltas
 
7º) Christijan Albers/Christian Bakkerud/Giorgio Mondini (AUT/DIN/ITA),
Kolles, Audi R10 TDI, a 35 voltas
 
8º) Narain Karthikeyan/Andrew Meyrick/Charles Zwolsman (IND/ING/HOL),
Kolles, Audi R10 TDI, a 66 voltas
 
9º) Andrea Belicchi/Marcel Fassler/Nicolas Prost (ITA/SUI/FRA),
Speedy Racing Team Sebah, Lola B08-60 Coupé-Aston Martin, a 185 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *