LMS: quebra do semieixo tira Melo da disputa pela vitória na França

Problema na sexta hora de disputa põe fim a corrida de recuperação do
piloto brasileiro da Ferrari na abertura da temporada da Le Mans Series.

A pretensão de vitória de Jaime Melo na classe GT2 das 8 Horas de Paul Ricard esbarrou numa irremediável quebra. O piloto brasileiro abandonou a corrida deste domingo (11) em Le Castellet, na França, após pouco mais de cinco horas e meia, com a quebra do semieixo da Ferrari F430 GT número 96 da AF Corse. Na classificação geral, a vitória foi conquistada por Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish, com um Audi R15 TDI.

Melo e seu parceiro italiano Gianmaria Bruni conquistaram a pole da GT2 para a corrida francesa, que abriu a temporada da Le Mans Series. Os problemas da dupla da AF Corse começaram já na segunda hora de prova, com o furo de um pneu. “A gente estava em segundo e com isso acabou ficando uma volta atrás dos lÁ­deres”, narra Melo. “Voltamos em um ritmo forte e conseguimos voltar a andar na mesma volta dos lÁ­deres”, continua.

A perseguição de Melo e Bruno ao Porsche 997 RSR de Richard Lietz e Marc Lieb, lÁ­deres da GT2, perdurou até a sexta hora de prova, quando o brasileiro ficou a pé no meio do circuito com o semieixo quebrado. “A gente já tinha reduzido a desvantagem para 50 segundos. Não seria fácil, porque eles estavam rápidos e isso é que deixaria a corrida interessante. Eu tinha acabado de assumir o carro, foi uma pena. Vamos para a próxima”, diz.

A temporada da Le Mans Series terá sequência no dia 9 de maio, com os Mil QuilÁ´metros de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Melo e Bruni voltarão a pilotar bem antes disso, já nesta semana. Eles vão defender a liderança da classe GT2 na American Le Mans Series, que terá sua segunda etapa sábado (17), em Long Beach. Competindo pela Risi Competizione, eles conquistaram a vitória em março nas 12 Horas de Sebring, prova que abriu o campeonato.

Depois de 266 voltas pelo circuito francês, o resultado das 8 Horas de Paul Ricard foi o seguinte:
 
1º) Rinaldo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish (ITA/DIN/ESC)
Audi Sport Team Joest, Audi R15 TDI, classe LM P1, 8h00min36s415
 
2º) Andrea Belichi/Jean-Christophe Boullion/Guy Smith (ITA/FRA/ING)
Rebellion Racing, Lola B10/60 Coupé-Rebellion, classe LM P1, a 5 voltas
 
3º) Adrian Fernandez/Harold Primat/Stefan Mücke (MEX/FRA/ALE)
Aston Martin Racing, Lola Aston Martin, classe LM P1, a 5 voltas
 
4º) Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Stéphane Sarrazin (FRA/FRA/FRA)
Team Oreca Matmut, Peugeot 908 HDi FAP, classe LM P1, a 8 voltas
 
5º) Soheil Ayari/Didier Andre/LoÁ¯c Duval (FRA/FRA/FRA)
Team Oreca Matmut, Oreca 01-AIM, classe LM P1, a 8 voltas
 
6º) Pierre Ragues/Franck Mailleux/Vanina Ickx (FRA/FRA/BEL)
Signature Plus, Lola Aston Martin, classe LM P1, a 10 voltas
 
7º) Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane (ING/ING/ING)
Strakka Racing, HPD ARX-01, classe LM P2, a 16 voltas
 
8º) Richard Hein/Guillaume Moreau (MON/FRA)
Oak Racing, Pescarolo-Judd, classe LM P2, a 16 voltas
 
9º) Thomas Erdos/Mike Newton/Andy Wallace (BRA/ING/ING)
RML, Lola HPD Coupé, classe LM P2, a 17 voltas
 
10º) Mattieu Lahaye/Jacques Nicolet (FRA/FRA)
Oak Racing, Pescarolo-Judd, classe LM P2, a 17 voltas
 
11º) Nicolas Prost/Neel Jani (FRA/SUI)
Rebellion Racing, Lola B10/60 Coupé-Rebellion, classe LM P1, a 18 voltas
 
12º) Karim Ojjeh/Tim Greaves/Thor-Christian Ebbesvik (SAU/ING/NOR)
Team Bruichladdich, Ginetta-Zytek 09 S, classe LM P2, a 18 voltas
 
13º) Ferdinando Geri/Andrea Piccini/Giacomo Piccini (ITA/ITA/ITA)
Racing Box, Lola B09 Coupé-Judd, classe LM P2, a 20 voltas
 
14º) Nigel Mansell/Leo Mansell/Greg Mansell (ING/ING/ING)
Beechdean Mansell, Ginetta-Zytek 90S, classe LM P1, a 23 voltas
 
15º) Damien Toulemonde/David Zollinger/Ross Zampatti (FRA/FRA/AUS)
Applewood Seven, Formula Le Mans-Oreca 09, classe LM P2, a 29 voltas
 
16º) Mathias Beche/Christophe Pillon/Vincent Capillaire (FRA/SUI/FRA)
Hope Polevision Racing, Formula Le Mans, classe LM P2, a 29 voltas
 
17º) Andrea Barlesi/Alessandro Cicognani/Gary Chalandon (BEL/ITA/FRA)
Dams, Formula Le Mans Oreca 09, classe LM P2, a 31 voltas
 
18º) Marc Lieb/Richard Lietz (ALE/AUT)
Team Felbermayr Proton, Porsche 997 GT3 RSR, classe GT2, a 33 voltas
 
19º) Steve Zacchia/Luca Moro/Wolfgang Kaufmann (SUI/FRA/ALE)
Hope Polevision Racing, Formula Le Mans, classe LM P2, a 35 voltas
 
20º) Martin Ragginger/Christian Ried/Patrick Long (AUT/ALE/EUA)
Team Felbermayr Proton, Porsche 997 GT3 RSR, classe GT2, a 35 voltas
 
21º) Giancarlo Fisichella/Toni Vilander/Jean Alesi (ITA/FIN/FRA)
AF Corse, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 35 voltas
 
22º) Pierre Ehret/Phil Quaife/Pierre Kaffer (ALE/ING/ALE)
CRS Racing, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 35 voltas
 
23º) Luis Peres Companc/Matias Russo (ARG/ARG)
AF Corse, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 35 voltas
 
24º) Gabriele Gardel/Patrice Groueslard/Julien Canal (SUI/FRA/FRA)
Larbre Competition, Saleen S7-R, classe GT1, a 37 voltas
 
25º) JÁ¶rg Müller/Dirk Werner (ALE/ALE)
BMW Team Schnitzer, BMW M3, classe GT2, a 41 voltas
 
26º) Julien Schell/Jean-Christophe Metz/Frederic da Rocha (FRA/SUI/POR)
Pegasus Racing, Courage-Oreca LC75-AER, classe LM P2, a 47 voltas
 
27º) Raymond Narac/Patrick Pilet (FRA/FRA)
IMSA Performance Matmut, Porsche 997 GT3 RSR, classe GT2, a 47 voltas
 
28º) Peter Dumberck/Tom Coronel/Jeroen Bleekemolen (ALE/HOL/HOL)
Spyker Squadron, Spyker C8 Laviolette GT2-R, classe GT2, a 51 voltas
 
29º) Jean de Pourtales/Hideki Noda/Jonathan Kennard (FRA/JAP/FRA)
KSM, Lola B08/47, classe LM P2, a 78 voltas
 
NÁƒO COMPLETARAM
Dominik Farnbacher/Allan Simonsen (ALE/AUS)
Hankook Team Farnbacher, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 62 voltas
 
Dean Stirling/Luke Hines/Edoardo Piscopo (ING/FRA/FRA)
Dams, Formula Le Mans Oreca 09, classe LM P2, a 63 voltas
 
Peter Kuteman/Maurice Basso/John Hartshorne (ING/SUI/ING)
JMB Racing, Formula Le Mans Oreca 09, classe LM P2, a 63 voltas
 
Miguel Amaral/Oliver Pla/Warren Hughes (POR/FRA/ING)
Quifel-ASM Team, Ginetta-Zytek 09 S, classe LM P2, a 66 voltas
 
Dominik Kraihamer/Nicolas de Crem/Bernard Delhez (AUT/BEL/BEL)
Boutsen Energy Racing, Formula Le Mans Oreca 09, classe LM P2, a 71 voltas
 
Philippe Salini/Stéphane Salini/Tristan Gommendy (FRA/FRA/FRA)
WR/Salini, WR-Zytek, classe LM P2, a 98 voltas
 
Jaime Melo/Gianmaria Bruni (BRA/ITA)
AF Corse, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 114 voltas
 
Andrew Kirkaldy/Tim Mullen (ESC/ING)
CRS Racing, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 143 voltas
 
Marco Cioci/Piergiuseppe Perazzini/Luca Pirri (ITA/ITA/ITA)
Racing Box, Lola B09 Coupé-Judd, classe LM P2, a 150 voltas
 
Michel Frey/Ralph Miechtry/Tyler Dueck (SUI/SUI/CAN)
Race Performance, Radical SR9-Judd, classe LM P2, a 200 voltas
 
Robert Bell/Darren Turner (ING/ING)
JMW Motorsport, Aston Martin V8 Vantage, classe GT2, a 201 voltas
 
Marco Holzer/Richard Westbrook (ALE/ING)
Prospeed Competition, Porsche 997 GT3 RSR, classe GT2, a 212 voltas