Marcas Carioca: João Scalabrin conquista o campeonato

João Scalabrin é o grande campeão do Estadual de Marcas 2011. Após 20 corridas e uma rodada final repleta de emoção, ele saiu do autódromo de Jacarepaguá comemorando um tÁ­tulo que, para ele, naquele momento, fora com vantagem de apenas dois pontos sobre Elias Jr. No entanto, após comemorar a vitória nas duas corridas do dia, Elias foi desclassificado na vistoria técnica, por ter utilizado uma caixa de câmbio não permitida pelo regulamento. A emocionante decisão foi digna de um campeonato com média de 30 carros e grandes disputas. A Super Light já havia sido definida antecipadamente pela dupla Nilton Gomes/Guilherme de Paula. A programação em Jacarepaguá incluiu ainda disputas do Estadual de Arrancada (Confira resultados abaixo).

A vitória na primeira prova do dia foi comemorada por Elias Jr, que abriu confortável vantagem, a exemplo do que acontecera nas duas últimas da rodada anterior. Apesar do primeiro lugar, o piloto do carro número 11 sabia que não seria fácil a conquista do campeonato. “O tÁ­tulo está quase nas mãos do Scalabrin”. Elias lamentou o fato de ter contato com um carro competitivo apenas nas últimas quatro rodadas, depois da troca de equipe. Mais preocupado em controlar a vantagem de pontos do que com a vitória, João Scalabrin correu com cautela e recebeu a bandeirada na terceira posição. “Procurei poupar o carro e evitar confusões”, comentou.

O lÁ­der do campeonato entrou na segunda corrida do dia precisando, a princÁ­pio, de um oitavo lugar para comemorar seu primeiro tÁ­tulo estadual. Com a ordem invertida dos seis primeiros na largada, Scalabrin saiu em quarto, duas posições na frente de Elias, que demorou apenas três voltas para assumir a liderança, onde permaneceria nas 17 voltas restantes. Quando Faltavam sete voltas, um dos pneus do carro de Scalabrin furou e o piloto começou a perder posições até terminar em nono. Achando que o sonho do tÁ­tulo tinha caÁ­do por terra, Scalabrin sentou-se no chão próximo ao parque fechado, desolado e aos prantos.

Mas as lágrimas dele e as da namorada, Renata Duarte, logo se transformaram em sorrisos e festa. Por ter ficado em quarto lugar na metade da corrida, quando o safety car reagrupa o grid e pontos são distribuÁ­dos aos cinco primeiros, Scalabrin ganhara mais dois pontos, que, até então, faziam diferença a seu favor, após o descarte do pior resultado de cada um na terceira fase do campeonato. “A ficha ainda não caiu. Depois de tanta angústia, ainda está difÁ­cil acreditar que sou o campeão do Estadual”, disse, sob a forte emoção da conquista inédita, o piloto de 23 anos.

João Scalabrin, aos 10 anos, começou a correr de kart, modalidade onde disputou três Brasileiros e sagrou-se bicampeão do Paulista do Interior. Após experimentar a sensação de chegar em quarto lugar em uma prova da Stock Jr, no Rio de Janeiro, a falta de patrocÁ­nio o afastou das pistas de 2007 até 2009, quando disputou as últimas duas corridas do Estadual do Rio. Em 2010, em sua primeira temporada completa, ficou em quinto lugar. A primeira vitória do campeão no Regional de Marcas veio na segunda etapa de 2011. Foram três no total. Para Scalabrin, a conquista foi fruto da regularidade. “Terminei 16 das 20 corridas, 15 das quais entre os cinco primeiros” Em 2012, ele pretende partir para um novo desafio: “Quero participar do Brasileiro de Marcas, basta conseguir um bom patrocÁ­nio”, desejou.

Após a desclassificação de Elias Jr, Celso Vianna e Rodrigo de Paoli herdaram as vitórias, respectivamente, nas primeira e segunda provas do dia.

Â

Acompanhe os resultados:

Â

Estadual de Turismo

Â

19ª etapa

1º – Celso Vianna

2º – João Scalabrin

3º – Rodrigo de Paoli

4º – Paulo Lanfredi

5° – Marcelo Costa

Â

20ª etapa

1º – Rodrigo de Paoli

2º – Olavo Leite

3º – Mario Ferreira

4º – Paulo Lanfredi

5° – MaurÁ­cio Teixeira

Â

Estadual de Arrancada

Categoria Desafio – Sidney de Jesus Machado – Gol

Categoria Desafio – Jorge da Conceição Pientznaver de Souza – Maverick

Categoria Traseira Original – Rui Carlos de Araújo – Maverick

Categoria Dianteira Turbo C – Edler Mello Magalhães Pinto – Saveiro

Categoria Dianteira Turbo B – Alexandre Luiz Ferreira da Silva – Gol

Categoria Dianteira Turbo A – Gustavo Brasil do Nascimento – Gol

Categoria Turbo Traseira – Bruno Delgado – Chevete

Categoria Força Livre Traseira – Ronaldo Gonçalves da Silva – Fusca