Mercedes-Benz Challenge: Campeonato abre em Interlagos segunda metade da temporada

– Corrida de domingo é vista como primordial para a briga pelo tÁ­tulo, uma vez que duas das últimas quatro provas do ano serão no traçado paulista
– Etapa de São Paulo mantém tradição de contar com mais de 30 modelos no grid desde a inclusão da CLA AMG Cup na categoria

Com a realização da quinta etapa de 2016, no próximo domingo (11), no Autódromo de Interlagos, o Mercedes-Benz Challenge abre a segunda metade da temporada prometendo mais uma vez uma empolgante disputa rumo ao tÁ­tulo das categorias C 250 Cup e CLA AMG Cup. Esta será a primeira passagem do torneio pelo traçado paulistano desde a prova de encerramento de 2015, quando os tÁ­tulos das duas categorias foram decididos nas últimas voltas da competição.

Em dezembro, os pilotos retornam Á  capital paulista para decidir a temporada, em corrida com pontuação dobrada. Por conta disso, a prova deste domingo está sendo encarada como um momento especial do campeonato, pois um bom desempenho pode apontar favoritos na briga pelo tÁ­tulo, no fim do ano.

Uma caracterÁ­stica importante do local que aumenta ainda mais as expectativas para domingo é o fato de ser muito conhecido por praticamente todos os competidores. “A maioria dos pilotos conhece muito bem a pista e, por isso, é um trajeto que nivela mais a corrida no aspecto técnico”, diz Marcos Paioli, lÁ­der da C 250 Cup ao lado do parceiro Peter Gottschalk.

“A maioria das equipes é de São Paulo e pode treinar em Interlagos com certa frequência. É diferente de traçados como Cascavel, por exemplo, onde passamos três anos sem correr. A briga vai ser sempre na casa dos décimos de segundo”, completa Paioli.

Outra particularidade do traçado paulistano está relacionada ao número de veÁ­culos no grid. Desde a criação da categoria CLA AMG Cup, todas as provas disputadas no local contaram com pelo menos 30 veÁ­culos participantes. Durante a quinta etapa da temporada 2016 serão 32 no total, sendo 20 CLA 45 AMG e 12 C 250 Sport.

Decisão nos detalhes – “Interlagos é uma pista que realmente faz a diferença e oferece as melhores condições para pilotar”, diz Adriano Rabelo, atual vice-campeão da CLA AMG Cup. “Como todo mundo conhece bem o traçado, a corrida acaba sendo decidida nos detalhes. Eu tenho me dado muito bem lá. Nas últimas duas provas, conquistei uma vitória e um segundo lugar”, continua o piloto cearense.

Os pontos disputados nas etapas de São Paulo também são um motivador extra para os competidores que brigam pelo tÁ­tulo, considerando que na segunda metade da temporada Interlagos terá duas corridas cuja pontuação somada equivale a três provas.

“Os pontos dobrados são um aspecto fundamental”, diz Marcos Paioli. “No ano passado, Interlagos também encerrou a temporada. Eu era pole e caÁ­ para último devido a um acidente na largada. O piloto que estava disputando o tÁ­tulo conosco venceu a prova e acabou sendo campeão por conta da pontuação elevada”, conta Marcos Paioli.

Na prova mais recente disputada no traçado paulistano, em dezembro de 2015, a vitória na CLA AMG Cup foi do atual lÁ­der do torneio, o paulista Arnaldo Diniz Filho. Na C 250 Cup, o vencedor foi Peter Michel Gottschalk, o “Tubarão”. O resultado deu o tÁ­tulo da C 250 a Peter, enquanto que na CLA AMG Cup o campeão acabou sendo o gaúcho Fernando Júnior.

A quinta etapa do Mercedes-Benz Challenge começa com treinos livres na sexta-feira (9), das 16h30 Á s 17h30. Os treinos classificatórios serão no sábado (10), das 16h45 Á s 17h45. A largada da corrida no domingo (11) acontece Á s 11h35, com transmissão ao vivo do canal por assinatura Band Sports.

Confira abaixo, além da pontuação atualizada das categorias CLA AMG Cup e C 250 Cup, as datas e locais das quatro últimas corridas da temporada.
Calendário 2016
5ª etapa – Interlagos (SP) – 11 de setembro
6ª etapa – Curitiba (PR) – 16 de outubro
7ª etapa – Goiânia (GO) – 6 de novembro
8ª etapa – Interlagos (SP) – 11 de dezembro

Classificação após quatro etapas:

CLA AMG Cup
1) Arnaldo Diniz Filho, 49 pontos
2) Fernando Fortes, 48
3) Betão Fonseca, 47
4) Luiz Carlos Ribeiro, 37
5) Roger Sandoval, 35
6) Adriano Rabelo, 33
7) Claudio Dahruj, 29
8) Pierre Ventura, 29
9) Lorenzo/Paulo Varassin, 29
10) Marcelo Hahn, 25
11) Renato Braga, 25
12) José Vitte, 22
13) Fernando Junior, 20
14) Cristian Mohr, 19
15) Neto De Nigris, 16
16) Fernando Amorim, 15
17) Carlos Kray, 14
18) José Henrique Assunção, 14
19) Fernando Poeta, 14
20) Cesar Fonseca, 6
21) Paulo Totaro, 5

C 250 Cup
1) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 65
2) Peter Michel Gottschalk, 61
3) Flavio Andrade, 50
4) Claudio Simão, 48
5) Fabio Escorpioni, 42
6) Carlos Guilherme, 27
7) Beto Rossi, 26
8) Max Mohr, 24
9) João Lemos, 23
10) Sergio Kuba, 20
11) Sérgio Maggi, 17
12) Romualdo Magro Jr., 17
13) Ydenis Souza, 16
14) VinÁ­cius Simão, 15
15) Bruno Alvarenga, 9
16) Betinho Sartório, 9
17) Mateus Biriba, 9
18) André Paulo Varasin, 6