Mil Milhas Brasil: Corrida busca quebra de recorde de velocidade em Interlagos

Prova mais tradicional do Brasil encerrará a temporada da Le Mans Series no próximo sábado.

A Mil Milhas Brasil deve quebrar todos os recordes de velocidade no Autódromo de Interlagos. Com a entrada dos carros da Le Mans Series, principal campeonato de Endurance do mundo, os tempos das voltas devem diminuir mais de dez segundos e se aproximarem das marcas estabelecidas pela Fórmula-1. A expectativa é de que a categoria se firme como a segunda mais rápida no circuito da capital paulista – sendo superada apenas pela F-1. A prova que encerra a temporada da Le Mans Series será no próximo sábado, dia 10, Á s 12 horas.

“Acredito que esses carros possam fazer uma volta em cerca de 1m25s. Na época em que disputei o campeonato mundial de Esporte-Protótipos, a Le Mans Series da época, cheguei a andar apenas 1 décimo de segundo acima do recorde da F-1 em Silverstone, por exemplo”, disse Raul Boesel, campeão mundial de Esporte-Protótipos em 1987 e confirmado para a Mil Milhas Brasil.

Para se ter uma idéia da velocidade destes carros, o recorde em corridas da Fórmula-1 é de Juan Pablo Montoya, que completou os 4.309 metros do Autódromo de Interlagos em 1min11s473. Até hoje a categoria que andou mais próxima desta marca foi a World Series, quando em 2002 Ricardo Zonta registrou o tempo de 1min28s656.

O recorde da Mil Milhas Brasil de 2006, sem a participação dos carros da Le Mans Series, foi de 1min33s558 estabelecido pelo Protótipo ZF, de Paulo Roberto Bonifácio, Vitor Meira e Felipe Giaffone. Já a Stock Car V8 tem como melhor marca 1min39s913, de Thiago Camilo em 2004. Um dos favoritos para estabelecer o novo recorde na edição deste ano da Mil Milhas Brasil é o lÁ­der da categoria LMP1 – o Peugeot 908, equipado com motor V12, 700 cavalos de potência, câmbio semi-automático de seis marchas e 925 kg.

“Apesar dos carros serem bem mais pesados, há muita pressão aerodinâmica e os pilotos podem desenvolver altas velocidades”, explicou Boesel.

Recordes em Interlagos:

Fórmula-1: 1min11s473 – Juan Pablo Montoya – 2004
World Series: 1min28s656 – Ricardo Zonta – 2002
Fórmula-3: Danilo Dirani – 1min31s170 – 2003
Mil Milhas Brasil: Paulo Roberto Bonifácio, Vitor Meira, Felipe Giaffone – 1min33s558 – 2006
Stock Car V8: 1min39s913 – Thiago Camilo – 2004
Fórmula Truck: 2min06s537 – Renato Martins – 2007

Equipe Médica

Uma equipe formada por profissionais de primeira linha e estrutura altamente tecnológica são parte do aparato montado pela Medial Saúde para atender as equipes participantes da Mil Milhas Brasil, que encerra a temporada 2007 da Le Mans Series. Todos os pilotos, mecânicos e demais profissionais contarão com uma moderna infra-estrutura de atendimento médico-hospitalar habilitada para prestar socorro de forma ágil e segura.

O serviço médico preparado para a corrida conta com um medical car e sete ambulâncias UTI estrategicamente posicionados no circuito; centro médico completo com equipe de clÁ­nicos gerais altamente experientes em emergências, cirurgiões traumatologistas e enfermagem, para prestar o primeiro atendimento e prover a estabilização do paciente até que ele possa ser removido para o serviço de retaguarda; resgate aéreo, em helicóptero, com médico e enfermeiro socorristas; hospital de retaguarda: o hospital Alvorada Moema ficará de prontidão para o atendimento de emergências com equipes de cirurgia do trauma, neurocirurgia, ortopedia, radiologia e anestesia. Sala de centro cirúrgico e leitos de UTI também serão reservados para emergências.

Segundo a diretora do núcleo de pesquisa e desenvolvimento médico da Medial Saúde, Dra. Célia de Souza, o centro médico instalado no Autódromo de Interlagos conta com uma robusta infra-estrutura.

“Montamos espaço de atendimento clÁ­nico e repouso, sala de emergência para trauma, UTI e centro cirúrgico equipados com respiradores, monitores, cardioversores, oxÁ­metros, foco cirúrgico, equipamento para anestesia, raios-X e ultra-som portáteis e aparelho para diagnóstico laboratorial de urgência”. Ela destaca o foco da empresa na qualidade do atendimento. “Vamos contar com mais de 80 profissionais, entre equipes médica e de enfermagem, todos capacitados e treinados para garantir agilidade e precisão”.

A diretora médica da prova, Dra. Magda Silva, possui mais de 12 anos de experiência na prestação de serviços médicos para eventos automobilÁ­sticos como Arrancada, Campeonatos Paulista e Light de Kart, Campeonatos Regionais de Automobilismo, Grande Prêmio Cidade de São Paulo, Copa Brasil de Kart e outros.

Sobre a Medial

O Grupo Medial Saúde é um dos maiores conglomerados do mercado de saúde suplementar no paÁ­s, formado pelas operadoras médico-hospitalares Medial Saúde e Amesp, além de planos odontológicos e uma rede de laboratórios. Atualmente reúne 1,4 milhão de beneficiários de planos de saúde, 96,4 mil beneficiários de planos odontológicos, 10 hospitais, 43 centros médicos e 120 pontos de coleta de diagnóstico, além de uma ampla rede credenciada com abrangência nacional. No segundo trimestre de 2007, o Grupo cresceu 63% em número de beneficiários em relação ao mesmo perÁ­odo de 2006.