Mil Milhas Brasil: Corrida busca quebra de recorde de velocidade em Interlagos

Prova mais tradicional do Brasil encerrará a temporada da Le Mans Series no próximo sábado.

A Mil Milhas Brasil deve quebrar todos os recordes de velocidade no Autódromo de Interlagos. Com a entrada dos carros da Le Mans Series, principal campeonato de Endurance do mundo, os tempos das voltas devem diminuir mais de dez segundos e se aproximarem das marcas estabelecidas pela Fórmula-1. A expectativa é de que a categoria se firme como a segunda mais rápida no circuito da capital paulista – sendo superada apenas pela F-1. A prova que encerra a temporada da Le Mans Series será no próximo sábado, dia 10, às 12 horas.

“Acredito que esses carros possam fazer uma volta em cerca de 1m25s. Na época em que disputei o campeonato mundial de Esporte-Protótipos, a Le Mans Series da época, cheguei a andar apenas 1 décimo de segundo acima do recorde da F-1 em Silverstone, por exemplo”, disse Raul Boesel, campeão mundial de Esporte-Protótipos em 1987 e confirmado para a Mil Milhas Brasil.

Para se ter uma idéia da velocidade destes carros, o recorde em corridas da Fórmula-1 é de Juan Pablo Montoya, que completou os 4.309 metros do Autódromo de Interlagos em 1min11s473. Até hoje a categoria que andou mais próxima desta marca foi a World Series, quando em 2002 Ricardo Zonta registrou o tempo de 1min28s656.

O recorde da Mil Milhas Brasil de 2006, sem a participação dos carros da Le Mans Series, foi de 1min33s558 estabelecido pelo Protótipo ZF, de Paulo Roberto Bonifácio, Vitor Meira e Felipe Giaffone. Já a Stock Car V8 tem como melhor marca 1min39s913, de Thiago Camilo em 2004. Um dos favoritos para estabelecer o novo recorde na edição deste ano da Mil Milhas Brasil é o líder da categoria LMP1 – o Peugeot 908, equipado com motor V12, 700 cavalos de potência, câmbio semi-automático de seis marchas e 925 kg.

“Apesar dos carros serem bem mais pesados, há muita pressão aerodinâmica e os pilotos podem desenvolver altas velocidades”, explicou Boesel.

Recordes em Interlagos:

Fórmula-1: 1min11s473 – Juan Pablo Montoya – 2004
World Series: 1min28s656 – Ricardo Zonta – 2002
Fórmula-3: Danilo Dirani – 1min31s170 – 2003
Mil Milhas Brasil: Paulo Roberto Bonifácio, Vitor Meira, Felipe Giaffone – 1min33s558 – 2006
Stock Car V8: 1min39s913 – Thiago Camilo – 2004
Fórmula Truck: 2min06s537 – Renato Martins – 2007

Equipe Médica

Uma equipe formada por profissionais de primeira linha e estrutura altamente tecnológica são parte do aparato montado pela Medial Saúde para atender as equipes participantes da Mil Milhas Brasil, que encerra a temporada 2007 da Le Mans Series. Todos os pilotos, mecânicos e demais profissionais contarão com uma moderna infra-estrutura de atendimento médico-hospitalar habilitada para prestar socorro de forma ágil e segura.

O serviço médico preparado para a corrida conta com um medical car e sete ambulâncias UTI estrategicamente posicionados no circuito; centro médico completo com equipe de clínicos gerais altamente experientes em emergências, cirurgiões traumatologistas e enfermagem, para prestar o primeiro atendimento e prover a estabilização do paciente até que ele possa ser removido para o serviço de retaguarda; resgate aéreo, em helicóptero, com médico e enfermeiro socorristas; hospital de retaguarda: o hospital Alvorada Moema ficará de prontidão para o atendimento de emergências com equipes de cirurgia do trauma, neurocirurgia, ortopedia, radiologia e anestesia. Sala de centro cirúrgico e leitos de UTI também serão reservados para emergências.

Segundo a diretora do núcleo de pesquisa e desenvolvimento médico da Medial Saúde, Dra. Célia de Souza, o centro médico instalado no Autódromo de Interlagos conta com uma robusta infra-estrutura.

“Montamos espaço de atendimento clínico e repouso, sala de emergência para trauma, UTI e centro cirúrgico equipados com respiradores, monitores, cardioversores, oxímetros, foco cirúrgico, equipamento para anestesia, raios-X e ultra-som portáteis e aparelho para diagnóstico laboratorial de urgência”. Ela destaca o foco da empresa na qualidade do atendimento. “Vamos contar com mais de 80 profissionais, entre equipes médica e de enfermagem, todos capacitados e treinados para garantir agilidade e precisão”.

A diretora médica da prova, Dra. Magda Silva, possui mais de 12 anos de experiência na prestação de serviços médicos para eventos automobilísticos como Arrancada, Campeonatos Paulista e Light de Kart, Campeonatos Regionais de Automobilismo, Grande Prêmio Cidade de São Paulo, Copa Brasil de Kart e outros.

Sobre a Medial

O Grupo Medial Saúde é um dos maiores conglomerados do mercado de saúde suplementar no país, formado pelas operadoras médico-hospitalares Medial Saúde e Amesp, além de planos odontológicos e uma rede de laboratórios. Atualmente reúne 1,4 milhão de beneficiários de planos de saúde, 96,4 mil beneficiários de planos odontológicos, 10 hospitais, 43 centros médicos e 120 pontos de coleta de diagnóstico, além de uma ampla rede credenciada com abrangência nacional. No segundo trimestre de 2007, o Grupo cresceu 63% em número de beneficiários em relação ao mesmo período de 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *