Moto 1000 GP: Joniran Saling estreia com vitória na GP Light

Em sua primeira participação no Moto 1000 GP, Joniran Saling venceu a sétima etapa da categoria GP Light. A corrida foi disputada neste sábado (24) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O piloto catarinense da Speed Motocenter-Speed Style dividiu o pódio com o paulista Dudu Costa Neto, da Rush Racing Team, e o gaúcho Mariano Spolier, do Team Spolier 77. A oitava etapa, no domingo (25), terá largada Á s 12h.

Mais rápido dos treinos livres disputados na véspera, Saling sofreu uma queda no inÁ­cio do Q2, fase final do treino classificatório disputado horas antes da corrida. Sem tempo, ficou em oitavo no grid. Disposto Á  recuperação, completou a primeira volta em terceiro lugar. Na terceira volta, tomou o segundo lugar de João Victor “Tripinha” Batista. Na quinta, consolidou sobre Costa Neto a ultrapassagem que lhe valeu a liderança e a vitória.

“Estou superanimado, tão animado que vou participar das outras etapas do Moto 1000 GP. Vou estar no grid de Curitiba”, anunciou, citando as provas que vão dar sequência Á  temporada 2011 nos dias 15 e 16 de outubro. “A organização é excelente, é um campeonato de primeirÁ­ssima linha. Hoje, no fim, eu tinha uma vantagem, que pode ter dado a ilusão de alguma facilidade, mas fácil é que não foi. Ganhei com a faca nos dentes”, contou.

Costa Neto largou da pole-position em busca de sua sexta vitória no ano. A perda da liderança para Saling não o levou a desistir da vitória. “No começo eu ainda tentei acompanhar, tive uma disputa muito boa com ele, mas depois pensei que o melhor seria evitar assumir um risco maior. O Joniran mereceu essa vitória”, atribuiu o lÁ­der do campeonato, que abriu 36 pontos de vantagem sobre Tripinha, o vice, que terminou a etapa gaúcha em quinto lugar.

Spolier enalteceu sua ida ao pódio. Segundo no grid, ele perdeu várias posições na largada e lançou-se a uma corrida de recuperação. “Correr no Moto 1000 GP foi uma grande experiência. Eu gostei demais, não só pelo resultado, o terceiro lugar, mas também pela organização, que é muito boa. Quero participar, é bem provável que eu participe das outras etapas e até da temporada do ano que vem”, frisou o piloto gaúcho do Team Spolier 77.

O paulista Ricardo Kastropil, da JC Racing Team, ficou em nono lugar na classificação geral da corrida e alcançou a terceira vitória consecutiva na classe BMW S1000RR Cup, podendo confirmar o tÁ­tulo na corrida deste domingo. “Quase tudo é novidade nessa pista para mim. Eu tive algumas dificuldades no acerto da moto, mas fiz uma boa corrida, larguei em 14º e cheguei em nono na geral, o que é uma boa evolução”, ele considerou.

Depois de 15 voltas, o resultado final da sétima etapa da categoria GP Light no Moto 1000 GP, em Santa Cruz do Sul, foi o seguinte:

1º) Joniran Saling (SC/Speed Motocenter-Speed Style), Honda, 23min16s265
2º) Eduardo Costa Neto (SP/Rush Racing Team), Kawasaki, a 2s213
3º) Mariano Spolier (RS/Team Spolier 77), Honda, a 14s484
4º) Fabiano Vargas Alegre (RS/Tecnoglass Racing), Yamaha, a 21s452
5º) João Victor Batista (MS/Fura 300 Racing), Honda, a 22s842
6º) Nick Iatauro (SP/Pitico Race), Honda, a 31s540
7º) Sérgio Laurentys (SP/Rush Racing Team), Kawasaki, a 34s551
8º) Maico Colussi (RS/Rad Racing School), Suzuki, a 49s158
9º) Ricardo Kastropil (SP/JC Racing Team), BMW, a 1min01s149
10º) Jackson Silva Lins (SC/Os Mano Racing), Honda, a 1 volta
11º) Heverton Lins (RS/Os Mano Racing), BMW, a 1 volta
12º) Betinho da Rosa (RS/Power Racing), Suzuki, a 1 volta
13º) André Friedrich Dornelles (RS/Rad Racing School), Triumph, a 1 volta
14º) Pablo Friedrich Dornelles (RS/Rad Racing School), Kawasai, a 1 volta
15º) Tercius Dalmas (SC/Formáquinas Racing), Honda, a 1 volta
16º) Bruno Stroker (RS/StrÁ¶her Racing), Honda, a 1 volta
17º) Vitor de Castro (RJ/De Castro), BMW, a 1 volta
NÁƒO COMPLETARAM
LuÁ­s Fernando Brum (RS/Rad Racing Scool), Kawasaki, a 2 voltas
Alex de Quadros (RS/Rad Racing School), Kawasaki, a 9 voltas
Crystian dal Bello (RS/Penélope Racing), Yamaha, a 11 voltas
Paulo César da Silva (RS/Rad Racing School), Kawasaki, a 11 voltas
Elder Cabreira (RS/Penélope Racing), Yamaha, a 13 voltas
Sérgio Ronaldo Oliveira (RS/Rad Racing School), Kawasaki, a 13 voltas
Melhor volta: Spolier, na 3ª, 1min31s635, média de 138,680 km/h