Moto 1000 GP: Joniran Saling estreia com vitória na GP Light

Em sua primeira participação no Moto 1000 GP, Joniran Saling venceu a sétima etapa da categoria GP Light. A corrida foi disputada neste sábado (24) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O piloto catarinense da Speed Motocenter-Speed Style dividiu o pódio com o paulista Dudu Costa Neto, da Rush Racing Team, e o gaúcho Mariano Spolier, do Team Spolier 77. A oitava etapa, no domingo (25), terá largada às 12h.

Mais rápido dos treinos livres disputados na véspera, Saling sofreu uma queda no início do Q2, fase final do treino classificatório disputado horas antes da corrida. Sem tempo, ficou em oitavo no grid. Disposto à recuperação, completou a primeira volta em terceiro lugar. Na terceira volta, tomou o segundo lugar de João Victor “Tripinha” Batista. Na quinta, consolidou sobre Costa Neto a ultrapassagem que lhe valeu a liderança e a vitória.

“Estou superanimado, tão animado que vou participar das outras etapas do Moto 1000 GP. Vou estar no grid de Curitiba”, anunciou, citando as provas que vão dar sequência à temporada 2011 nos dias 15 e 16 de outubro. “A organização é excelente, é um campeonato de primeiríssima linha. Hoje, no fim, eu tinha uma vantagem, que pode ter dado a ilusão de alguma facilidade, mas fácil é que não foi. Ganhei com a faca nos dentes”, contou.

Costa Neto largou da pole-position em busca de sua sexta vitória no ano. A perda da liderança para Saling não o levou a desistir da vitória. “No começo eu ainda tentei acompanhar, tive uma disputa muito boa com ele, mas depois pensei que o melhor seria evitar assumir um risco maior. O Joniran mereceu essa vitória”, atribuiu o líder do campeonato, que abriu 36 pontos de vantagem sobre Tripinha, o vice, que terminou a etapa gaúcha em quinto lugar.

Spolier enalteceu sua ida ao pódio. Segundo no grid, ele perdeu várias posições na largada e lançou-se a uma corrida de recuperação. “Correr no Moto 1000 GP foi uma grande experiência. Eu gostei demais, não só pelo resultado, o terceiro lugar, mas também pela organização, que é muito boa. Quero participar, é bem provável que eu participe das outras etapas e até da temporada do ano que vem”, frisou o piloto gaúcho do Team Spolier 77.

O paulista Ricardo Kastropil, da JC Racing Team, ficou em nono lugar na classificação geral da corrida e alcançou a terceira vitória consecutiva na classe BMW S1000RR Cup, podendo confirmar o título na corrida deste domingo. “Quase tudo é novidade nessa pista para mim. Eu tive algumas dificuldades no acerto da moto, mas fiz uma boa corrida, larguei em 14º e cheguei em nono na geral, o que é uma boa evolução”, ele considerou.

Depois de 15 voltas, o resultado final da sétima etapa da categoria GP Light no Moto 1000 GP, em Santa Cruz do Sul, foi o seguinte:

1º) Joniran Saling (SC/Speed Motocenter-Speed Style), Honda, 23min16s265
2º) Eduardo Costa Neto (SP/Rush Racing Team), Kawasaki, a 2s213
3º) Mariano Spolier (RS/Team Spolier 77), Honda, a 14s484
4º) Fabiano Vargas Alegre (RS/Tecnoglass Racing), Yamaha, a 21s452
5º) João Victor Batista (MS/Fura 300 Racing), Honda, a 22s842
6º) Nick Iatauro (SP/Pitico Race), Honda, a 31s540
7º) Sérgio Laurentys (SP/Rush Racing Team), Kawasaki, a 34s551
8º) Maico Colussi (RS/Rad Racing School), Suzuki, a 49s158
9º) Ricardo Kastropil (SP/JC Racing Team), BMW, a 1min01s149
10º) Jackson Silva Lins (SC/Os Mano Racing), Honda, a 1 volta
11º) Heverton Lins (RS/Os Mano Racing), BMW, a 1 volta
12º) Betinho da Rosa (RS/Power Racing), Suzuki, a 1 volta
13º) André Friedrich Dornelles (RS/Rad Racing School), Triumph, a 1 volta
14º) Pablo Friedrich Dornelles (RS/Rad Racing School), Kawasai, a 1 volta
15º) Tercius Dalmas (SC/Formáquinas Racing), Honda, a 1 volta
16º) Bruno Stroker (RS/Ströher Racing), Honda, a 1 volta
17º) Vitor de Castro (RJ/De Castro), BMW, a 1 volta
NÃO COMPLETARAM
Luís Fernando Brum (RS/Rad Racing Scool), Kawasaki, a 2 voltas
Alex de Quadros (RS/Rad Racing School), Kawasaki, a 9 voltas
Crystian dal Bello (RS/Penélope Racing), Yamaha, a 11 voltas
Paulo César da Silva (RS/Rad Racing School), Kawasaki, a 11 voltas
Elder Cabreira (RS/Penélope Racing), Yamaha, a 13 voltas
Sérgio Ronaldo Oliveira (RS/Rad Racing School), Kawasaki, a 13 voltas
Melhor volta: Spolier, na 3ª, 1min31s635, média de 138,680 km/h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *