A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) divulgou uma série de novidades para o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade de 2009, depois de reunião realizada recentemente em São Paulo, SP.
A competição passará a contar com seis categorias. A 125cc, a 250cc, a 600 SPORT (para motos carburadas), a 600 SPORTi (para motos injetadas), a Superbike Light e a elite do motociclismo nacional Superbike, considerada a F-1 da motovelocidade.
A principal novidade entre as novas categorias será a Superbike Light, que contará apenas com pilotos iniciantes que desejam competir com as motos mais potentes do mercado nacional. Na última etapa do Brasileiro de 2008, em Interlagos, a Superbike teve recorde de inscritos com 52 pilotos.
“Decidimos criar a nova categoria para dar chance aos iniciantes de começarem em uma bateria só pra eles, separado dos pilotos mais experientesâ€, disse Carlos Senise, coordenador da categoria.
Todas as mudanças do Novo Campeonato Brasileiro de Motovelocidade foram realizadas visando segurança e economia aos pilotos. Tudo seguindo as solicitações e reivindicações dos participantes e equipes. Há quase um mês, a CBM vem recebendo sugestões e de maneira democrática a entidade está procurando atender ao interesse maior de todos os envolvidos.
A CBM optou ainda em fazer uma série de mudanças no regulamento da competição, para que o custo fique mais baixo e mais pessoas possam competir. Na SBK, por exemplo, haverá a limitação de três jogos de pneus por corrida e proibição de treinos privados na pista da prova 15 dias antes de cada etapa. Além disso, a categoria passa a ter somente uma bateria por etapa.
Ainda visando baratear os custos de competição, a CBM extinguiu a Superpole, onde os dez melhores tempos retornavam a pista no sábado de treinos para definir a pole-position. Agora, será apenas um treino cronometrado entre todos os participantes de cada categoria, para definir o grid de largada.
O sistema de pontuação da competição também será novo. A partir de 2009, a CBM passa a adotar em todos os seus campeonatos o sistema com os vinte primeiros pontuando. Com isso a expectativa é que o campeonato ganhe ainda mais emoção. O piloto que liderar o maior número de voltas e quem fizer a pole leva um ponto extra cada.
Motocicletas
As motos aptas a competir também sofreram muitas mudanças no Novo Campeonato. Pela primeira vez a competição será multimarcas em todas as categorias, sendo que oito montadoras diferentes poderão competir.
Com a liberação de novas marcas, a CBM, seguindo os padrões europeus, optou por alterar o regulamento técnico e a inspeção das motos passa a ser limitada em peso e potência. A aferição será feita através de balança e dinamÁ´metro. As três primeiras motos dos treinos e corridas serão medidas e pesadas, devendo seguir os parâmetros exigidos no regulamento, que está pronto e será divulgado em breve. Outras duas motos poderão ser sorteadas aleatoriamente para averiguações. A CBM vai diminuir o número de itens a serem vistoriados e será mais rigorosa e atenta aos itens de segurança. As marcas poderão investir em igualdade de condições.
Outra novidade será a permissão do combustÁvel álcool nas motocicletas, em todas as categorias, como medida de economia, uma vez que a moto ganha potencia, sem necessidade de investir em peças especais.
Mais novidades
Este ano, o campeonato ganhará ainda uma série de atrações paralelas. Continua o Moto-passeio e possibilidades de palestras, shows de acrobacia e outras novidades estão sendo programadas. Para assistir a este grande show, os patrocinadores das equipes terão condições especiais nos camarotes e áreas para relacionamento no evento, onde terão transmissão simultânea nas tvs e no circuito interno de Box, além da WEB.
As notÁcias sobre o Novo Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, divulgadas recentemente pela CBM, já chamaram a atenção da mÁdia para a competição, que promete ser a mais emocionante e competitiva dos últimos anos. Novas emissoras de TVs estão interessadas em exibir as novas categorias da competição. A ESPN Brasil detém os direitos de exibição da SBK e a CBM buscará parceiros comerciais para que todas as etapas sejam transmitidas ao vivo, conforme planejado pela CBM e acordado com a emissora. A CBM também pretende manter o fornecimento de imagens gravadas e enviadas Á s diversas emissoras do Brasil, regionais e nacionais abertas e fechadas.
Calendário
Atendendo ao pedido dos pilotos e equipes, a Confederação Brasileira de Motociclismo articulou com as federações e as administrações dos autódromos e adiou a data de abertura da competição, que inicialmente estava prevista para 12 de abril. Com isso as equipes terão mais tempo para se adaptarem Á s novas categorias. A competição inicia no dia 24 de maio.
Confira como ficou o calendário:
1ª etapa – 24/05 – SP
2ª etapa – 05/07 – RJ
3ª etapa – 26/07 – MS
4ª etapa – 23/08 – DF
5ª etapa – 27/09 – RS
6ª etapa – 18/10 – PR
7ª etapa – 08/11 – RJ
8ª etapa – 20/12 – SP