Nascar: Aos 81 anos, Hershel McGriff bate recorde em Portland

O norte-americano Hershel McGriff se tornou, aos 81 anos, o piloto mais velho a participar de uma prova da Nascar, ao terminar no domingo (19/07), na 13ª posição na etapa de Portland da Camping World West Series, categoria secundaria disputada na região Oeste dos EUA.

Depois de não classificar seu Chevrolet para a etapa de Sonoma, no mês passado, McGriff largou do fim do pelotão no misto de Portland, com uma volta de atraso, por ter trocado o carburador de seu carro. Com uma condução tranquila recebeu a bandeira quadriculada em 13º, entre os 26 que largaram. A vitória ficou com Jim Inglebright, de 47 anos, a bordo de um Chevrolet.

McGriff, nascido em 14 de dezembro de 1927, começou a correr em 1945, estreando na categoria principal da Nascar (na época chamada Grand National), em 1950. Seu melhor ano foi 1954, quando venceu suas quatro provas na categoria, terminando em 6º lugar no campeonato. No ano seguinte ele se aposentou pela primeira vez, para ficar mais perto da famÁ­lia e de seus negócios no Oregon, depois de 84 provas, quatro vitórias e cinco poles.

Ele retornou anos depois as pistas da Nascar, disputando com frequência provas na costa oeste e algumas da Nascar Winston Cup (que substituiu a Grand National em 1971). Em 1986 foi campeão da Camping World West Series (na época Winston West Championship). Em 1993 fez a sua última prova na Nascar Winston Cup, continuando nas provas da costa Oeste até se aposentar pela segunda vez, nove anos depois.

Em 2006 McGriff foi nomeado para o Hall da Fama dos esportes a motor dos Estados Unidos.

Em Tooele, McGriff irá tentar, pela última vez no ano, se classificar para uma prova.