NASCAR K&N Pro Series: X Team Racing confirma Iaconelli para 2012

Equipe brasileira da Nascar terá pelo menos mais um competidor na temporada da K&N Pro Series

O paulista Carlos Iaconelli foi confirmado hoje (6/2) pela equipe X Racing Team para a temporada 2012 da K&N Pro Series East, divisão de acesso da Nascar. Iaconelli, 24 anos, possui uma carreira bastante rica em experiências, sempre no automobilismo de alto nível, destacando-se como um dos jovens brasileiros mais promissores das últimas décadas. Depois de chegar às portas da F-1, competindo na GP2, decidiu mudar o perfil da carreira e continuar a atuar como piloto profissional, desta vez no mercado norte-americano. Iaconelli será parceiro do mexicano Daniel Soares.

“Fizemos um teste com o Iaconelli no finnal do ano passado e tudo andou tão bem que já o convidamos para fazer uma corrida em Phoenix. Ele mostrou uma evolução muito rápida e uma integração perfeita com a equipe”, destaca Geraldo Rodrigues, dirigente da X Team Racing, única equipe brasileira da Nascar. “Tudo isso fez com que o convidássemos também a compor nossa equipe em 2012. Nossa equipe acredita que, como em todas as categorias por onde passou, ele vai brigar por vitórias. Na corrida que fizemos juntos em 2011, Iaco foi competitivo desde o começo. E essa é a marca registrada do bom piloto: ele se destaca desde o início”, elogiou Rodrigues.

Depois de fazer uma carreira nos padrões europeus – competiu no Velho Continente desde 2005 -, Iaconelli se encantou com o estilo norte-americano de fazer automobilismo. “Nos EUA, o automobilismo ainda é puro, é mais baseado no piloto, algo que me lembra o que se via na Europa nas décadas de 70 e 80. Nas corridas americanas não se usa tanta tecnologia, as coisas são mais decididas pelo piloto e o engenheiro, que usam um carro sem muitos recursos artificiais. Isso não mascara os problemas do acerto e as dificuldades do piloto. É um ambiente e um tipo de competição que renovam o ânimo de quem é fã e adepto do esporte”, conta o piloto.

Mercado e tranquilidade – Além do aspecto esportivo, o mercado das corridas nos Estados Unidos também parece mais promissor para Iaconelli: “A crise na Europa parece ter fechado ainda mais as portas. O dinheiro manda muito mais lá. Nos Estados Unidos, até pelo estilo da economia e da mentalidade mais voltada para os negócios e o marketing, parece haver mais oportunidades. Por isso acho que há mais mercado e tranquilidade para um profissional como eu. Além disso, não poderia ter encontrado melhor solução do que trabalhar com o Geraldo e a equipe X Team. Eles estão com uma estrutura muito boa e com uma enorme vontade de fazer um grande trabalho. Acho que teremos um ótimo ano juntos. E, claro, a Nascar está tentando se internacionalizar e a presença de um piloto e uma equipe brasileiros é importante para eles. Somos bem-vindos aqui, então acho que temos um pacote muito interessante formado por uma equipe forte, um ambiente propício e muita vontade de vencer”.

A primeira corrida da K&N Pro Series East está marcada para o dia 17 de março, no Bristol Motor Speedway, no estado do Tennessee, região sudeste dos Estados Unidos.

SOBRE A X TEAM RACING
A X Team Racing foi fundada em 2011 para abrir as portas da Nascar para pilotos do Brasil. Com sede em Statesville (Carolina do Norte), A equipe disputa a K&N Pro Series East, e os planos são de chegar à categoria principal em cinco anos.

A Nascar é a principal categoria do automobilismo norte-americano e uma das principais competições esportivas dos Estados Unidos. As corridas têm arquibancadas lotadas, chegando a ser assistidas in loco por 240 mil pessoas. Na TV, são mais de 18 milhões de telespectadores por etapa.

A NASCAR K&N Pro Series East terá 12 eventos e 14 etapas em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *