Outras: BMW Américas junto com a F-1 em Interlagos

Uma oportunidade para os novos pilotos brasileiros e uma ótima atração para o público de Interlagos: o GP Brasil de Fórmula 1, dia 2 de novembro, terá como um dos eventos suporte a etapa decisiva da Fórmula BMW Américas, categoria global que pretende revelar talentos para o automobilismo de ponta. Três paulistas estão inscritos na temporada da BMW: Giancarlo Vilarinho, Ricardo Favoretto e Alexandre Ruiz.

“Nunca corri em Interlagos. Sai do kart e fui para a F-BMW no ano passado. Estou ansioso em correr aqui e mostrar o que eu já aprendi lá fora”, comenta Ricardo Favoretto, 19 anos, da equipe Euro International. Em 2007, Ricardo disputou a final mundial da F-BMW e terminou em 11º entre 37 pilotos.


A organização do GP Brasil de Fórmula 1 aceitou  promover a BMW Américas, apesar dos custos elevados com o transporte dos equipamentos e despesas adicionais, para chamar o interesse do público de Interlagos e também para dar uma possibilidade para jovens pilotos brasileiros se exibir para entusiastas do automobilismo e patrocinadores.


A BMW tem três divisões internacionais: a BMW Américas, o Europeu e o Campeonato do Pacífico. No final do ano, os dez melhores de cada divisão disputam o Mundial. O sistema será repetido outra vez em 2008 com a final mundial em Valência, na Espanha, logo depois da prova de Interlagos quando serão conhecidos os dez primeiros colocados da BMW Américas.


Segundo Favoretto, a BMW é hoje a melhor opção após o kart. Ele calcula que os carros, dependendo das condições da pista, poderão chegar a 220 km/h no fim do retão. “Os carros serão cerca de 1 segundo mais lentos do que os da Renault. Mas os BMW são mais modernos e estáveis”. A categoria utiliza o mesmo motor da moto K-1200 RS com câmbio Hewland.


A previsão para 2008 é que 30 carros disputem a temporada. O campeonato começa dia 18 de maio em Laguna Seca. Todas as provas serão nos EUA, com exceção da corrida de Interlagos e também a de Montreal, dia 8 de junho, como evento suporte do GP do Canadá de Fórmula 1. Ao todo serão sete etapas, com duas corridas em cada etapa. Em Interlagos, a Fórmula BMW Américas deverá ter um treino livre na sexta, treino oficial e uma corrida no sábado e outra no domingo. Pilotos brasileiros e estrangeiros sabem que as provas de Interlagos e Montreal são uma grande chance de serem vistos pelas equipes da F-1. E correr diante de um grande público. “As corridas são ótimas. O público vai adorar. Contamos com a torcida de todos”, diz Favoretto.


Assim como Favoretto, o piloto Alexandre Ruiz, 16 anos, são pilotos Júnior da BMW. Alexandre conquistou a condição de Júnior nos testes enquanto Favoretto graças ao campeonato de 2007 quando tornou-se o ‘estreante do ano’. Ruiz, campeão paulista de kart em 2006, está fazendo testes nos EUA pela sua equipe, a Apex Racing. “Mais visibilidade com menor custo” foi a razão pela qual Alexandre Ruiz decidiu correr na Fórmula BMW Américas.


Giancarlo Vilarinho, 15 anos, que também correrá pela Euro International, equipe campeã de 2006 e 2007, passou 2007 fazendo testes com carros da Fórmula BMW na Europa e Américas. Ao todo rodou mais de 4 mil quilômetros. Também está pronto para a briga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *