Outras: Fórmula Future Fiat supera 1.000 km de testes em BrasÁ­lia

Felipe Giaffone elogia equilÁ­brio do carro da categoria apadrinhada por Felipe Massa

O piloto Felipe Giaffone concluiu nesta sexta-feira os dois dias de testes com o carro da Fórmula Future Fiat no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁ­lia. Responsável pelos trabalhos iniciais de acerto do modelo da categoria-escola idealizada e apadrinhada por Felipe Massa, Giaffone percorreu distância superior a mil quilÁ´metros na bateria de ensaios sem esconder a satisfação com os resultados alcançados. “Não deu nenhum pênalti sério, o que não é comum em carros de corrida nesta fase de desenvolvimento, e o equilÁ­brio lembra o de monopostos de modalidades mais avançadas como o Fórmula 3”, analisou.

A programação previa a avaliação do motor FPT nacional, em seu primeiro teste de pista equipando o chassi francês Signatech, e a comparação das três opções de pneus fornecidas pela Pirelli. “QuerÁ­amos checar como o carro se comportaria com o motor que não é o que corre na França e verificar o funcionamento de toda a parte eletrÁ´nica, inclusive o painel. Tudo correu normalmente, sem qualquer problema grave”, comentou Giaffone, atual lÁ­der da Fórmula Truck.

Giaffone virou as melhores voltas na casa dos 2m02 no circuito completo da Capital Federal, cujo comprimento é de 5.470 metros. Segundo ele, o Fórmula Future Fiat será na prática uma excelente ferramenta na formação de jovens pilotos. “Ele tem uma ótima aderência e não escorrega tanto quanto os carros de outras categorias para iniciantes. Antigamente, os kartistas encontravam carros com reações parecidas Á quelas que estavam acostumados na passagem para o automobilismo. Isso vem mudando nos últimos tempos”, lembrou.

Na tarde desta sexta-feira, Giaffone completou os trabalhos com a simulação de corrida com os diferentes compostos de pneus. Performance e desgaste seriam os critérios que pautariam a decisão a respeito da escolha da versão que calçará os carros da Fórmula Future Fiat em sua temporada de estreia nas pistas brasileiras. A categoria é uma das atrações do Racing Festival, completado pelo Trofeo LÁ­nea e pela 600 Super Sport (motos) e cuja abertura está marcada para 29 e 30 deste mês no Rio de Janeiro.

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocÁ­nio da Shell, co-patrocÁ­nio da Pirelli e FPT e realização da RM Racing Events.