Piloto fará sua segunda temporada como sócio de Derrick Walker na categoria de base e busca um piloto brasileiro para o time.
Em dez anos de carreira internacional, o piloto Mario Haberfeld teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos principais chefes de equipe do mundo. Foi campeão com Jackie Stewart na F-3 Inglesa, piloto de testes sob o comando de Ron Dennis na Fórmula 1 e correu com o escocês Derrick Walker na Champ Car. A soma desta experiência com a noção exata das dificuldades enfrentadas por quem quer fazer carreira no exterior levou o piloto a tomar uma decisão importante no inÁcio desta temporada. Tornou-se sócio da equipe Haberfeld & Walker Racing na Fórmula BMW Norte-Americana, com o objetivo de facilitar o ingresso de brasileiros que desejam correr profissionalmente fora do paÁs.
O trabalho de Mario Haberfeld na busca por talentos do kartismo e das categorias de base nacionais começou há alguns meses, mas na próxima semana ele estará em São Paulo apresentando oficialmente o projeto, em evento para imprensa, marcado para quinta-feira, dia 9 de novembro. “Sempre tive muita ajuda no exterior. Primeiro do Rubens Barrichello na Europa. Depois, do Christian Fittipaldi nos Estados Unidos. Quero fazer o mesmo pela próxima geração de pilotos brasileiros. Tenho uma visão diferente dos demais chefes de equipe, porque continuo correndo e sei o que é melhor para o piloto, sei ver o que ele precisa para progredir na carreiraâ€, afirma Mario Haberfeld, atualmente na Grand Am.
Exatamente por este motivo, ele escolheu uma categoria de base para começar sua trajetória como dono de equipe. E optou justamente por um campeonato que tem crescido bastante no mundo inteiro, com o suporte de uma montadora envolvida diretamente com a principal categoria do automobilismo. Hoje, a Fórmula BMW é disputada nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha e na Ásia, com uma final mundial que oferece como prêmio um teste na equipe BMW de Fórmula 1. Nas pistas norte-americanas, o campeonato faz a preliminar de duas corridas da própria Fórmula 1, além de algumas etapas da Champ Car, Grand Am e ALMS, oferecendo boa visibilidade aos pilotos.
“Quero usar minha equipe na Fórmula BMW e meus contatos no automobilismo para ajudar os pilotos que saem do Brasil sem saber muito bem o que espera por eles nas pistas do exterior. Como o Derrick Walker tem equipes também na Fórmula Atlantic e na Champ Car, quem corre conosco pode ter um planejamento muito bem traçado para o futuro, seja para se profissionalizar nos Estados Unidos ou para usar as categorias norte-americanas como ponte para as pistas européiasâ€, comenta Mario Haberfeld. “Sem contar que começar pelos Estados Unidos significa estar num ambiente tão profissional quanto o Europeu, só que mais barato e amigávelâ€, analisa.