Decisão do Campeonato Japonês de Super GT terá três fábricas brigando pelo tÁtulo. Brasileiro defende Nissan.
Começa nesta sexta-feira (03/11) a programação da nona e última etapa do Campeonato Japonês de Super GT, no circuito de Fuji, no Japão. No domingo (05/11), três fábricas, Honda Toyota e Nissan, mais oito duplas, estarão brigando pelo tÁtulo de campões entre marcas e pilotos. Entre eles, um único brasileiro, João Paulo de Oliveira, vai ter papel preponderante nesta disputa, colaborando com a Nissan. “Um de nossos objetivos nessa corrida será ajudar a Nissan. Existe possibilidade de a montadora ser campeã, então, vamos fazer um trabalho tático para colaborar no que for possÁvelâ€, aponta.
No último teste coletivo da Super GT em Fuji, o paulista João Paulo de Oliveira ficou com o quinto tempo no primeiro dia, e quarto no segundo, e foi o piloto da brigada Nissan que teve melhor desempenho. “Ficamos entre os cinco mais rápidos no teste lá da ultima vez, e apesar da pista não favorecer nosso carro, temos um bom acertoâ€, explicou o campeão da Fórmula 3 Japonesa em 2005.
O Nissan Fairlady Z é o único da categoria com turbo-compressor e leva desvantagem em relação aos concorrentes de motores aspirados nas retomadas de velocidade. A corrida no Fuji Speedway, com pouco mais de
A Super GT já realizou sua terceira rodada este ano neste circuito, e João Paulo chegou a andar em quarto. “A possibilidade de um bom resultado é boa. Vitória não, por causa de todo o envolvimento e disputa de tÁtulo entre as fábricas, mas acredito até em um pódio. No entanto, como sempre, vou depender e muito do desempenho do meu companheiroâ€, comentou lembrando que o seu colega de equipe Naoki Yokomizo bateu na ocasião, faltando apenas cinco voltas para o encerramento da prova.
Com um grande equilÁbrio das montadoras nipÁ´nicas Honda, Toyota e Nissan, a Super GT Japonêsa leva alta tecnologia em seus carros, sendo também uma das categorias de turismo mais potentes da atualidade. Divididos em duas classes, denominadas GT500 e GT300, que se diferem pela potência dos motores – com 500 hp e 300 hp, respectivamente -, todos correm juntos na pista somando em torno de 40 competidores.
O Campeonato Japonês de Super GT está assim, após oito etapas:
1 – 100 Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 79 pontos;
2 – 36 Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 72;
2 – 18 Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 72;
4 – 1 Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 71;
5 – 22 Michael Krumm / Richard Lyons (Nissan Fairlady Z), 70;
6 – 23 Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 69;
7 – 8 Daisuke Ito / Ralph Firman (Honda NSX), 68;
8 – 12 Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 67;
9 – 35 Naoki Hattori / Peter Dumbreck (
10 – 6 Akira Iida / Tatsuya Kataoka (
11 – 32 Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 31;
12 – 3 João Paulo de Oliveira/ Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 29;
13 – 24 Erik Comas / Masataka Yanagida (Nissan Fairlady Z), 23;
14 – 25 Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 16;
15 – 66 Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 12.