Outras: Pilotos famosos e personagens da história farão palestras e se misturarão ao público em Interlagos

Craques que chegaram Á  Fórmula 1 e Á­dolos do esporte a motor nacional falarão ao público, que poderá ver também de perto os carros que eles usaram durante a carreira.


A oportunidade é rara. Nos quatro dias do evento Clássicos de Competição, com inÁ­cio dia 25 em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, Á­dolos do passado do nosso automobilismo farão palestras sobre suas respectivas épocas, em apresentações mediadas pelo paulista Jan Balder, ele próprio um personagem de uma fase importante do esporte a motor brasileiro – os anos 1960. Nomes como Wilsinho Fittipaldi, EmÁ­lio Zambello, Bird Clemente, Luis Pereira Bueno e Pedro Vitor Delamare estão entre os palestrantes, que depois se misturarão ao público para ver e acompanhar as diversas atividades programadas para os quatro dias do encontro, que se encerrará no dia 28, domingo que vem.

“Será uma oportunidade única pois não é sempre que se pode ver de perto dois ex-pilotos brasileiros de F-1, como Wilsinho Fittipaldi e Luis Pereira Bueno, e ainda outros que tinham todo o potencial para estar na categoria máxima mas que só não o fizeram por que o esporte no Brasil ainda não tinha essa mentalidade carreirista na época, caso do Bird Clemente, um grande talento dos anos 1960”, diz Sandra Sinicco, do Grupo CASA, empresa responsável pela idealização e montagem do Clássicos de Competição. “O público estará perto desses Á­dolos e dos veÁ­culos históricos expostos pois as pessoas não ficarão isoladas nas arquibancadas, como geralmente acontece nos eventos em Interlagos. Tudo vai acontecer nos prédios dos boxes e no estacionamento atrás deles, fazendo com a circulação de estrelas e público se dê nos mesmos lugares. Ao mesmo tempo, será um grande evento familiar, pois há atrações para todas as idades”, conta Sandra Sinicco.

Descoberta do marketing – O mediador-piloto Jan Balder foi o responsável pela montagem do roteiro das palestras, que se dividirá em quatro apresentações – uma para cada dia da mostra: “A idéia é contar a trajetória da fase na qual o automobilismo começou a se profissionalizar, a partir do final dos anos 1950 e durante toda a década seguinte”, explica Balder. “Começaremos falando das primeiras corridas com equipes de fábrica que se instalaram aqui, como a Vemag e Willys Overland, empresas que descobriram para os brasileiros o automobilismo como ferramenta de marketing – um termo que sequer existia na época”, diz Balder, lembrando que os palestrantes deste primeiro dia serão Bird Clemente (o primeiro piloto profissional do Brasil), Mário César de Camargo Filho e Luis Pereira Bueno.

No segundo dia (26), palestrarão os pilotos Fernando Lopes Martins e EmÁ­lio Zambello, abordando a história das equipes das então importantes fábricas Simca e da Alfa Romeo. “Mais conhecido como ‘Toco’, o Fernando Lopes começou na Simca como chefe de dinamÁ´metro e chegou a piloto oficial, com excelentes resultados ao lado de nomes como Ciro Cayres e Jayme Silva. O Zambello é um dos nomes que realmente personificam a Alfa Romeo no Brasil, e foi muito competitivo, especialmente na fase dos modelos importados Julieta, Julia e GTA”.

O dia 27 (sábado) contará com duas palestras. A primeira será apresentada por AnÁ­sio Campos, talvez o mais famoso designer brasileiro ao lado do já falecido Rino Malzoni. Campos falará justamente desta atividade pouco conhecida pelo público em geral: o design de carros no Brasil, com ênfase nos modelos de competição – mas também abordará trabalhos voltados para o público consumidor, como o belo Mini Dacon 828. Sua palestra será seguida da apresentação do ex-piloto e chefe de equipe Pedro Vitor Delamare, cujo tema chega aos dias de hoje: os Stock Car no Brasil. Delamare foi uma espécie de precursor da receita inicial da atual Stock, pois já em 1971 utilizava um Opala nos moldes que, oito anos depois, daria origem Á  atual principal categoria do esporte a motor do PaÁ­s.

O dia 28 está reservado para um assunto pulsante para os aficionados da Fórmula 1: a equipe Fittipaldi. O ex-piloto e construtor dos carros do time, Wilsinho Fittipaldi, jutamente de Luciano Pires (executivo da DANA, empresa que está restaurando modelos da única escuderia brasileira da categoria), falará da saga da equipe e dos desafios que ela enfrentou para construir seus bólidos. Dois deles, o Fittipaldi FD01 e o Fittipaldi FD04, devem fazer voltas de demonstração durante o evento, com Wilsinho ao volante.

O áudio das palestras será gravado e poderá servir de fonte para futuras pesquisas sobre o automobilismo nacional. “O público está convidado a fazer perguntas á vontade”, diz Jan Balder que, recentemente, lançou o livro “Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro”, no qual fala da ascensão do PaÁ­s no cenário automobilÁ­stico até o acontecimento da primeira vitória na F-1, em 1972, com Emerson Fittipaldi. O volume estará a venda durante o evento. “As pessoas que farão as palestras fizeram a nossa saga e construÁ­ram as bases para que o Brasil tivesse o respeito que tem hoje em todo o mundo”, diz Balder.

Ingressos – O valor do ingresso para cada um dos quatro dias do Clássicos de Competição é de R$ 30 para adultos, enquanto estudantes e crianças até 13 anos pagam R$ 15. O estacionamento custa R$ 15 para carros e R$ 5, no caso de motos. Mas também é possÁ­vel comprar, por R$ 90, um “passaporte” que dá direito a ingressar no evento em todos os dias. Dentro do autódromo, o público terá uma enorme área de circulação para visitar, onde, de posse do ingresso, terá direito a acompanhar toda a programação das duas salas de cinema, visitar o túnel do tempo (que mostrará a evolução dos carros de corrida dos anos 1930 até os 1990) e o museu com os carros clássicos. Também será possÁ­vel ver a exposição de Hot Rods e chegar perto dos modelos de época da categoria Super Classic, um torneio disputado por veÁ­culos históricos que fará uma corrida extracampeonato no dia 28 de janeiro. Um álbum de figurinhas temático será lançado durante o evento, com várias das imagens da coleção exibidas em um estande especial. Mais informações sobre a programação no site
www.classicosdecompeticao.com.br.


Confira a programação das palestras:

● Dia 25/01 – Quinta-feira
Tema: Vemag e Willys Overland, 15h20 Á s 17h10
Convidados: Mário César de Camargo Filho, Bird Clemente e Luis Pereira Bueno

● Dia 26/01 – Sexta-feira, 15h20 Á s 17h10
Tema Simca do Brasil e Alfa Romeo
Convidados: Fernando Lopes “Toco” Martins e EmÁ­lio Zambello

● 27/01 – Sábado
1º Tema (10h40 Á s 11h5): Design de carros no Brasil
Convidado: AnÁ­sio Campos
2º Tema (15h20 Á s 17h50): Stock Cars no Brasil
Convidado: Pedro Vitor Delamare

● 28/01 – Domingo, 15h20 Á s 16h30
Tema: A Saga Fittipaldi
Convidados: Wilsinho Fittipaldi e Luciano Pires