Teste com carros da antiga Fórmula Brasil, categoria que será revivida na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1, criou situações de emergência em toda a extensão do circuito.
Acelerar não foi o objetivo principal dos 13 pilotos que participaram no último fim de semana do Simulado Geral do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A bordo de monopostos da antiga Fórmula Brasil 1600, categoria que voltará Á ativa para uma apresentação única na preliminar da etapa brasileira do mundial, em 21 de outubro, ex-kartistas e representantes de campeonatos como a Fórmula São Paulo e a Fórmula 3 Sul-Americana se reuniram no circuito para ajudar a equipe de segurança do GP a testar procedimentos de sinalização e resgate para a corrida que definirá o campeão da Fórmula 1 em 2007.
Os pilotos percorreram doze voltas pelo circuito cumprindo ações pré-determinadas pelo diretor de provas Carlos Montagner – entre elas a parada em posições perigosas do traçado.
“Nosso foco foi simular situações em que a equipe de segurança precisasse agir com rapidez e eficiência. E, para isso, nada melhor do que fazer uma corrida de verdadeâ€, disse o jovem piloto Felipe Leonardos (Opus Papéis), que ocupa a quinta posição na Fórmula São Paulo. “Algumas situações foram combinadas, outras aconteceram naturalmente, como toques e rodadas. Dessa maneira, ajudamos a verificar a eficácia de procedimentos mais simples, como a sinalização dos bandeirinhas, e também de atuações mais complexas, como o resgate de um piloto com helicópteroâ€, acrescentou Leonardos.
O Simulado Geral faz parte das exigências da Federação Internacional de Automobilismo para a adequação da etapa brasileira do mundial Á s normas de segurança da entidade. Além dos pilotos, cerca de 700 pessoas – entre bombeiros, equipes de sinalização e profissionais do Hospital São Luiz – participaram dos testes em Interlagos.
Asfalto aprovado – O novo asfalto de Interlagos, que foi totalmente recapeado para a eliminação das ondulações que eram uma indesejável caracterÁstica do circuito brasileiro, foi aprovado pelos pilotos que participaram do Simulado Geral do GP Brasil. “A pista ficou ótimaâ€, disse Felipe Leonardos. “Os pontos que mais me chamaram a atenção foram a segunda perna do S do Senna, a Curva do Sul e a subida do Laranjinha. As ondulações desapareceram e a diferença pode ser sentida logo na primeira volta. Acredito que, desta vez, a reforma seja definitivaâ€, encerrou o paulista.