WTCC: Seat diesel vence as duas provas em Monza

A Seat, com o modelo Leon TDI, movido a diesel, venceu no domingo (07/10), as duas provas da rodada dupla em Monza, na Itália, penúltima etapa da temporada. O francês Yvan Muller, e o espanhol Jordi Gene, foram os vencedores.

 


Saindo na pole-position, Muller liderou todas as nove voltas da primeira etapa. A vitória de Muller foi dramática, pois na última volta ele teve um furo no seu pneu dianteiro esquerdo, vencendo com apenas 0s201 de vantagem para seu companheiro de equipe, Gené. O inglês James Thompson, de Alfa-Romeo 156, fechou o pódio.


O lÁ­der da temporada, o inglês Andy Priaulx, de BMW 320si, se envolveu em um acidente, na primeira curva, com o italiano Roberto Colciago, de Seat Leon. Colciago continuou na prova, com Priaulx, com a suspensão avariada, abandonando nos pits.


O brasileiro Augusto Farfus Júnior, de BMW 320si, chegou em 7º lugar.



Gené venceu a segunda prova, seguido pelo italiano Nicola Larini, de Chevrolet Lacetti e Thompson, novamente em 3º. ele agora tem oito pontos a menos do que o italiano Stefano D’Aste, no campeonato de pilotos independentes.


Depois de superar Larini na 4º volta, Gené não teve dificuldades em vencer pela terceira vez na categoria. Priaulx e Farfus abandonaram depois de se envolverem um acidente com o italiano Gabriele Tarquini, de Seat Leon TDI, na primeira curva.


O belga Pierre-Yves Corthals foi excluÁ­do das duas provas, depois que seu Seat Leon não passou na vistoria técnica pós-corrida. 


Yvan Muller empatou com Priaulx na liderança do campeonato, com 81 pontos. Farfus, com 71, JÁ¶rg Müller, com 69, Thompson, com 66 e Larini, que tem 61 pontos, também entram nas últimas provas, em Macau, no dia 18 de novembro, com chances de levarem a taça. 


 


Final, 1º prova:


1 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 9 voltas em 18:19.438
2 – Jordi Gene (Seat Leon TDI) – Seat – 0.201
3 – James Thompson (Alfa 156) – Ntechnology – 0.867
4 – Nicola Larini (Chevy Lacetti) – RML – 1.196
5 – Alain Menu (Chevy Lacetti) – RML – 2.416
6 – Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) – Seat – 3.008
7 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 4.052
8 – Robet Huff (Chevy Lacetti) – RML – 4.690
9 – Tom Coronel (Seat Leon) – GR Asia – 9.929
10 – Luca Rangoni (BMW 320si) – Proteam – 10.676
11 – Fredrik Ekblom (BMW 320si) – RBM – 15.116
12 – Oscar Nogues (Seat Leon) – Seat – 15.512
13 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 16.330
14 – Michel Jourdain (Seat Leon) – Seat – 17.589
15 – Thomas Engstrom (Honda Accord R) – Engstrom – 17.937
16 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 20.790
17 – Maurizio Ceresoli (Seat Leon) – GR Asia – 21.125
18 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 21.531
19 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 28.654
20 – Miguel Freitas (Alfa 156) – WCR – 37.124
21 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 1 volta
22 – Roberto Colciago (Seat Leon) – Seat Italia – 2 voltas


Abandonos:


Oliver Tielemans – 3 voltas
Andy Priaulx – 2 voltas
Tiago Monteiro – 1 volta


Excluido: Pierre-Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 16.531


Final, 2º prova:


1 – Jordi Gene (Seat Leon TDI) – Seat – 9 voltas
2 – Nicola Larini (Chevy Lacetti) – RML – 1.011
3 – James Thompson (Alfa 156) – Ntechnology – 1.289
4 – Robet Huff (Chevy Lacetti) – RML – 2.513
5 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 7.906
6 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 10.499
7 – Tom Coronel (Seat Leon) – GR Asia – 10.545
8 – Tiago Monteiro (Seat Leon) – Seat – 14.936
9 – Roberto Colciago (Seat Leon) – Seat Italia – 16.220
10 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 16.221
11 – Oliver Tielemans (Alfa 156) – NTechnology – 23.566
12 – Fredrik Ekblom (BMW 320si) – RBM – 24.252
13 – Michel Jourdain (Seat Leon) – Seat – 28.503
14 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 32.789
15 – Miguel Freitas (Alfa 156) – WCR – 1:09.785
16 – Thomas Engstrom (Honda Accord R) – Engstrom – 1:53.562
17 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 1 volta


Abandonos:


Alain Menu – 4 voltas
Gabriele Tarquini – 3 voltas
Felix Porteiro – 3 voltas
Andy Priaulx – 1 volta
Luca Rangoni – 0 volta
Oscar Nogues –  0 volta
Augusto Farfus – 0 volta
Maurizio Ceresoli – 0 volta


ExcluÁ­do: Pierre-Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 15.284