Outras: Protótipo atinge 532,2 km/h e bate recorde

Nunca um carro com motor a gasolina foi tão rápido. Nem mesmo o Bugatti Veyron, com sua velocidade máxima de 407 km/h proporcionada pelo motor 8.0 W12 quadriturbo de 1 001 cv, atingiu tal feito. A responsável pela proeza é a Spectre Performance, que levou seu protótipo Infidel com motor 5.2 V8 de Cadillac 1967 a incríveis 532,2 km/h de velocidade máxima média no deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos. O piloto a bordo do carro na passagem foi o veterano Kenny Hoover, dono de diversos outros recordes.

De acordo com a fabricante do modelo, o motor V8 ganhou sistema biturbo, sendo capaz de gerar até 1 900 cavalos de potência e 165 kgfm de torque. A carroceria, aerodinâmica como uma flecha, foi desenvolvida após longos testes em túnel de vento e construída com materiais de baixo peso. Na cabine, o piloto vai protegido por um rígido cockpit de segurança, que assegura a proteção necessária no caso de acidentes em altíssimas velocidades.

Ironicamente, o recorde de velocidade para um carro a gasolina ainda é inferior ao de um carro movido a diesel. Em 2006, o protótipo inglês JCB DieselMax atingiu 560,6 km/h. O recorde de velocidade para um carro, independentemente da propulsão, pertence ao Thrust SSC, um superprotótipo movido por duas turbinas com pós-combustores. Em outubro de 1997, a máquina atingiu a marca 1 223,6 km/h, tornando-se o primeiro carro a romper a barreira do som.

Fonte: Carro Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *