Outras: Racing Festival lança novo formato de competição em automobilismo

Grandes pilotos e revelações, carros com alta tecnologia e melhor custo-benefício do segmento são os destaques do campeonato, que estreia em 2010 no calendário nacional.

O calendário de 2010 terá novo perfil de competições de velocidade no país com o lançamento do Racing Festival. O campeonato irá unir tecnologia de ponta, baixo custo de competição e pilotos de todo o país, com início previsto para o mês de abril. A competição oferece ainda atrações diferenciadas: além das categorias para carros Formula Future Fiat e Trofeo Linea, haverá disputa de motos com a classe 600 SuperSport.

O Racing Festival tem como padrinho e principal incentivador o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa. O objetivo é estruturar uma categoria para dar espaço a novos talentos do esporte nacional e fazer a ponte entre o kart e as principais categorias de fórmulas brasileiras e do exterior. Este é o caminho dos grandes pilotos até á F1.

“A categoria Formula Future Fiat é inédita por ter a caract erística de 100% escola. Acredito totalmente neste formato. Os pilotos terão as mesmas condições ao longo do campeonato, e será uma estrutura de ponta, o que é muito importante para que todos ganhem experiência técnica e esportiva em suas carreiras. Ou seja, todos terão o caminho correto para crescer no automobilismo”, explicou Felipe Massa.

A competição será apresentada oficialmente dia 2 de setembro, em encontro para jornalistas e convidados que vão conhecer em primeira mão os carros projetados para o Racing Festival de 2010. O encontro contará com a presença do piloto Felipe Massa e do presidente da Fiat, Cledorvino Belini, principal patrocinadora do evento.

As etapas do Racing Festival serão realizadas aos finais de semana no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá corridas no sábado e no domingo, as quais disponibilizarão o mesmo número de pontos na classificação geral. A meta é reduzir custos, já que os pilotos  utilizarão as mesmas estruturas e logística durante todo o final de semana, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato.

E as atrações não estarão apenas nas pistas. O Racing Festival terá uma grande estrutura para receber milhares de pessoas em arquibancadas gerais, paddocks corporativos, arquibancadas VIPs uniformizadas e hospitallity centers.

– As categorias

Formula Future Fiat: Categoria para jovens talentos darem andamento na carreira de piloto com carros 0km importados da França, com motores FPT e o que há de mais moderno no mundo dos fórmulas.

A grande vantagem desta categoria é o baixo custo, viabilizando assim a continuidade dos pilotos que saem do kart fazerem uma boa escola nos fórmulas para chegarem a Europa com uma grande experiência em carros de última geração.

Trofeo Linea: Uma nova opção da categoria turismo no cenário das competições . A máquina utilizada será o Fiat Línea – um sucesso nas ruas que vai para as pistas em um campeonato de alto nível e baixo custo.

Os carros com motores de 1.4 16v turbo levarão às pistas disputas emocionantes entre pilotos renomados no automobilismo nacional.

600 SuperSport: A motovelocidade também vai movimentar o Racing Festival com uma categoria, que será composta por 10 equipes, cada uma formada por dois pilotos. O regulamento irá proporcionar condições de igualdade dos equipamentos. Esta categoria chega para fortalecer o motociclismo no país.

O Racing Festival tem patrocínio da Fiat, co-patrocínio de Pirelli e FPT, homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo e realização da RM Racing Events, empresa responsável ainda pelo Desafio Internacional das Estrelas de Kart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *