Kart: Volta Redonda recebe a final da Seletiva de Kart Petrobras

Decisão está marcada para os dias 20 e 21 de outubro no reformado kartódromo da cidade, inaugurado em 1966, que fica 125 km distante do Rio de Janeiro.

A 11ª edição da Seletiva de Kart Petrobras vai terminar no Rio de Janeiro. Os organizadores do evento, que oferece prêmio de R$ 100 mil ao campeão, escolheram o kartódromo de Volta Redonda para a decisão de 2009. Inaugurado em 1966, o histórico circuito, que chegou a receber nomes como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, passou por grande reforma recentemente para voltar a receber as principais competições do kartismo no Brasil.

“Desde que soubemos das obras, acompanhamos todo o trabalho de reforma, que viabilizou a realização da final em Volta Redonda. Estamos muito satisfeitos por levar a disputa para o Rio de Janeiro”, disse Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras. A pista fluminense fará do Estado o sexto da história a receber o evento: de 1999 para cá, a decisão já foi realizada em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

O kartódromo não chega a ser novidade na Seletiva de Kart Petrobras: há dez anos, recebeu duas etapas classificatórias da primeira temporada da história do evento. Desde então, a região nunca mais integrou o calendário. A disputa pelo prêmio de R$ 100 mil em Volta Redonda supre uma antiga carência de competições de kartismo no Rio de Janeiro. A cidade, distante 125 km da capital, receberá os doze melhores pilotos da modalidade.

Desta lista, nove nomes já estão confirmados: os paulistas Leonardo Cordeiro, Eduardo Banzoli, Pietro Fantin e Bruno Bonifácio, os paranaenses Claudio Cantelli, Vitor Teiji e Jonathan Louis, o baiano VinÁ­cius Perdigão e o goiano Gabriel Navarrete. As outras três vagas serão decididas em Imperatriz, no Maranhão, e Salvador, na Bahia. A final em Volta Redonda será realizada nos dias 20 e 21 de outubro.

O promotor da Seletiva de Kart Petrobras, Binho Carcasci, também confirmou a manutenção do mesmo pacote técnico das temporadas anteriores, com o chassi Birel, o motor Biland, o óleo Lubrax e os pneus MG. É a configuração utilizada desde 2004, quando o evento estreou os propulsores quatro tempos, ideais para o formato da competição, já que o equipamento não perdoa erros de pilotagem, o que ajuda a refinar a busca pelo melhor piloto.

As finais da Seletiva de Kart Petrobras
1999 Granja Viana (SP) Campeão: Danilo Dirani (SP) Vice: Roberto Streit (RJ)
2000 Curitiba (PR) Campeão: Júlio Campos (PR) Vice: Sérgio Jimenez (SP)
2001 Tarumã (RS) Campeão: Sérgio Jimenez (SP) Vice: Júlio Campos (PR)
2002 Granja Viana (SP) Campeão: Rafael Daniel (SP) Vice: Ruben Carrapatoso (SP)
2003 Belo Horizonte (MG) Campeão: Rafael Daniel (SP) Vice: Bia Figueiredo (SP)
2004 Caraguatatuba (SP) Campeão: Rafael Daniel (SP) Vice: Sérgio Jimenez (SP)
2005 BrasÁ­lia (DF) Campeão: Guilherme de Conto (PR) Vice: Rafael Suzuki (SP)
2006 Curitiba (PR) Campeão: Guilherme de Conto (PR) Vice: Gabriel Dias (PR)
2007 Piracicaba (SP) Campeão: Rafael Suzuki (SP) Vice: Cesar Ramos (RS)
2008 Granja Viana (SP) Campeão: Leonardo Cordeiro (SP) Vice: Nicolas Costa (RJ)