Porsche GT3 Cup: Paludo faz o melhor tempo em treino com 12 carros no mesmo segundo

Além da definição do tÁ­tulo mundial de Fórmula 1, o autódromo de Interlagos poderá ter neste final de semana a definição de outro campeão: o do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. A categoria, que integra a programação do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 pelo quinto ano consecutivo, realizará as provas 13 e 14 da temporada e pode consagrar o gaúcho Miguel Paludo como seu primeiro bicampeão. Nesta sexta-feira, Paludo fez o melhor tempo do treino livre, em que os 12 carros mais rápidos ficaram dentro do mesmo segundo.

Paludo, atual campeão do Porsche GT3 Cup, tem 56 pontos de vantagem sobre Constantino. Restam 80 pontos em disputa (o vencedor de cada corrida recebe 20 pontos e as duas provas finais serão disputadas em Interlagos no dia 7 de novembro). Para comemorar o tÁ­tulo sem depender dos resultados de Constantino, Paludo precisa marcar um total de 25 pontos nas duas provas. Ele pode correr de olho no adversário, já que um quarto e um quinto lugares lhe darão 26 pontos. Uma tarefa aparentemente fácil para um piloto que já conquistou sete vitórias na temporada, abandonou apenas uma vez e terminou as demais provas em segundo ou terceiro lugar.

Constantino, por sua vez, conta com o retrospecto para adiar a decisão e tentar “virar o jogo” para conseguir seu primeiro tÁ­tulo. Ele foi o vencedor das duas provas realizadas como preliminares do GP do Brasil de 2008 e é o recordista do Porsche GT3 Cup em Interlagos (1:39.858 para a pole position e 1:41.137 para a melhor volta), além de ser o piloto com maior número de vitórias na categoria (17).

Paludo terminou o treino satisfeito e considera difÁ­cil baixar significativamente seu tempo no treino classificatório deste sábado. “A pista estava estranha”, definiu. “O carro tinha aderência perfeita nas curvas e, de repente, saÁ­a de traseira. Não sei explicar se é por causa da borracha dos F1 ou por alguma lavagem que é feita antes.” Leo Burti, segundo colocado, e Marcel Visconde, terceiro, tinham queixas parecidas.

Como vem acontecendo desde 2007, o treino classificatório de sábado terá dupla função. Além de definir o grid de largada para a prova de domingo, ele valerá pontos como prova Flying Lap, válida como 13ª etapa do campeonato e com cerimÁ´nia de pódio. No domingo, a prova 14 será a última corrida preliminar antes da largada da Fórmula 1. Existe a chance de o campeonato ser decidido no sábado, a exemplo do que aconteceu em 2007. Naquele ano, Ricardo Baptista conquistou o segundo lugar no grid de largada e ficou com os pontos da vitória na Flying Lap porque o francês Olivier Maximin, pole position, correu como piloto convidado. No dia seguinte, Baptista venceu uma das corridas mais emocionantes da história do Porsche GT3 Cup após travar uma árdua batalha com Maximin e Tom Valle.

Classificação do treino livre desta sexta-feira:

1) 77-Miguel Paludo, 1:40.845, média de 153,824 km/h
2) 87-Leo Burti, 1:41.027
3) 55-Marcel Visconde, 1:41.139
4) 51-Otávio Mesquita, 1:41.244
5) 7-Clemente Lunardi, 1:41.296
6) 27-Ricardo Baptista, 1:41.308
7) 8-Marcelo Ometto, 1:41.376
8) 52-Beto Posses, 1:41.447
9) 64-Sérgio Ribas, 1:41.579
10) 99-Tom Valle, 1:41.657
11) 34-Maurizio Billi, 1:41.743
12) 21-Valter Rossete, 1:41.786
13) 3-LuÁ­s Zattar, 1:42.004
14) 46-Lucas Molo, 1:42.153
15) 36-Charles Reed, 1:42.512
16) 11-Omilton Visconde Jr., 1:42.549
17) 89-Daniel Paludo, 1:42.552
18) 5-AntÁ´nio Hermann, 1:42.733
19) 4-Gustavo Michelsen, 1:44.645
20) 9-Guilherme FigueirÁ´a, 1:44.708
21) 15-Henry Visconde, 1:44.841
22) 18-Danilo Fernandez, 1:45.604
23) 10-Adalberto Baptista, 1:47.507
24) 00-Constantino Júnior, não treinou