F3 Alemã: Chuva causa confusão no treino classificatório para a penúltima corrida do ano

Dezesseis pilotos foram punidos depois da tomada de tempos. Grid de largada só será divulgado horas antes da prova, neste sábado.

A última rodada da Fórmula 3 Alemã em 2009 começou com um tumultuado treino classificatório nesta sexta-feira em Oschersleben – cidade a cerca de 100 km de Berlim. A chuva roubou a cena e tornou a tomada de tempos para a 17ª etapa do ano, uma verdadeira loteria com 16 dos 27 pilotos inscritos punidos no final do dia. Todos porque completaram suas voltas desrespeitando a ordem de diminuir a velocidade nos trechos com bandeira amarela.

“Houve muitos acidentes por causa da chuva”, contou Rafael Suzuki. “Então tinha bandeira amarela em quase todas as voltas. Eu mesmo só peguei uma ou duas voltas ‘limpas’”, disse o representante brasileiro na categoria que chegou a ficar com o quinto melhor tempo. “Na parte final a pista secou um pouco e muita gente conseguiu melhorar os tempos, mas todos desrespeitando as bandeiras”, lembrou. Por normas de segurança, os pilotos devem reduzir a velocidade dos carros nos trechos sinalizados com bandeira amarela – que indica que há outro carro parado em um ponto perigoso do circuito.

“Muita gente simplesmente ignorou as bandeiras. Isso é muito perigoso, principalmente com chuva, porque você pode aquaplanar e bater em outro carro que está sendo retirado pelo trator”, destacou Suzuki, um dos poucos que não foi penalizado. “Por isso os comissários estão definindo qual será o critério de punição para esses pilotos”, completou. Pelo regulamento da Fórmula 3 Alemã, esse tipo de penalidade representa a perda de cinco posições no grid de largada.

Com a avaliação dos comissários de como serão redefinidas as posições de largada, o grid para a 17ª etapa só será divulgado horas antes da prova, na manhã de sábado na Alemanha. No resultado desta sexta-feira, Rafael Suzuki ficou com o 13º melhor tempo, mas pode subir para a quarta posição caso todos os pilotos que infringiram as normas e estão na sua frente sejam punidos.

A rodada de encerramento da temporada 2009 na Fórmula 3 Alemã tem neste sábado a corrida válida pela 17ª etapa e também o treino classificatório da 18ª e última prova do ano – que será disputada no domingo. Rafael Suzuki é o terceiro colocado no campeonato, cujo campeão antecipado é o belga Laurens Vanthoor. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *