Porsche GT3 Cup: Tom Valle faz a primeira pole com o “997”

Grid tem 16 pilotos classificados dentro do mesmo segundo.

O treino classificatório para a abertura da temporada 2008 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, realizado nesta sexta-feira em Interlagos, mostrou que a entrada dos novos Porsche 911 GT3 Cup “997” tende a deixar a categoria ainda mais equilibrada. Tom Valle marcou a pole position após superar Marcelo Ometto por apenas 54 milésimos de segundo. Atrás deles, outros 14 pilotos classificaram-se com diferenças de tempo inferiores a 1 segundo em relação ao pole.


“A corrida vai ser muito disputada e o ideal é ser cuidadoso. Como os novos carros não têm ABS, qualquer erro na frenagem ‘lixa’ o pneu e faz o rendimento cair. Como o freio é a maior diferença destes carros em relação ao anterior, é provável que aconteçam muitas surpresas durante a corrida”, analisava Valle após o treino. Ometto, por sua vez, destacou a participação de seu mecânico, Zezinho, na conquista do segundo tempo: “Eu já estava me preparando para entrar no box quando ele me incentivou a dar mais uma volta. Resolvi tentar e deu certo”, comemorava.


Constantino Júnior, vencedor das duas últimas provas de 2007, e o estreante Miguel Paludo dividirão a segunda fila. “O limite deste carro é mais alto que o do anterior e andei pouco nos treinos livres. Preferi preservar o carro para as corridas”, dizia Constantino. Já Paludo surpreendeu pela rápida adaptação ao Porsche. Até então, ele nunca havia pilotado carros com motor e tração traseira: “É totalmente diferente dos outros carros que pilotei. Mas me acertei bem e aos poucos estou descobrindo os segredos do Porsche. Largar em quarto na estréia é muito bom”.


Haroldo Pinto, autor da melhor marca do dia, não teve sorte. Ele conseguiu a marca de 1:41.474 (média de 152,871 km/h) no primeiro treino livre, mas não conseguiu fazer nenhuma volta “limpa” no treino classificatório. Largará em 14º lugar, mas por enquanto ostenta o recorde extra-oficial do 911 GT3 Cup “997” em Interlagos.


Uma das novidades das provas deste sábado é que, em caráter experimental, as largadas serão dadas com os carros em movimento. Dependendo da avaliação dos pilotos, esse procedimento poderá ser adotado em outras provas. A largada para a prova 1 está marcada para as 11 horas da manhã. O resultado define a ordem de largada para a prova 2, que começará às 15:10.


 


O grid de largada para a prova 1:


1) 99-Tom Valle, 1:41.557, média de 152,746 km/h
2) 8-Marcelo Ometto, 1:41.611
3) 00-Constantino Júnior, 1:41.624
4) 7-Miguel Paludo, 1:41.775
5) 52-Beto Posses, 1:41.816
6) 55-Marcel Visconde, 1:41.835
7) 69-Walter Salles, 1:41.860
8) 27-Ricardo Baptista, 1:41.913
9) 7-Clemente Lunardi, 1:41.929
10) 51-Otávio Mesquita, 1:42.024
11) 3-Luís Zattar, 1:42.058
12) 63-Sérgio Ribas, 1:42.102
13) 9-Guilherme Figueiroa, 1:42.210
14) 78-Haroldo Pinto, 1:42.269
15) 34-Maurizio Billi, 1:42.272
16) 5-Antônio Hermann, 1:42.475
17) 31-Marcos Barros, 1:42.853
18) 21-Valter Rossete, 1:43.507
19) 11-Omilton Visconde Jr., 1:44.030
20) 15-Henry Visconde, 1:46.473
21) 10-Adalberto Baptista, 1:51.132

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *