Pro Mazda: De olho na Indy em 2016, Pipo Derani disputará a Pro Mazda na próxima temporada

O paulista Pipo Derani está de mudança da Europa para a América do Norte. Depois de quatro temporadas no velho continente, o paulista de 20 anos assinou com a equipe Pelfrey e vai disputar, em 2014, a categoria Pro Mazda, que tem as suas corridas nos Estados Unidos em evento parelho à Fórmula Indy. Derani começa oficialmente a sua busca por uma vaga numa das principais categorias do automobilismo mundial depois de um teste com um carro da Indy Lights em setembro, quando bateu o recorde da equipe Sam Schmidt Motorsports no circuito de Putnam Park, em Indianápolis (EUA).

O bom resultado chamou a atenção do investidor norte-americano Alan Lewis, que ofereceu um contrato para que Pipo direcionasse sua carreira em busca da Indy. “O nível de profissionalismo que ele mostrou com a equipe e com os engenheiros antes de entrar no carro superaram minhas expectativas. Depois de algumas voltas na pista, ficou claro que ele aprende rápido, se comunica muito bem e é muito veloz”, declarou o investidor.

“No segundo dia de testes, com pneus novos, o Pipo quebrou o recorde da pista (para um carro de Indy Lights) em três décimos de segundo. Eu soube naquele momento que precisava ajuda-lo a seguir o caminho até a Indy. Com certeza, ele terá um futuro brilhante pela frente”, completou Lewis.

Para mudar a sua carreira para o automobilismo americano, Pipo teve que pensar no planejamento em longo prazo. “Estou olhando e projetando a minha carreira para daqui a 20 anos. Mesmo que eu fosse para a GP2 ou World Series seria difícil garantir que mesmo me destacando e andando bem eu estaria no grid da Fórmula 1. Poderia demorar muito e ainda assim ficar de fora”, disse o piloto que começa os testes na nova categoria em dezembro.

A Pro Mazda é o segundo degrau para alcançar a Indy. Segundo Pipo, a categoria equivale à Fórmula 3 e será um importante passo para o sucesso. “Eu teria ido para a Indy Lights de olhos fechados, ainda mais depois do teste que eu fiz. Mas consegui um investidor que prefere que eu dê um passo de cada vez para chegar forte na categoria principal”, contou o piloto, que nesta temporada foi o oitavo colocado na Fórmula 3 Europeia e, no último final de semana, subiu ao pódio no tradicional GP de Macau, com um terceiro lugar entre os 28 pilotos na disputa.

Além de proporcionar aos competidores que corram nas mesmas pistas que a Indy, a Pro Mazda também garante o acesso à Indy Lights ao vencedor da temporada. O objetivo de Pipo é chegar à Indy em 2016. “Temos a preocupação de ter um brasileiro no futuro na Fórmula 1, mas a Indy também já deu títulos importantes ao Brasil e é preciso manter a força do nosso automobilismo na categoria. Será importante seguir esse caminho para ser um representante do Brasil no futuro na categoria, que é sem dúvida uma das mais disputadas e desafiadoras do mundo”, completou o jovem piloto.

Confira o calendário da temporada 2014 da Pro Mazda:

Testes oficiais:
9 e 10 de dezembro de 2013 – Barber Motorsports Park – Birmingham/Alabama
3 de maio de 2014 – Lucas Oil Raceway – Indianápolis/Indiana
4 e 5 de junho de 2014 – Mid-Ohio Sports Car Course – Lexington/Ohio

Cooper Tires Winterfest Championship:
21 e 22 de fevereiro de 2014 – NOLA Motorsports Park – New Orleans/Louisiana
25 e 26 de fevereiro de 2014 – Barber Motorsports Park – Birmingham/Alabama

Pro Mazda Championship:
29 e 30 de março de 2014 – Corridas 1 e 2 – St. Petersburg/Flórida
26 e 27 de abril de 2014 – Corridas 3 e 4 – Birmingham/Alabama
9 e 10 de maio de 2014 – Corridas 5 e 6 – Indianapolis/Indiana
24 de maio de 2014 – Corrida 7 – Indianapolis/Indiana
28 e 29 de junho de 2014 – Corridas 8 e 9 – Houston/Texas
2 e 3 de agosto de 2014 – Corridas 10 e 11 – Lexington/Ohio
16 de agosto de 2014 – Corrida 12 – Milwaukee
23 e 24 de agosto de 2014 – Corridas 13 e 14 – Sonoma/Califórnia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *