Algumas das equipes que já confirmaram participação no Rally dos Sertões, estão na contagem regressiva para a 16ª edição do evento, que contará com a participação de vários pilotos e navegadores estrangeiros. Os competidores sofrem para controlar a ansiedade.
Falta menos de 22 dias para o inÁcio do maior rali da América Latina, o Rally dos Sertões. A 16ª edição da competição acontece de 17 a 28 de junho, e terá 4.474 quilÁ´metros que passará pelos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, PiauÁ, Ceará e Rio Grande do Norte. A largada acontece em Goiânia, GO, e a chegada será em Natal, RN.
O piloto Guido Salvini, o navegador Weidner Moreira e co-piloto Fernando Chwaigert contam os dias para a chegada da disputa, que promete ser a mais difÁcil de toda a história do evento. â€œÉ difÁcil controlar a ansiedade, e Á s vezes, acordo pensando no rali. Mas estou bem preparado psicologicamente, pois sei que será uma prova duraâ€, disse Guido, que tem sete participações no Sertões e possui o tÁtulo de campeão em 2003, e bicampeão na categoria T4.2 em 2006 e 2007.
A grande atração do Rally dos Sertões deste ano é a participação de várias equipes européias, visto que a competição passará a integrar o calendário do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country. “Isto é ótimo para nós brasileiros, que poderemos aprender com os estrangeiros, mas que também, com certeza, darão mais importância para a marca Sertõesâ€, falou o chefe da equipe, Carlos Salvini.
A equipe Salvini Racing acerta os últimos detalhes do caminhão e de toda a logÁstica do time, afinal, encarar um Rally dos Sertões não é para qualquer um. “Estamos tranqüilos, fazendo dietas adequadas e cuidando do equipamento. Em uma prova como esta, o mais importante é o ‘antes’, para que na hora H tudo ocorra dentro do previsto. Existe apenas a preocupação que o planejamento seja seguidoâ€, declarou Carlos.
Após analisar todo o roteiro da corrida deste ano, Guido acredita que a 4ª etapa será a mais difÁcil, afinal serão 431 quilÁ´metros de especial, no formato “Maratonaâ€, ou seja, as máquinas não podem receber manutenção ao final do dia, largando para a prova seguinte da mesma forma como chegaram. E para manter o veÁculo inteiro sem avarias, o trio precisará de muita habilidade e maturidade para acelerar em busca do menor tempo por um trial de aproximadamente 60 quilÁ´metros, além de passagem por serras, piçarra e travessia de rio com pedras roliças. O percurso será de alto grau técnico para piloto e navegadores.
Por este motivo, Guido diz: “Cautela. Trate-se de uma prova longa e perigosa. O mais importante é chegar e para isso, não pode haver momentos de afobação. É preciso poupar o equipamentoâ€, finalizou. A chegada do time em Goiânia, GO, está prevista para o dia 14 de junho.