Rally: Conquista do Rallye da América ganha livro e carro

Em uma cerimÁ´nia tomada de emoção, os participantes do Rallye Volta da América, lançaram, em Canoas, o livro que comemora a passagem dos 30 anos da prova. A corrida entrou para história como o maior rallye automobilÁ­stico já realizado e foi vencida pelos gaúchos Christiano Nygaard e Neri Reolon com um Fusca.

Foram 39 dias de competição, com os pilotos e navegadores enfrentando obstáculos como mau tempo, frio, terrenos extremamente acidentados e ao final de tudo, muita história para contar. A aventura está registrada no livro Rallye Volta da América, organizado por Paulo Torino e Renato Pastro. Na obra, que teve o patrocÁ­nio da Ipiranga, Christiano Nygaard conta histórias impressionantes como as estratégias para agüentar as baixas temperaturas.

“O mais importante que aprendemos foi a capacidade do ser humano se adaptar. Dormimos apenas cinco dias em hotel e o restante foi no Fusca. Depois do 3º dia estávamos completamente acostumados e certamente era o carro menos confortável que estava participando”, recordou Christiano Nygaard.

Neri Reolon apresentou emocionado junto com seus companheiros o livro e a reprodução do carro vencedor.

“É uma emoção muito forte. Eu já trouxe esse Fusca de GravataÁ­ e vinha tão emocionado quanto estou agora. Imagine depois de restaurado como fica o coração da gente numa situação dessas”, disse .

As dificuldades da prova foram lembradas também por Jorge Fleck, segundo colocado, que pilotou ao lado de Mário Figueiredo um Fusca semelhante ao do time vencedor.

“Atravessamos o Estreito de Magalhães a 15 graus abaixo de zero. Colocávamos fitas adesivas para vedar o máximo que podÁ­amos o carro. Emagreci 12 quilos, com 28 anos e por aÁ­ tu pode imaginar a dificuldade que foi a prova”, contou.

O carro usado na prova, ganhou uma reprodução que ficará em exposição no Museu da Ulbra. O Volkswagen Sedan 1300 L de número 110, levou quase 100 dias para ficar pronto.

“Nós não tÁ­nhamos ainda no Museu um carro de rallye exposto. Melhor ainda com um carro vencedor de um rallye tão longo como foi esse”, contou o diretor técnico da instituição, Evandro Romero Machado.

O livro teve edição limitada entregue aos convidados. Outras informações poderão ser obtidas através do site do Clube Porto Alegre de Rallye no endereço www.cpr-rally.com.br.