Rally das Serras: Em Santa Catarina, Klever Kolberg sagra-se Campeão Brasileiro

Segundo lugar no Rally das Serras garantiu, por antecipação, o tÁ­tulo nacional na categoria Protótipos Etanol

O segundo lugar no Rally das Serras, disputado nesta segunda-feira (15) na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, garantiu a Klever Kolberg e Flávio Marinho de França o tÁ­tulo de Campeão Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade na categoria Protótipo Etanol. O piloto, que há três anos não competia no Brasil, voltou a correr em solo nacional ao disputar – e vencer – o Rally dos Sertões, também na categoria Pró-Etanol.

“O nÁ­vel do rali brasileiro subiu muito desde a última vez em que corri por aqui. Então, este tÁ­tulo é um marco tanto para mim quanto para o Flávio, meu navegador, porque a categoria Etanol ainda está em seu inÁ­cio, e vamos continuar trabalhando para desenvolvê-la mais e mais”, afirmou Kolberg.

No resultado geral do Rally das Serras, a dupla Kolberg/França ficou em segundo lugar, a apenas dez segundos dos vencedores Jean Azevedo e Emerson Cavassin. “Por pouco não ganhamos, e para dizer a verdade, nós nem sabÁ­amos que estávamos andando tão perto do Jean”, admitiu Klever. “A nossa idéia nem era forçar muito o equipamento, porque foi a primeira vez que corri depois do Sertões, que aconteceu em agosto”, destacou o piloto do Valtra Dakar Eco Team. “O carro foi muito bem, não apresentou nenhum problema. A ProMacchina, que preparou o carro, fez novamente um trabalho fantástico”, destacou.

“No começo do percurso havia uma neblina muito densa, daquelas que era necessário deixar o limpador do pára-brisa ligado, e não dava para enxergar muita coisa. Por causa disso, decidi não arriscar, mas conforme fomos andando eu fui pegando mais confiança no carro, e as instruções do Flavinho ajudaram para que isso acontecesse. Havia trechos complicados de navegação, e novamente ele acertou tudo e fez um trabalho espetacular”, afirmou.

Por fim, Klever afirmou que o tÁ­tulo conquistado traz mais “combustÁ­vel” no trabalho visando o Dakar 2011. Com o carro preparado pela ProMacchina, Kolberg vai levar adiante o projeto de competir usando etanol no mais difÁ­cil rali do paneta. “(O tÁ­tulo) Traz mais ânimo, sem dúvida, para continuar atrás das confirmações e de patrocinadores para o projeto. Estamos a cerca de 45 dias da largada, então um resultado deste é sempre animador”, concluiu.

Confira os cinco primeiros na categoria Protótipos:

1) Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Prot), 4h07min44seg
2) Klever Kolberg/Flávio de França (ProE)*, 4h07min54seg
3) Roberto Reijers/Rogério Almeida (Prot), 4h12min48seg
4) Sven Fischer/João Stal (Prod), 4h16min43seg
5) Regis Braga Maia/Ana Braga (SProd), 4h19min59seg
*Protótipos Etanol

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já participou representando Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o tÁ­tulo vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustÁ­veis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustÁ­vel. Na maior prova off-road do paÁ­s, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o segundo na classificação geral. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.