Rally dos Sertões: Goodyear vence entre caminhões e carros

Empresa patrocinou a prova e desenvolveu várias ações sociais, promocionais e técnicas.

Patrocinadora oficial da 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões, a Goodyear do Brasil também pode comemorar a vitória de seus produtos na categoria Caminhões, e nas classes Protótipo e Super Production, da categoria Carros. Após 3.878 Km de competição que começou dia 26 de julho, em Goiânia (GO), a mais difÁ­cil e importante prova Off Road da América Latina terminou nesta sexta-feira (04/8), em Porto Seguro (BA). A maior fabricante de pneus do Brasil saudou a chegada de todos os concorrentes e festejou a vitória do trio Amable Barrasa/José Papacena Neto/Domenico Montalbano (Caminhões), e das duplas Marcos Baumgart/Beco Andreotti (Protótipos) e Marlon Koerich/Joseane Koerich (Super Production), que utilizaram pneus Goodyear em seus veÁ­culos.

Cruzando seis estados (GO, TO, MA, PI, MG, BA) de três regiões geográficas brasileiras (Centro-Oeste, Norte e Nordeste) em dez dias, passando por trilhas de terra, areia, lama, rios, os quase 200 competidores enfrentaram as piores condições possÁ­veis. Foi neste cenário que o piloto paulista Amable Barrasa, com o navegador José Papacena Neto e o co-piloto Domenico Montalbano, venceu o terceiro maior rali do mundo pela segunda vez consecutiva na categoria Caminhões, com o Ford F4000 4×4 da equipe Autoliner, equipado com os pneus 7.50-16 especialmente reforçados para competição, e o modelo 9.00R20, de desenho misto, ideal para situações com areia, e que é vendido para qualquer caminhoneiro que cruza o paÁ­s em estradas de asfalto.

A equipe ainda pÁ´de comemorar a dobradinha com os seus companheiros de time Ulysses Marinzeck (MG) e João Ferreira Neto (SP), que chegaram em segundo. “Comemoramos mais uma vez a vitória no Rally dos Sertões, com a certeza que estamos fazendo um trabalho correto de apoio e de parceria a esse esporte que tanto cresce no Brasil. GostarÁ­amos com isso de parabenizar a equipe Autoliner pela vitória, e a todas as equipes que competiram utilizando nossos pneus por acreditarem que no sertão do Brasil, a menor preocupação deve ser com os pneus”, destaca Guilherme Franco, Gerente de Serviços a Frotas, Eventos de Marketing e Propaganda na área de Caminhões e Á”nibus da Goodyear. Vale lembrar que metade dos competidores da categoria Caminhões preferiu os pneus Goodyear.

A dupla formada pelo piloto paulista Marcos Baumgart e o navegador Alberto (Beco) Andreotti, a bordo de uma picape Mitsubishi L200 Evo da X Rally Team, venceu a categoria Protótipos e ainda ficou em terceiro na classificação Geral. Eles usaram os pneus Goodyear 235/85R16 Wrangler RT/S Rally em 90% dos trechos, e ainda lançaram mão do 235/85R16 Wrangler MT/R. Já na categoria Super Production a vitória ficou com os irmãos catarinenses Marlon e Joseane Koerich, com picape S10 do Chevrolet Rally Team, equipe que venceu esta prova no ano passado na Geral. Em 90% dos trechos eles usaram os pneus 255/75R15 Wrangler AT/S Rally (Série Sertões), mas também utilizaram o 31×10.5R15 Wrangler MT/R em alguns locais.

“O sucesso da prova e das equipes que utilizaram os nossos pneus foi a confirmação de que nossos esforços foram bem direcionados e que a linha Wrangler para as camionetas é realmente campeã. Foi muito gratificante ver concretizado o trabalho de anos das nossas parceiras Chevrolet Rally Team e X Rally Team”, enfatiza Carolina Wagner, Gerente de Produto Pneu de Automóvel e Camioneta da Goodyear. Em 2006, 60% dos competidores de carros tiveram preferência pelos pneus da linha Wrangler da Goodyear, que vem colhendo sucesso no rali cross country desde 2001.

Estas vitórias também selaram o sucesso do lançamento do modelo RT Rally, derivado da linha Wrangler, que tem desenho com caracterÁ­stica para percursos 70% off-road e 30% on-road. Este design foi desenvolvido em uma construção reforçada, depois de exaustivos testes. Vale lembrar que no ano passado a Goodyear lançou o modelo Rally dos Sertões, também da linha Wrangler, que tem o logotipo e o nome do evento no costado.

Estrutura de apoio durante a prova

A estrutura que a Goodyear levou para o Rally dos Sertões foi a maior que já mandou entre todas as outras edições da prova. Durante a competição, a Goodyear seguiu com motorhome, van, camioneta de apoio, caminhão gerador, e uma carreta onde ofereceu aos concorrentes pneus a preços especiais. Além disso, a empresa também disponibilizou um caminhão com equipe técnica que deu suporte técnico 24 por dia para todos os competidores e fez a montagem e desmontagem dos pneus, inclusive de caminhões, e balanceamento das rodas. Uma ação especial foi feita com os competidores inscritos com Troller, que foram apoiados com até dois pneus, além do transporte, montagem e desmontagem gratuitos.

Ações Sociais

E não é só na área de competição que a Goodyear investiu. Novamente a empresa colaborou com o projeto social apoiado pela Dunas Race, organizadora do evento, e pela organização não-governamental Instituto Brasil Solidário que, além da distribuição de alimentos, atuou em escolas e entidades, na realização de atendimentos médicos e odontológicos e ações artÁ­sticas e entretenimento em todas as cidades-dormitório.

Outro destaque foi a atuação do grupo Canastras na preservação do meio ambiente, que limpou as trilhas por onde a competição passou, retirando todo tipo de resÁ­duos, para que o caminho ficasse exatamente como foi encontrado, e fez um trabalho de conscientização e reciclagem do lixo nos boxes das equipes e nos parques de apoio.

4º Concurso Goodyear de Fotografia

Com a intenção de incentivar e prestigiar os profissionais que registram as emoções do esporte, desde o Rally dos Sertões de 2003 a empresa promove o Concurso Goodyear de Fotografia. Desde o ano passado, quando a Goodyear começou a patrocinar a prova, o maior rali da América Latina tem peso dois na disputa, pois duas imagens de dois fotógrafos diferentes serão escolhidas para participar da final anual. E a promoção agitou os fotógrafos que acompanharam todos os momentos do evento, e estão aderindo maciçamente, remetendo imagens impressionantes e verdadeiras obras de arte.