Rally dos Sertões: Equipe Salvini Racing se despede do Rally dos Sertões

Pela primeira vez em 16 anos de participações, equipe Salvini Racing deixa o Rally dos Sertões antes da reta de chegada. O motivo foi um acidente ocasionado por falta de informação na planilha da etapa.

É com muito pesar que a atual equipe tricampeã brasileira de rally cross-country comunicou nesta manhã, 21, que não terá mais condições de participar do 16º Rally Internacional dos Sertões. Na etapa de ontem, o piloto Guido Salvini, o navegador Weidner Moreira e o co-piloto Fernando Chwaigert sofreram um acidente na altura do km 16 da especial. Segundo os competidores, uma curva de risco não estava indicada na planilha.

“VÁ­nhamos de uma longa reta com um piso bom para acelerar, estávamos a mais de 120 km/h, e aÁ­ apareceu essa curva. Não houve tempo para frear e o Guido jogou o caminhão para área de escape, que também era perigosa”, lembrou Chwaigert, mais conhecido como Ventania. O caminhão passou por um monte formado por terra e pedras, onde pegou impulso para decolar e caiu com o pára-choque no chão.

Embora o impacto tenha sido muito forte, os tripulantes saÁ­ram sem qualquer escoriação, graças Á  segurança e resistência que o caminhão Mercedes Atego oferece. “Pela força da batida, realmente, foi a proteção que o veÁ­culo tem que nos livrou de algo grave. Estou impressionado”, ressaltou Guido.

Apesar de todo o esforço dos mecânicos e engenheiros da Mercedes-Benz, em conseqüência da batida, foram diagnosticados alguns danos que comprometeriam a segurança dos competidores, caso insistissem em continuar no certame. â€œÉ com muita tristeza que retiramos nosso caminhão do rali. Sabemos que não foi falha nossa, mas situações como essa fazem parte de uma disputa como o Sertões. Aqui não dá para brincar em serviço, a disputa é extremamente profissional e competitiva. Quem possui máquina e braço, tem que acelerar para buscar resultados, e qualquer situação de perigo que não esteja na planilha, pode acarretar numa conseqüência muito grave. Se hoje não estamos machucados ou algo pior, é por conta da proteção de nosso Atego”, concluiu Guido. O trio continuará acompanhando a competição, prestando apoio Á  outra equipe da Mercedes, de André Azevedo, Maykel Justo e Ronaldo Pinto.

Agora, o caminhão retorna para a fábrica da marca, localizada em Campinas, SP. E a Salvini Racing começará a se preparar para a continuação do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, onde lidera o certame empatada com o Amable Barrasa, José Papacena e Raphael Bertoli. A próxima disputa acontece no dia 24 de agosto, em São Paulo.

A Equipe Salvini Racing é patrocinada pela Mercedes-Benz, Michelin e Shell.