Piloto catarense tomou a liderança de Carlos Sainz, enquanto Edu Piano se mantém no topo entre os caminhões.
O Rally dos Sertões se despediu do Estado de Goiás neste sábado (27), após a maior especial dos dez dias de competição. Foram 373 quilÁ´metros cronometrados, com um total de 753 quilÁ´metros percorridos até Palmas, capital tocantinense.
Só hoje, os competidores subiram um trecho de serra, entraram no estado do Tocantins, voltaram para Goiás, passaram por estradas mais rápidas e desceram pelas famosas trilhas dos Kalungas. Além disso, eles enfrentaram três travessias de grandes de rios, passaram por Campo Alegre e seguindo por estradas rápidas até Paranã.
Amanhã, no trecho mais perigoso, o Rally dos Sertões chega Á cidade baiana e LuÁs Eduardo Magalhães, com uma especial de 301 quilÁ´metros, e haverá a disputa de um Super Prime.
Novo lÁder- O Touareg da Volkswagen segue ditando o ritmo entre os carros. Na especial de hoje, a dupla Nasser Al-Attiya/ Timo Gottschalk venceu e ultrapassou Carlos Sainz/ Lucas Sebastian, que finalizaram dois minutos atrás, por conta de um acidente envolvendo os espanhóis.
“No começo foi bem, saÁmos, corremos com o Nasser (Al-Attiya). Em uma curva para a direita, cai em uma valeta e esperei o MaurÁcio (Neves) me salvar. Perdemos cerca de seis minutos com isso. Apesar do problema de hoje, está sendo um rally muito bom, bem bonito, com paisagens fantásticasâ€, disse Sainz.
Os brasileiros MaurÁcio Neves e Eduardo Bampi, também com o Touareg, marcaram o terceiro melhor tempo do dia. “Não foi a especial mais dura, mas foi a mais longa, que apresentou um trecho de Trial grande e pesado no meio. Estávamos em um ritmo interessante, mais rápido do que o (Carlos) Sainz, até que o encontramos parado, caÁdo. Paramos para ajudar e depois ele pediu para sair na nossa frente. Esperamos a poeira abaixar e perdemos um pouco de ritmo. Como não temos mais chances de vitória, jogamos pelo timeâ€, explicou MaurÁcio Neves.
Nasser Al-Attiya comemorou sua segunda vitória seguida em especiais. “Foi um dia muito bom. Fechamos em primeiro e estou muito feliz. Mas não foi fácil, foi realmente um dia muito longo e difÁcil. Está sendo ótimo competir no Brasil, o paÁs é fantástico, único, e quero vencer esta corrida. Será muito bom para mimâ€, acredita o catarense.
Reduzido – Os caminhões, como ontem, tiveram a especial reduzida, devido a uma descida de serra que poderia colocar em risco a segurança dos pilotos e navegadores. A etapa para os trios foi de cerca de 70 quilÁ´metros cronometrados. Em pouco mais de uma hora, o time Edu Piano/ Davi Fonseca/ Sólon Mendes confirmou novamente o melhor tempo com seu Ford 4000. Amable Barrasa/ Guilherme Petrine/ Raphael Bettoni (Ford 4000) garantiu a segunda melhor marca, seguido por Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert (Mercedes-Benz Atego 1725).
“Tiramos proveito do que nosso Mercedes-Benz Atego tem de melhor, que é a potência e robustez. Conseguimos recuperar um tempo bastante significativo, e sabemos que essa busca ainda é longa. Isso nos deixa bastante animados. Essa competição ainda vai dar o que falar”, disse Guido Salvini.
O piloto da equipe Petrobrás, André Azevedo, teve problemas com seu caminhão nesta etapa, e por isso finalizou em quinto lugar. “Tivemos uma quebra no suporte do amortecedor dianteiro esquerdo, andando assim nos últimos 50 quilÁ´metros da especial de hoje. Sem este suporte não tem a ação dos amortecedores dianteiros, tirando totalmente o controle que tenho da direção do caminhão. Por causa disso, tive que andar bem devagarâ€, afirmou o competidor do Mercedes-Benz Ateto 1725.
O Rally dos Sertões 2009 é patrocinado por Petrobras e apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO – Geradores e Motores Cummins, SAMA, Mitsubishi Motors e MACBOOT. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Resultados (não-oficiais, após quatro etapas):
Carros (especial)
1º – Nasser Al Attiya/ Timo Gottschalk, VW Race Touareg 2 – 4h29min26s8
2º – Carlos Sainz/ Lucas Sebastian, VW Race Touareg 2 – 4h31min36s9
3º – MaurÁcio Neves/ Eduardo Bampi, VW Race Touareg 2 – 4h35min57s9
4º – Jean Azevedo/ Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evolution – 4h55min55s9
5º – João Franciosi/ Rafael Capoani, Sherpa – 5h12min35s2
6º – Roberto Reijers/ Marcos Almeida, Ford Ranger – 5h16min07s4
7º – Reinaldo Varela/ Marcos Macedo, Mitsubishi L200 – 5h18min13s0
8º – José Savaya/ André Savaya, Mitsubishi L200 – 5h20min03s3
9º – Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller, Mitsubishi L200 Evolution – 5h20min42s8
10º – Adriano Leão/ Rodrigo Augusto Costa, Mitsubishi L200 Evolution – 5h26min56s0
Carros (tempo acumulado)
1º – Nasser Al Attiya/ Timo Gottschalk, VW Race Touareg 2 – 14h51min59s2
2º – Carlos Sainz/ Lucas Sebastian, VW Race Touareg 2 – 14h53min26s5
3º – Jean Azevedo/ Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evolution – 16h20min41s9
4º – Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller, Mitsubishi L200 Evolution – 16h48min07s8
5º – Roberto Reijers/ Marcos Almeida, Ford Ranger – 17h21min31s9
6º – João Franciosi/ Rafael Capoani, Sherpa – 17h30min42s3
7º – Luiz Facco/ Silvio Deusdará, Mitsubishi L200 Evolution – 18h01min13s1
8º – Felipe Bibas/ Emerson Cavassin, Mitsubishi L200 Evolution – 18h30min05s7
9º – Romeu Franciosi/ Deco Muniz, Sherpa – 18h51min23s1
10º – Richard Vaders/ José Antonio, Sherpa – 18h51min29s1
Caminhões (especial)
1º – Edu Piano/ Davi Fonseca/ Sólon Mendes, Ford F4000 – 1h05min31s9
2º – Amable Barrasa/ Guilherme Petrine/ Raphael Bettoni, Ford F4000 – 1h06min26s5
3º – Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert, Mercedes-Benz Atego 1725 – 1h11min52s7
4º – Ulysses Marinzeck/ Evandro Luiz/ Jose de Carvalho, Ford 1722E Cargo – 1h14min24s6
5º – André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto, Mercedes-Benz Ateto 1725 – 1h22min09s6
6º – Carlos Eduardo Ribeiro/ Fabio Tadeu/ Pedro de Lima, VW 13-180 – 1h32min22s8
Caminhões (tempo acumulado)
1º – Edu Piano/ Davi Fonseca/ Sólon Mendes, Ford F4000 – 10h46min10s3
2º – Amable Barrasa/ Guilherme Petrine/ Raphael Bettoni, Ford F4000 – 11h05min58s2
3º – André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto, Mercedes-Benz Ateto 1725 – 12h13min56s4
4º – Ulysses Marinzeck/ Evandro Luiz/ Jose de Carvalho, Ford 1722E Cargo -13h26min59s3
5º – Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert, Mercedes-Benz Atego 1725 – 13h30min07s8
6º – Carlos Eduardo Ribeiro/ Fabio Tadeu/ Pedro de Lima, VW 13-180 – 18h32min39s4