Rally: Duda Pamplona testa pickup do Rally dos Sertões

Piloto da Officer Motorsport acelerou carro da Promacchina, uma das equipes favoritas Á  vitória.

O carioca Duda Pamplona, que disputa o Campeonato Brasileiro de Stock Car, aceitou o convite do paranaense MaurÁ­cio Neves e testou o carro que a equipe Promacchina inscreveu no 15º. Rally dos Sertões, maior prova da modalidade Cross Country da América Latina que começa quarta-feira (8), em Goiânia. No teste realizado na pista de prova do time de Campo Magro (PR), Duda acelerou a pick-up Mitsubishi Evo PROM, desenvolvida pelo próprio MaurÁ­cio e equipada com um motor diesel de 3,2 litros e 270 cavalos de potência; essa configuração mecânica é a mesma adotada para os dois carros inscritos na prova, um para a dupla formada por Neves e Clécio Maestrelli e outro para Fellipe Bibas e Emerson Cavassin, atuais lÁ­deres dos campeonatos brasileiro e paulista de cross country. Trata-se de um veÁ­culo de concepção mecânica pouco similar ao seu Mitsubishi Lancer da Stock Car, a Evo PROM impressionou Duda pela construção apurada, pela qualidade do acabamento e pelo desempenho:

“Obviamente trata-se de um carro bem diferente do meu Mitsubishi de Stock-Car, feito para trabalhar em circuitos de asfalto e em piso tão regular quanto possÁ­vel. A pick-up do MaurÁ­cio é usada em estradas estreitas de terra, com pisos dos mais variados e com ondulações e erosões que chegam a assustar Á  primeira vista. Para se conseguir um ritmo competitivo é preciso trabalhar muito com o câmbio, direção e com derrapagens controladas, como o próprio MaurÁ­cio me explicou”.

O piloto paranaense, detentor de vários tÁ­tulos e um dos grandes nomes do rally brasileiro, foi bastante didático tanto ao passar a Pamplona os segredos da pilotagem quanto ao comentar o desempenho do seu “aluno”:

“Como todo bom piloto de Stock Car o Duda não teve medo em acelerar e mostrou bom controle sobre o carro, o que já é uma boa base para ele enveredar pelo mundo do rally. Por outro lado, como é normal para quem vem do asfalto, ele estranhou a variação de aderência do piso. Posso dizer, sem dúvidas, que ele foi aprovado no seu vestibular de cross country”.

Certamente um dos fatores que contribuiu para a aprovação do carioca foi seu aproveitamento na “aula de saltos”, uma das manobras mais radicais da modalidade cross country e que exige bem mais do que simplesmente coragem em manter o pé no acelerador:

“Efetivamente não basta apenas manter o pé no fundo: é importante posicionar o carro corretamente antes do salto para que ele caia no lugar certo da estrada e assim evite o barranco ou o despenhadeiro. Quero agradecer ao MaurÁ­cio e a toda equipe Promacchina por essa oportunidade única. A experiência foi tão boa que, quem sabe, talvez eles possam ganhar um novo adversário em breve…”

Equipe disputa o Rally dos Sertões

O carro testado por Duda Pamplona no test drive realizado na pista de provas da equipe Promacchina em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba (PR), será tripulado por Fellipe Bibas e Emerson Cavassin no 15. Rally dos Sertões, que começa quarta-feira em Goiânia e termina exatos após 4.776 km percorridos através dos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, PiauÁ­, Bahia, Sergipe e novamente Bahia, onde a bandeirada final será dada em Salvador, no dia 18. Dessa quilometragem total, 2.471 serão disputados contra relógio, as chamadas provas especiais. Em comparação ao rally do ano passado, os organizadores escolheram percursos mais duros o que traz dificuldades extras, como explica MaurÁ­cio Neves:

“Os seis primeiros dias da prova serão os mais difÁ­ceis. Pelas informações passadas pelos promotores do evento e pela nossa experiência, deveremos terminar as especiais após o por do sol.”

A equipe Promacchina vai disputar o 15. Rally dos Sertões com uma equipe de apoio composta de 22 pessoas, que darão apoio Á s duplas MaurÁ­cio Neves/Clécio Maestrelli e Fellipe Bibas/Emerson Cavassin utilizando um caminhão, um motorhome e três pickups de deslocamento rápido.