Rally: Em dia de serra e muita chuva, Riamburgo Ximenes e Stanger Eller vencem a terceira etapa e seguem firmes de olho no tÁ­tulo

Mesmo com a redução do trecho cronometrado a dupla cearense fatura mais uma etapa.

Eles vieram para acelerar, e estão dia a dia, conquistando o objetivo em jogo: o tÁ­tulo do Piocerá 2009. Por aqui nada é fácil, a disputa entre as duplas é a melhor dos últimos anos e cada segundo fará diferença para o resultado final. O terceiro dia de competição foi em meio a sinuosidade da serra de Viçosa do Ceará, que mostrou aos competidores que para acelerar de verdade é preciso não ter medos, e encarar abismos e curvas variadas com ou sem chuva, mas de pé embaixo.

A chuva por sua vez não deu tréguas a etapa de hoje e foi ainda mais intensa que a do dia anterior. Devido a grande quantidade de água, a trilha estava encharcada e por isso a organização optou por reduzir o trecho cronometrado de 159 para 120 quilÁ´metros.

 “A chegada ao Ceará foi debaixo d’água, buscando a vitória e ainda administrando alguns problemas de vedação do nosso carro.  Mesmo assim, conseguimos superar nossos problemas, vencemos o dia e somos os lideres na geral, somadas as três etapas realizadas até agora. Mas ainda temos uma quarta etapa pela frente, e ela será decisiva. Nossos concorrentes são fortes oponentes e um rali se conquista dia a dia, mas só o vencemos na bandeirada final.”, nos conta Ximenes.

Riamburgo Ximenes venceu o Piocerá seis vezes, seu primeiro tÁ­tulo na competição foi conquistado em 1999 competindo de moto, depois vieram mais cinco: nos carros, nos anos de 2001, 2002 e 2003, foram três vitórias consecutivas. Em 2004 mais um tÁ­tulo, só que dessa vez,  na categoria quadriciclos e em 2006 venceu novamente nos carros. Em 2007 ele não participou da prova devido sua ida ao Dakar quando foi o melhor estreante na maior prova off road do mundo. Em 2008 liderava a competição quando quebrou a 18 quilÁ´metros da linha de chegada.

Para este sábado, a organização promete 148 quilÁ´metros de muito calor e variação constante de terrenos. A largada acontecerá a partir do meio dia Á  40 quilÁ´metros de Sobral, e o final da especial será em Tejuçuoca, CE, de lá os competidores seguem em deslocamento para a praia do Cumbuco onde acontece o encerramento do evento. A expectativa da organização é que os competidores do VeloPiocerá cheguem ao Cumbuco por volta das 16:00h.

Da regularidade para a velocidade

O Piocerá é conhecido como uma das principais provas nacionais de regularidade, porém a chegada da velocidade vem impactando os competidores que a cada ano fazem crescer o grid do VelÁ´Piocerá, nome dado a categoria de velocidade da prova e que reúne quase 30 carros na edição deste ano.

“Boa parte dos competidores de velocidade vem da regularidade. Eu me lembro com alegria dos meus primeiros anos de participação no Piocerá competindo na regularidade e sonhando em um dia acelerar forte e com os melhores do paÁ­s. Hoje me sinto muito feliz por ver a prova crescer, e reunir duplas importantes do cenário regional e brasileiro. Essa mescla credibiliza a prova e atrai mais gente para o esporte”, avalia Stanger Eller.

Na regularidade, 47 carros e 217 motos largaram de Teresina na quarta-feira, 28 de janeiro, rumo Á  chegada, que acontece a partir das 14:00hs de amanhã, na praia do Cumbuco, a 30 quilÁ´mteros de Fortaleza, capital do Ceará. Até o momento, o resultado oficial destas categorias não havia sido divulgado.